HOJE
Presençabrasileira
Por Liga Nacional de Basquete
A dois meses do Draft de 2017, quatro brasileiros confirmam inscrição e vão tentar sonho de atuar na NBA

Destaque do Paulistano nesta temporada, Georginho confirmou presença no Draft de 2017 da NBA (João Neto/LNB)
O caminho das maiores estrelas que já passaram pela NBA tem um nome: Draft. Trata-se do recrutamento realizado pela liga norte-americana em que os times selecionam os atletas em que veem maior futuro. Marcado para o dia 22 de junho, a edição deste ano teve inscrição de quatro jovens brasileiros atrás do sonho de estar entre os principais jogadores do mundo: Georginho e Mogi, do Paulistano/Corpore, e Lucas Cauê e Aquiles, do EC Pinheiros.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Além daqueles que se inscreveram para participar do recrutamento, qualquer formando de uma universidade norte-americana ou atleta internacional nascido no ano de 1995 é selecionável pelas franquias.
Assim como todos os outros jogadores internacionais, os brasileiros podem retirar seus nomes do Draft até o dia 12 de junho, se quiserem participar não desta, mas sim de uma futura edição do evento. Caso comum entre atletas mais jovens, como Lucas Cauê e Aquiles que recentemente fizeram 19 anos de idade, e realizado pelo próprio Georginho no ano de 2015.

Mogi, também do Paulistano, é outro que poderá ser recrutado à NBA no dia 22 de junho (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
Atletas que mantiverem suas inscrições e não forem selecionados por ninguém passarão a ser agentes livres e poderão negociar contrato com qualquer uma das 32 franquias da NBA. Caso como o de Cristiano Felício, que não foi selecionado no Draft de 2014 e um ano depois assinou com o Chicago Bulls, time que permanece até hoje.
Até hoje, 11 brasileiros já foram selecionados no Draft da NBA e a última vez que isto ocorreu foi em 2014: Nenê Hilário (2002), Leandrinho (2003), Rafael Araújo “Baby” (2004), Anderson Varejão (2004), Marquinhos (2006), Tiago Splitter (2007), Paulão Prestes (2010), Fab Melo (2012), Lucas Nogueira “Bebê” (2013), Raulzinho Neto (2013) e Bruno Caboclo (2014).
Nesta edição, Georginho e Mogi são apontados como os brasileiros com mais chances de serem selecionados. No site Draft Express, especializado em assuntos a respeito do Draft da NBA, o armador do Paulistano aparece com terceiro principal prospecto internacional nascido no ano de 1996, enquanto o ala é o quarto.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca