#JOGAJUNTO

NBB Caixa

União fundamental

14-10-2025 | 04:20
Por Liga Nacional de Basquete

Presidentes da LNB, CBB e FIBA Américas sobem ao palco no evento de abertura do NBB CAIXA 2025/26 e enaltecem importância do trabalho em conjunto em prol do basquete brasileiro

Além de atletas, treinadores e dirigentes, o evento de lançamento da temporada do NBB CAIXA 2025/26, realizado nesta terça-feira (14/10), no Salão Nobre do Corinthians, em São Paulo, contou com presenças importantes para o desenvolvimento da modalidade na América do Sul. O presidente da Liga Nacional de Basquete, Rodrigo Franco Montoro, recebeu no palco o presidente da Confederação Brasileira de Basketball, Marcelo Sousa, e o presidente da FIBA Américas, Fabian Borro, para reforçar o trabalho conjunto das entidades em prol do crescimento do esporte.

Vivendo um momento especial, o basquete brasileiro vem se destacando em muitas competições continentais. A seleção brasileira conquistou três títulos em sequência com muitos jogadores formados e que ainda disputam o NBB CAIXA. O Brasil foi campeão da Universíade (Jogos Mundiais Universitários), do Globl Jam e da AmeriCup.

Marcelo Sousa, Rodrigo Franco Montoro, Armando Mendonça, vice-presidente do Corinthians, e Fabian Borro. Foto: Fabrício Miguel/LNB

Marcelo Sousa comentou sobre o grande momento da seleção e destacou a importância da Liga. “Chegamos no momento em que existia a possibilidade de fazermos avanços maiores do que o desenho original. E, dessa forma, foi feito. Esse verão que tivemos foi mágico. Entre junho e julho, em que tivemos esses títulos da seleção. Essa quantidade de conquistas já havia sido uma realização entre CBB e Liga Nacional de Basquete. É muito fácil de explicar. Foram os campeonatos do CBI, passaram pela LDB, NBB e acabaram rendendo conquistas para o nosso país. O resultado, na realidade, aconteceu até antes do previsto. Esse acordo foi fundamental para esses lindos capítulos”, afirmou o presidente da CBB.

O presidente da FIBA Américas, Fabian Borro, falou do trabalho da LNB. “É muito importante, não só para o Brasil, mas para o basquete sul-americano e latino-americano, todo o desenvolvimento que estão fazendo. Tenho de elogiar o grande trabalho realizado durante todos estes anos, porque, quando houve uma crise, era a Liga que estava aqui. Foi pioneira na Liga de Desenvolvimento, manejou muito bem o retorno da Liga Ouro”, afirmou o dirigente, reforçando o tamanho da importância de todos caminharem juntos neste processo.

“Hoje há normalidade e unidade no basquete brasileiro, e, para nós, isso é motivo de orgulho. É o caminho que temos de seguir, que todos juntos temos de estar, porque não somos muitos. Nós tínhamos de estar juntos para poder continuar crescendo. Em momentos duríssimos, institucionais do basquete brasileiro, quem deu um passo à frente foi a Liga do Brasil”, acrescentou.

O presidente da LNB, Rodrigo Franco Montoro, comentou sobre sua expectativa em relação ao NBB CAIXA 2025/26 e falou da importância do slogan da temporada: “Nossa Terra Tem Basquete”.

“A expectativa é muito grande. Nós tivemos últimas edições muito disputadas, com muita emoção. E é isso que eu espero. Essa campanha vai enfatizar o Brasil, vai mostrar as belezas e a grandeza do nosso país. E hoje nós já começamos criando aqui, neste evento, cinco espaços espalhados pelo salão, cada um homenageando uma das regiões do Brasil, cada um destacando alguma característica, algumas das belezas naturais, e assim será por toda a temporada”, explicou.

“O nosso objetivo é resgatar a paixão do brasileiro pelo basquete, resgatar o amor do brasileiro pela nossa modalidade. A modalidade tem uma história incrível e eu acho que temos de investir nisso para atrair mais público, para agregar valor ao nosso produto e, cada vez mais, crescer a nossa modalidade”, completou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, e parcerias oficiais Universidades Cruzeiro do Sul, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.