#JOGAJUNTO

NBA

Presençabrasileira

26-04-2017 | 04:20
Por Liga Nacional de Basquete

A dois meses do Draft de 2017, quatro brasileiros confirmam inscrição e vão tentar sonho de atuar na NBA

Destaque do Paulistano nesta temporada, Georginho confirmou presença no Draft de 2017 da NBA (João Neto/LNB)

O caminho das maiores estrelas que já passaram pela NBA tem um nome: Draft. Trata-se do recrutamento realizado pela liga norte-americana em que os times selecionam os atletas em que veem maior futuro. Marcado para o dia 22 de junho, a edição deste ano teve inscrição de quatro jovens brasileiros atrás do sonho de estar entre os principais jogadores do mundo: Georginho e Mogi, do Paulistano/Corpore, e Lucas Cauê e Aquiles, do EC Pinheiros.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Além daqueles que se inscreveram para participar do recrutamento, qualquer formando de uma universidade norte-americana ou atleta internacional nascido no ano de 1995 é selecionável pelas franquias.

Assim como todos os outros jogadores internacionais, os brasileiros podem retirar seus nomes do Draft até o dia 12 de junho, se quiserem participar não desta, mas sim de uma futura edição do evento. Caso comum entre atletas mais jovens, como Lucas Cauê e Aquiles que recentemente fizeram 19 anos de idade, e realizado pelo próprio Georginho no ano de 2015.

Mogi, também do Paulistano, é outro que poderá ser recrutado à NBA no dia 22 de junho (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Atletas que mantiverem suas inscrições e não forem selecionados por ninguém passarão a ser agentes livres e poderão negociar contrato com qualquer uma das 32 franquias da NBA. Caso como o de Cristiano Felício, que não foi selecionado no Draft de 2014 e um ano depois assinou com o Chicago Bulls, time que permanece até hoje.

Até hoje, 11 brasileiros já foram selecionados no Draft da NBA e a última vez que isto ocorreu foi em 2014: Nenê Hilário (2002), Leandrinho (2003), Rafael Araújo “Baby” (2004), Anderson Varejão (2004), Marquinhos (2006), Tiago Splitter (2007), Paulão Prestes (2010), Fab Melo (2012), Lucas Nogueira “Bebê” (2013), Raulzinho Neto (2013) e Bruno Caboclo (2014).

Nesta edição, Georginho e Mogi são apontados como os brasileiros com mais chances de serem selecionados. No site Draft Express, especializado em assuntos a respeito do Draft da NBA, o armador do Paulistano aparece com terceiro principal prospecto internacional nascido no ano de 1996, enquanto o ala é o quarto.