#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Presente de aniversário

15-02-2013 | 06:41
Por Liga Nacional de Basquete

Um dia antes de completar 55 anos, Oscar Schmidt é eleito de forma direta para Hall da Fama do Basquete

Oscar faz parte agora de um seleto grupo de atletas do basquete mundial (CBB/Divulgação)

Oscar Schmidt escreveu seu nome de vez na história do basquete. Nesta sexta-feira, um dia antes de completar 55 anos, o ex-jogador foi anunciado como um dos cinco novos integrantes do Hall da Fama do Naismith Memorial Basketball, localizado em Massachusetts (EUA). O brasileiro foi eleito de maneira direta pelo Comitê Internacional, ao lado de Roger Brown, Edwin B. Henderson, Richard Guerin e Russ Granik.

A cerimônia oficial será realizada no dia 08 de abril, antes da final da NCAA (campeonato universitário norte-americano). Agora, Oscar faz parte dos dois principais Hall da Fama do esporte da bola laranja. O “Mão Santa” já fazia parte do Hall da Fama da FIBA (Federação Internacional de Basketball).

Agora, com a indicação do maior cestinha da história dos Jogos Olímpicos, com 1.093 pontos anotados, o Brasil possui três representantes no Hall da Fama norte-americano. Além de Schimidt, o ex-pivô Ubiratan Maciel, campeão mundial em 1963, e Hortência Marcari, campeã mundial na Austrália (1994) e atual diretora da CBB, já integram a lista.

Com a camisa da Seleção Brasileira, Oscar atuou de 1977 a 1996, disputou 326 partidas oficiais, marcando 7.693 pontos. Suas principais conquistas pelo Brasil foram a medalha de bronze no Campeonato Mundial das Filipinas (1978) e a de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis (1987), em que a equipe verde-amarela conquistou a história vitória diante dos Estados Unidos na final.

O “Mão Santa” fez carreira no basquete brasileiro e defendeu Palmeiras, Sírio, Corinthians, Bandeirantes, Barueri e Flamengo. No exterior, jogou por Caserta e Pavia, da Itália, e Forum/Valladolid, da Espanha.