#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Previsão de chuva?

18-12-2015 | 04:12
Por Liga Nacional de Basquete

Donos de ataques poderosos, Paulistano e Bauru são os times que mais acertam bolas de 3 no NBB 15/16; confira mais sobre o duelo deste sábado, ao vivo na RedeTV!

Paulistano/Corpore e Paschoalotto/Bauru farão um dos duelos mais esperados da atual temporada do NBB. Neste sábado, os dois primeiros colocados estarão frente a frente no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 17h20 (de Brasília), para um duelo mais do que direto pela liderança do campeonato. O confronto será transmitido ao vivo pela RedeTV!.

Duas potências do basquete nacional na atualidade, alvirrubros e bauruenses prometem fazer um jogo de altíssimo nível. Além de todas as estrelas presentes em quadra, os dois clubes estão no topo diversos fundamentos nas estatísticas do NBB, como pontos, bolas de 3 pontos, rebotes, assistências e inclusive nas defesas.

Para você saber tudo sobre este confronto de alto escalão, preparamos um compilado com diversas informações históricas e atuais sobre o duelo entre Paulistano e Bauru no NBB. Confira tudo e não deixe de conferir este jogão na tela da RedeTV!.

Mais Bauru
Em toda a história do NBB, Paulistano e Bauru se enfrentaram 17 vezes, com dez vitórias dos bauruenses e sete dos alvirrubros. Dos dez triunfos do Dragão, dois aconteceram na última temporada:

NBB 14/15 – 1º turno – Paschoalotto/Bauru 81 x 74 Paulistano/Corpore
NBB 14/15 – 2º turno – Paulistano/Corpore 89 x 90 Paschoalotto/Bauru

Alex liderou os dois triunfos do Bauru sobre o Paulistano na temporada passada do NBB (Henrique Costa/Bauru Basket)

Alex liderou os dois triunfos do Bauru sobre o Paulistano na temporada passada do NBB (Henrique Costa/Bauru Basket)

Só deu ele
Nas duas vitórias do Bauru sobre o Paulistano na temporada passada, o destaque ficou por conta de Alex Garcia. E que destaque. Confira as atuações do ‘Brabo’ na edição 2014/2015 do NBB diante do clube alvirrubro:

1º turno – 28 pontos, 9 rebotes, 7 assistências e 37 de eficiência
2º turno – 16 pontos (cesta da vitória), 9 rebotes, 5 assistências e 23 eficiência

Com isso, o experiente ala totalizou médias de 22,0 pontos, 9,0 rebotes, 6,0 assistências e 30,0 de eficiência na temporada passada contra o Paulistano.

E tem mais
Mas não é só com a camisa do Bauru que Alex teve boas atuações contra o Paulistano. Quando defendia o Brasília, nas seis primeiras temporadas do NBB, o camisa 10 também acumulou belos desempenhos diante dos alvirrubros da capital paulista. Nas duas últimas partidas que fez contra o Paulistano pelo time candango, o ‘Brabo’ deitou e rolou novamente:

NBB 13/14 – 30 pontos, 9 rebotes, 5 assistências e 37 de eficiência
NBB 12/13 – 25 pontos, 8 rebotes, 5 assistências e 33 de eficiência

Desta forma, somando os dois jogos que fez pelo Bauru na temporada passada e os dois últimos pelo Brasília, Alex possui média de 24,75 pontos, 8,75 rebotes e 33,0 de eficiência nos quatro jogos que fez contra o Paulistano no NBB.

Alex, do Brasília, e Pilar, do Paulistano

Em toda a história do NBB, Alex Garcia tem média de 18,7 pontos contra o Paulistano (Brito Júnior/Divulgação)

Média total
No total das 13 partidas que fez contra o Paulistano no NBB, Alex Garcia registrou 244 pontos e totalizou média de 18,7 pontos. Será que vem mais uma grande atuação por aí? Não deixe de conferir.

Ataques poderosos
As duas equipes estão entre os melhores ataques da competição. Bauru é o segundo melhor (86,6), atrás apenas do Brasília, enquanto que o Paulistano detém a quarta melhor média (83,7).

Defesas também
Não é só no ataque que as equipes estão entre as melhores da competição. Bauru é o segundo menos vazado (71,8 pontos sofridos por jogo), e o Paulistano vem logo atrás, na terceira posição (72,8 pontos sofridos por jogo).

