#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Presidentes celebram 15 anos da Liga Nacional de Basquete

04-08-2023 | 01:50
Por

Dirigentes que conduziram a LNB comemoram a data marcante e são unânimes em apontar a união dos clubes como a grande força motriz do movimento que mudou o esporte brasileiro

São 15 anos de história da Liga Nacional de Basquete. E nesse período, a trajetória de sucesso da instituição que mudou a forma de fazer esporte no Brasil teve a participação decisiva de muitas pessoas, dentro e fora de quadra. Personagens que deram o máximo de si em prol de um objetivo: ver o basquetebol nacional evoluir. Dirigentes visionários, irmanados com esse propósito, conseguiram a união dos clubes que hoje têm nas mãos os seus próprios destinos, trabalhando todos juntos pelo desenvolvimento da modalidade.

Desse grupo de profissionais talentosos e apaixonados, fazem parte os sete presidentes que lideraram a Liga Nacional de Basquete desde 2008 – Kouros Monadjemi, Cássio Roque, João Fernando Rossi, Nilo Guimarães, Lula Ferreira, Delano Franco e o atual, Rodrigo Franco Montoro. Eles celebram as conquistas alcançadas pela instituição, valorizam características da Liga como a vontade de inovar sempre e são unânimes em dizer: juntos os clubes fizeram, fazem e continuarão fazendo a diferença para que o basquete siga se fortalecendo, vença dificuldades e cresça.

Rodrigo Franco Montoro – Atual Presidente

Diretor de Basquete do Esporte Clube Pinheiros, Rodrigo Montoro foi eleito por aclamação e preside a LNB desde de janeiro de 2023.

 

“Comemorar mais um ano é sempre um momento importante para celebração e reflexão. É hora de comemorar a história, as conquistas que a Liga alcançou durante esses 15 anos, a dedicação e o esforço dos seus clubes e a inovação que esta instituição trouxe na área esportiva nacional.

É hora também de refletir sobre o que vem pela frente. O que pode ser melhorado para o futuro próximo, que é ao mesmo tempo desafiador e estimulante? Quais as novas possibilidades de evolução desse produto que vem sendo construído há 15 anos com muita união, esforço e dedicação de clubes, atletas, árbitros, funcionários da Liga e apoio fundamental de inúmeros parceiros comerciais?

A Liga Nacional de Basquete é a primeira, maior e mais longeva liga esportiva no Brasil. Com seu pioneirismo, sua veia inovadora e sede de se desenvolver sempre, a LNB seguirá adiante, buscando cada vez mais o desenvolvimento das competições que organiza e o crescimento do basquete brasileiro e do esporte nacional. Parabéns e obrigado a todos que fazem parte dessa história inspiradora.”

Delano Franco – 2021 a 2023

Delano Franco recebendo o Troféu “Entidade Esportiva do Ano – 2021”, dado à LNB pela FENACLUBES e pelo CBC

“A trajetória da Liga Nacional de Basquete é motivo de grande orgulho para todos nós. Trata-se de um movimento que há 15 anos vem contribuindo para a renovação do basquete e sempre se posicionou de forma inovadora, tanto em termos de governança quanto na comunicação e marketing.  O “novo” do NBB se mantém absolutamente novo até hoje.”

Kouros Monadjemi – 2009 a 2012 e 2018 a 2020

Um dos fundadores da Liga Nacional de Basquete, Kouros Monadjemi foi presidente em diferentes oportunidades e hoje faz parte do Conselho da Presidência da entidade, além de ser Vice-Presidente de Relações Internacionais na atual diretoria

“Ao longo dos últimos 15 anos, os clubes, os executivos da Liga, os atletas e técnicos e árbitros que fazem parte do nosso ecossistema mostraram ao Brasil como se organiza uma liga esportiva. Temos feito isso com sucesso absoluto, crescendo a cada dia, e tenho certeza que o futuro mostrará ao país que o caminho para o basquete é esse que estamos trilhando. Com os clubes juntos, nunca divididos. Vamos sempre colaborar para que o basquete cresça cada vez mais.”

