HOJE
Primeira vitória
Por Liga Nacional de Basquete
Araraquara segura reação do Tijuca no último período e conquista a primeira vitória na temporada, 81 a 77
O Araraqaura venceu pela primeira na temporada 2011/2012 ao superar, nesta quinta-feira (12), o Tijuca/Rio de Janeiro, em casa, por 81 a 77. Depois de permanecer a frente nos três primeiros períodos, a equipe do interior paulista segurou a reação dos cariocas no período final para garantir o triunfo diante de sua torcida.
O cestinha da partida foi o pivô Daniel Filé, que anotou 23 pontos para Araraqaura. Ele também foi o principal reboteiro do jogo e chegou a um duplo-duplo, com 13 rebotes. Ricardo Azevedo colaborou com outros 17 pontos. No time visitante, o pivô Rodrigo Bahia e o armador Manteguinha foram os destaques, com 15 e 14 pontos respectivamente.
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
Sem poder contar com o pivô Deivisson, suspenso, o técnico Fábio Appolinário escalou Araraquara com o pivô Daniel Filé na equipe titular. E ele não decepcionou. No primeiro quarto de jogo, anotou oito pontos e ajudou o time paulista a sair na frente, 22 a 16.
O garrafão araraquarense seguiu levando vantagem sobre o rival no segundo quarto. Além de Filá, o ala/pivô Ricardo Azevedo também mostrou bom desempenho. No intervalo, cada um havia anotado 12 pontos e o time da casa vencia por 42 a 29.
No terceiro quarto, o Tijuca conseguiu diminuir em dois pontos a diferença, mas a reação veio mesmo no último período. O pivô Rodrigo Bahia anotou 11 de seus 15 pontos nos últimos dez minutos e o time carioca chegou a empatar a partida, em 67 a 67. Mas os paulistas não deixaram a vitória escapar, mostraram sangue frio nos minutos finais convertendo lances livres importantes que garantiram o triunfo em casa.
“O Fábio [Appolinário, técnico da equipe] cobra da gente velocidade, intensidade durante o jogo todo e muita força. E a gente conseguiu colocar tudo isso em quadra também com inteligência. Conseguimos uma vitória muito importante para nos recolocar no campeonato e para a gente poder começar a pensar em uma classificação para os playoffs”, declarou o pivô Daniel Filé.
Campeão vence
O atual bicampeão do NBB, o Uniceub/BRB/Brasília entrou em quadra pela primeira vez em 2012 e interrompeu uma série negativa de duas derrotas consecutivas. Em casa, os candangos superaram a Liga Sorocabana, 68 a 63.
Sem poder contar com Nezinho e Giovannoni, suspensos, quem chamou a responsabilidade foi o ala Arthur, cestinha da partida com 21 pontos. No time paulista, o ala/armador Perez foi o destaque, com 14 pontos.
Na perseguição ao líder Uberlândia, o Itabom/Bauru venceu mais uma. Desta vez, a equipe do interior paulista foi até Belo Horizonte encarar o Minas Tênis Clube e contou com 17 pontos do pivô Jeff Agba para fazer 78 a 70 no time mineiro. Pela equipe da casa, o armador norte-americano Mark Borders foi o cestinha, com 16 pontos.
Em São Paulo, o Paulistano/Unimed recebeu o Cia. do Terno/Romaço/Joinville e conquistou a vitória, por 90 a 79. O ala/pivô Felipe foi o cestinha do jogo, com 21 pontos. No time catarinense, o ala/pivô Rashad Bishop foi o maior anotador, com 17.
Confira os resultados da décima terceira rodada do NBB:
12/01 (quinta-feira)
Winner/Limeira 80 x 91 Flamengo
Araraquara 81 x 77 Tijuca
Brasília 68 x 63 Liga Sorocabana
Minas 70 x 78 Itabom/Bauru
Paulistano/Unimed 90 x 79 Cia. Do Terno/Romaço/Joinville
Unitri/Universo 100 x 63 Vila Velha/Garoto/BMG
Pinheiros/SKY 82 x 75 São José/Unimed/Vinac