Robert Day é o jogador que mais acerta bolas de 3 pontos no NBB 15/16 (João Pires/LNB)

Robert Day é o jogador que mais acerta bolas de 3 pontos no NBB 15/16 (João Pires/LNB)

Vai chover?
Paulistano e Bauru são as duas equipes que mais convertem bolas de três pontos na competição, com médias de 10,4 e 10,3 por jogo, respectivamente. Com um jogo a mais, Bauru tem um total de 114 tiros longos convertidos, contra 105 do Paulistano.

On fire
Com 3,1 acertos da linha de três pontos por jogo, o ala norte-americano Robert Day, do Bauru, é o que mais converte bola de longa distância do NBB 15/16. Ao todo já foram 34 triplos convertidos pelo jogador.

Com a mão quente
Até o momento, o ala Jhonatan, do Paulistano, apresenta um aproveitamento excepcional nas bolas de três pontos. Em 35 tentativas, o jogador acumula 22 acertos e é dono do melhor aproveitamento da temporada (62,8%).

Briga boa
As equipes também figuram entre as melhores no quesito rebotes. Bauru é o terceiro colocado no ranking, com média de 37,4 por jogo, e o Paulistano é o quarto melhor, com 37,0 por jogo. Os líderes no fundamento são Pinheiros e Brasília.

Jogando muito
O pivô Caio Torres, do Paulistano, é o quinto maior cestinha do NBB 2015/2016, com média de 17,0 pontos por jogo, e o jogador que mais converte bola de 2 pontos da competição (5,7 por jogo).

Virou chutador?
Nesta temporada, Caio Torres passou a arremessar mais da linha de três pontos e já acumula oito bolas de longa distância convertidas. Nas quatro temporadas anteriores ele teve 17 acertos da linha de três pontos e tem tudo para superar esta marca apenas nesta edição do NBB.

Elenco do Paulistano que conseguiu o melhor início de temporada da história da equipe no NBB

Seis jogadores do Paulistano possuem média de 9,0 ou mais pontos por jogo, dentre eles estão Dawkins, Valtinho e Jhonatan (delima/dubem)

Força do grupo
Junto de Caio, outros cinco jogadores do Paulistano possuem média de nove ou mais pontos no NBB 15/16: Dawkins (12,5), Jhonatan (10,9), Gruber (9,7), Gemerson (9,7) e Valtinho (9,0).

Grande jogo
Na última partida do Paulistano, na vitória sobre o São José, o armador Valtinho teve grande atuação e deixou a quadra com 22 pontos (sua maior marca na temporada) e sete assistências.

Teve duplo-duplo
Uma das contratações do Bauru para esta temporada, o ala Léo Meindl teve bom desempenho na vitória sobre o Basquete Cearense, na última quinta, e registrou seu primeiro duplo-duplo pela equipe, com 18 pontos e dez rebotes.

Conhece bem
Paulinho Boracini, armador do Bauru, fez sua temporada de estreia no NBB pelo Paulistano, em 2009/2010. Na ocasião, o jogador disputou 16 partidas e registrou as expressivas médias de 23,3 pontos, com direito a 3,9 bolas de 3 pontos, e 18,38 de eficiência por duelo.

Jefferson William, do Bauru, defendeu o Paulistano em 2004, ao lado de Marcelinho Huertas e sob o comando de José Neto, atual técnico do Flamengo (Arquivo/CBB)

Jefferson William, do Bauru, defendeu o Paulistano em 2004, ao lado de Marcelinho Huertas e sob o comando de José Neto, atual técnico do Flamengo (Arquivo/CBB)

Também já estiveram lá
Outros do elenco do Bauru que já estiveram do lado do Paulistano é o ala/pivô Jefferson William, que vestiu as cores do clube alvirrubro em 2004, e o pivô Thiago Labbate, vice-campeão do NBB 2013/2014 pelo Paulistano.

E recorde!
Jefferson, por sua vez, registrou seu recorde de rebotes no NBB justamente em um jogo contra O Paulistano. O feito aconteceu na temporada 2013/2014, quando defendia o São José. Na partida, o ala/pivô apanhou 16 sobras, completou um duplo-duplo ao marcar mais 12 pontos e ajudou sua ex-equipe a vencer os alvirrubros, por 79 a 73.

Foi final
Bauru e Paulistano protagonizaram a decisão do Campeonato Paulista 2013. Na ocasião,  a equipe bauruense não deu chances aos alvirrubros, venceram a série melhor de cinco por 3 a 0 e levantou o troféu de campeão em pleno Ginásio Antonio Prado Jr.

O Bauru conquistou o título do Campeonato Paulista 2013 em cima do Paulistano (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Bauru conquistou o título do Campeonato Paulista 2013 em cima do Paulistano, justamente no Ginásio Antonio Prado Jr (Caio Casagrande/Bauru Basket)