HOJE
Fala, Presidente!
Por Liga Nacional de Basquete
Convidado do podcast "Maquinistas", do portal Máquina do Esporte, presidente da LNB, Rodrigo Franco Montoro, fala de como melhorar a experiência do NBB CAIXA para espectadores
Um dos principais e mais conceituados sites de notícias dos negócios nos esportes, o Máquina do Esporte, tem um podcast semanal chamado “Maquinistas”. E o convidado desta terça-feira (03/12) foi o presidente da Liga Nacional de Basquete, Rodrigo Franco Montoro. O programa tem duração de 1h15min, no qual o presidente teve oportunidade de explanar sobre sua gestão e o que a entidade está fazendo para tornar melhor a experiência de assistir o basquete no país, especialmente no NBB CAIXA, o principal campeonato da modalidade no país. O podcast Maquinistas contou com a apresentação de Erich Beting e Gheorge Rodriguez.
Nos primeiros momentos do programa, Rodrigo respondeu sobre o papel que a LNB exerce na organização do NBB CAIXA e demais atribuições que a entidade tem no desenvolvimento do produto dentro do basquete nacional. Falou em qual contexto que a Liga surgiu e a participação total e efetiva dos clubes como um colegiado de decisões tomadas. Além disso, ao ser indagado sobre como a LNB pode ajudar à modalidade a retomar seu espaço de destaque no cenário mundial, Montoro respondeu: “É uma pergunta completa e sem uma resposta fechada de fórmula de sucesso. A começar pelo trabalho, precisa estruturar um campeonato, que vire um produto comercial, que atraia dinheiro e o consumidor. A Liga quer ajudar e contribuir, nosso campeonato é de elite de basquete. Mas ele também depende da formação e surgimento de atletas. De forma objetiva, é ter investimento na base, trabalhar os atletas cada vez melhor e mais cedo.” E lembrou da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) que teve sua maior edição em 2024.
Depois, Rodrigo explicou da dificuldade que a Liga, como entidade inserida na economia do país, sofreu no momento mais agudo da pandemia da Covid-19 e como os clubes colaboraram para a continuidade do NBB, na interrupção de investimentos daquele momento. Também lembrou da retomada da parceira com a CAIXA Econômica Federal, nos naming rights do campeonato e como principal patrocinador, o que incrementou a saúde financeira da entidade. Aliado a isso, o presidente ressaltou a parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que foi outra entidade fundamental para diminuição de danos causados pelas questões sanitárias e continua com papel vital para a logística de locomoção dos clubes no NBB CAIXA. E fechou a sua resposta com o ingresso da Io.bet como a parceira do segmento de sites de apostas.
Em seguida, Montoro teve a oportunidade de exemplificar o trabalho comparando ao que a NBA faz na América do Norte e a troca de experiências e cooperação entre as entidades. “A NBA não é uma concorrente, quanto mais basquete, melhor. Tivemos uma grande experiência com o Orlando Magic com palestras para entender como funciona a mentalidade para vender ingressos durante a temporada e aprimorar a venda de alimentos e bebidas nos ginásios. Guardadas as proporções de realidades diferentes, eles tem as informações para maior aproximação do consumidor, que é um desafio grande que temos por aqui. Essa parceria com a NBA nos permite esse tipo de aproximação e relacionamento. Nós (brasileiros) ainda não sabemos trabalhar essa experiência. Mas a Liga se preocupa com isso. A começar na busca por melhorar nossas arenas, desde o atendimento ao público até o vestiário. Tem uma série de questões que a Liga acompanha, pensando no desenvolvimento geral.”
Em um dos pontos mais relevantes da conversa, Rodrigo explicou sobre todo o investimento que a Liga está fazendo na comunicação do produto NBB CAIXA, ações para cadastramento dos torcedores, melhorias para a experiência de quem já gosta do que tem em mãos no basquete. Ações que as próprias equipes estão investindo para os momentos além do jogo na quadra. Há um esforço na aquisição de painéis de LED para o incremento visual na partida e uma maior valorização do produto televisivo, que foi mencionado pelo presidente. Reforçou que a Liga também tem o papel de cobrança aos clubes para que cuidem do piso e demais instalações para a disputa dos atletas. E um desses exemplos do investimento na comunicação é a produção realizada pela Liga das transmissões que é repassada aos parceiros de mídias.
Nessa 1h15min de programa, Rodrigo abordou seu entendimento de que o espectador não pode ver uma partida da NBA e do NBB CAIXA e enxergar um abismo de diferença do produto entregue, para não tornar o campeonato norte-americano um concorrente de audiência. “A prioridade zero é melhorar o produto NBB CAIXA como uma experiência. O desafio é se aproximar mais do público consumidor, atrair mais ele para cá. Temos, por exemplo, o Jogo das Estrelas, que é um evento que conseguimos vender para o mercado. No meio da temporada, temos a Copa Super 8. E neste ano, graças à parceira com a CAIXA conseguimos lançar o produto novo, que é o NBB Trio.”
Além disso, abordou os desafios de exibição do NBB CAIXA em multi-plataformas, a necessidade de pulverizar nas transmissões em canais tradicionais de TV aberta e por assinatura, a aproximação dos jovens com os ídolos que competem profissionalmente e o relacionamento da Liga com os clubes e atletas. Para conferir tudo o que o presidente Rodrigo Franco Montoro apresentou, clique no link a seguir e veja as imagens no YouTube do Máquina do Esporte ou busque nos streamings de podcasts para ouvir a entrevista na íntegra.