HOJE
Prévia
Por Liga Nacional de Basquete
Confirmados no quadrangular de acesso para próxima edição do NBB, Tijuca e Suzano se enfrentam em despedida da temporada 2012/2013
Ironia do destino ou não, os dois últimos colocados da atual temporada do NBB se despedirão da competição juntos. Nesta quinta-feira, às 18 horas (de Brasília), Tijuca/Rio de Janeiro e Suzano/Cesumar/Campestre encerrarão suas campanhas na edição 2012/2013 do campeonato nacional em confronto a ser disputado no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ).
Porém, a partida desta quinta-feira servirá como uma espécie de prévia para o próximo desafio das equipes. Por terem ficado com as duas últimas posições da competição, cariocas e paulistas terão que garantir presença na próxima temporada do NBB no quadrangular de acesso, que também contará com as presenças do campeão e vice da Super Copa Brasil, torneio organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Sendo assim, os times voltarão a se enfrentar em um curto espaço de tempo – o quadrangular será realizado entre os dias 08 e 10 de maio.
“Acho que esse jogo não vai ser nada parecido com o jogo do quadrangular. Lá vai ser outra situação e será uma partida que poderá valer a permanência na elite do basquete. Estamos tentando viver um dia, um jogo de cada vez. Acho que isso é que tem nos dado motivação para continuar tentando fazer o nosso melhor a cada dia”, explicou o treinador do Suzano, Cadum.
Apesar da campanha ruim no campeonato – são quatro vitórias em 33 partidas disputadas (12,1% de aproveitamento) -, o técnico susanense garante que a motivação da equipe segue igual a do início do NBB. Para Cadum, a partida desta quinta-feira servirá com uma espécie de preparação para o quadrangular.
“A nossa motivação segue a mesma do inicio do NBB. Claro que com altos e baixos, como todas as equipes, e ainda mais tendo que administrar os nossos problemas extra quadra que não são poucos. Esse jogo com o Tijuca é importante para dar cada vez mais rodagem ao grupo, para chegarmos bem no quadrangular”, disse.
Do lado do clube cariocas, as coisas não são muito diferentes. A equipe da cidade do Rio de Janeiro não conseguiu fazer uma boa campanha na atual edição do campeonato nacional e conquistou cinco triunfos nos 33 jogos que disputou. Confirmada no quadrangular desde a última quinta-feira, quando perdeu para Limeira, o foco da equipe já está na sobrevivência na elite do basquete brasileiro.
“Desde que perdemos o jogo para Limeira, no último dia 4, sabíamos que não teríamos mais chance de fugir do quadrangular. A partir daí, começamos a trabalhar a cabeça dos jogadores sobre a importância da permanência do NBB. Mesmo assim, nós temos obrigação de vencer o jogo desta quinta-feira, já que estremos atuando em casa”, explicou o comandante tijucano Eldio Leal, que assumiu a equipe após a demissão do experiente técnico Miguel Ângelo da Luz.
No primeiro turno, jogando em casa, o Suzano venceu o Tijuca, pelo placar de 86 a 79, em confronto disputado no Ginásio Paulo Portella. Na ocasião, o destaque ficou por conta do ala Paulo Nery, autor de 19 pontos.