Nilo Guimarães – 2020

Nilo Guimarães foi presidente da Liga em 2020 e faz parte do Conselho da Presidência da LNB

“O aniversário da Liga Nacional de Basquete é muito significativo para todos os clubes. A fundação desta instituição há quinze anos foi um marco muito importante para o basquete brasileiro, marco que demonstrou a união e a coragem dos clubes para alavancar seu próprio campeonato, fazendo do esporte que tanto amamos um espetáculo, um negócio promissor e um grande entretenimento.

Tenho muito orgulho de participar da Liga desde o NBB 5 e tive a honra de ser presidente da LNB também. Fico orgulhoso de saber que esse grupo de clubes e pessoas espetaculares que amam o basquete alavancaram a modalidade com muita coragem e responsabilidade. Completamos 15 anos de muito sucesso, mas também de dificuldades que foram superadas com a união dos clubes, a capacidade de ouvir opiniões diferentes, muito respeito e transparência. Assim, consolidamos uma forma de fazer basquete que se tornou referência.”

Lula Ferreira – 2020

 

Supervisor Técnico do Sesi Franca Basquete, Lula Ferreira foi presidente da Liga em 2020 e hoje faz parte do Conselho da Presidência da entidade

 

“LNB 15 anos… Parece muito e parece pouco ao mesmo tempo. Muita coisa já foi feita, mas há muito a ser feito ainda. Na história da humanidade grandes ideias e grandes invenções surgiram em momentos de turbulência. No período em que o basquete brasileiro passou por momentos muito difíceis, dirigentes iluminados, altamente capacitados e completamente dedicados ao basquete se reuniram várias vezes para chegar à decisão de criar a LNB. Uma decisão inédita no esporte brasileiro em uma modalidade que vivia sob outro tipo de regime.

Passados 15 anos, quando olhamos para trás e vemos tudo o que a LNB construiu ao longo desse tempo, temos certeza do quanto aquela decisão foi acertada. Claro que muitas coisas ainda precisam ser feitas e muitas turbulências ainda serão vividas. Isso é natural em uma modalidade de tanta expressão. Mas, aqueles que constituíram a Liga Nacional de Basquete e garantiram a união dos clubes estão de parabéns. Provou-se que o esporte é disputado dentro da quadra e a Liga conseguiu implantar essa filosofia.

Qualquer disputa esportiva precisa acontecer dentro da quadra. Fora dela, temos clubes unidos como irmãos, que se ajudam e buscam as melhores soluções para todos, pensando no todo da modalidade. Então, todos que passaram pela Liga e todos os clubes têm que se orgulhar por termos uma instituição tão forte, tão sólida e tão voltada para o desenvolvimento do basquete brasileiro.”

João Fernando Rossi – 2016 a 2018

 

Presidente da Liga entre 2018 e 2020, Rossi capitaneou a implementação do projeto NBB Mutiplataforma, que proporcionou a transmissão de jogos da competição em seis plataformas ao vivo na temporada 2018/2019

“O maior legado da Liga Nacional de Basquete nestes 15 anos de existência é, sem dúvida, a união dos clubes. A Liga são todos os clubes. Os clubes sabem muito bem o que é melhor para eles e para o fortalecimento das competições do ponto de vista administrativo, financeiro e esportivo. Também sabem como organizar seus campeonatos com o olhar do entretenimento, pensando em entregar o melhor produto para a torcida e seus parceiros.

É importante não depender de terceiros para a realização das competições e ter sempre a liberdade para poder corrigir rumos, inovar e entregar sempre o melhor, como a Liga vem fazendo desde a sua fundação de forma muito competente.”

Cássio Roque – 2013 a 2016

 

Com a liderança de Cássio Roque, em 2014 a Liga Nacional de Basquete assinou uma parceria estratégica com a NBA

“É com muito orgulho que comemoramos os 15 anos da fundação da LNB. Participei ativamente da época da fundação e fui presidente por dois mandatos. Hoje estou mais afastado, mas sempre acompanho a evolução incrível da instituição pelos ideais dos fundadores e diretores e pela competência do corpo executivo.

Muitos desafios foram vencidos e hoje temos novos e outros desafios que serão superados com certeza. Primeiro, por causa do ideal com o qual a Liga foi criada: o direito de nos organizarmos para gerir o nosso futuro dentro da modalidade. E segundo, principalmente, pela união dos clubes, tão importante na criação da Liga e até hoje fundamental na manutenção e na evolução da instituição. Todo mundo que participou e participa dessa trajetória está de parabéns.”