HOJE
Primeiravitória
Por Liga Nacional de Basquete
Santos (AP) supera atuação de gala de Vezarinho e vira no fim contra Joinville para vencer pela primeira vez na Liga Ouro
Depois de perder os três primeiros compromissos, o Santos (AP) conquistou a primeira vitória na Liga Ouro nesta terça-feira. Diante do Joinville, fora de casa, o time amapaense começou o último quarto em desvantagem, mas conseguiu a virada nos minutos finais e acabou ganhando pelo placar de 75 a 71.
Põe na conta: O resultado deixa o Santos (AP) agora com campanha de uma vitória e três derrotas, deixando o Brusque como o único time que ainda não venceu na competição. Joinville, por sua vez, tem uma vitória e uma derrota.
Atuação de gala: Apesar de não ter evitado a derrota do Joinville, Vezarinho foi o grande destaque individual da partida. O ala marcou 35 pontos, impulsionado em grande parte pelas oito bolas de três que acertou. Além disso, deu seis rebotes, distribuiu quatro assistências e teve índice de 33 em eficiência.
Comandaram a vitória: Pelos lados do Santos (AP), o pivô Adriano se destacou ao anotar 21 pontos e pegar cinco rebotes. O armador Luiz Felipe teve números bem parecidos: 20 pontos e cinco rebotes. Quem também chamou a atenção foi o ala Lima, que ficou próximo de um duplo-duplo ao somar 13 pontos e nove rebotes.
Mandantes na frente: Depois de um equilíbrio no primeiro quarto, o Joinville tomou conta no segundo. O time catarinense limitou os visitantes a apenas dez pontos no período, forçando oito arremessos errados do rival em 11 tentativas. Do outro lado da quadra, Vezarinho não encontrava respostas da marcação e acabou sendo responsável por 22 pontos do Joinville, que foi para o intervalo ganhando por 39 a 31.
Encostou: O Joinville chegou a abrir dois dígitos de vantagem na volta do intervalo. Mas o Santos aproveitou a ida de Vezarinho para o banco de reservas para iniciar uma reação nos quatro minutos finais do terceiro quarto. O time engatou uma corrida de dez pontos a dois, fechou o período perdendo por 57 a 55 e só não o concluiu na liderança porque o arremessos de Ricardo e de Luiz Felipe nos segundos finais acabaram não entrando.
Defesa forte: Vezarinho voltou para a quadra e participou de todos os dez minutos do último quarto, anotando dez pontos ao longo do período. Mas a defesa do Santos (AP) conseguiu segurar o impacto do resto do elenco do Joinville, que fez só quatro pontos e acertou uma única finalização em dez tentativas (10% de aproveitamento). Esse trabalho foi fundamental para que a equipe amapaense virasse o jogo na reta final.
Virada no fim: O desempenho defensivo foi fundamental para os visitantes passarem à frente reta final. Quando restava pouco mais de um minuto no relógio, Joinville perdia por 70 a 67. Depois de um pedido de tempo, o time voltou para a quadra e tentou um chute de três com Adyb. A bola não entrou. O rebote ficou com o Santos (AP), que aproveitou a posse de bola e ampliou a vantagem com mais dois pontos de Luizinho do outro lado. A partir daí, o time da casa não conseguiu se aproximar mais e não ameaçou a vitória do oponente.
E agora? O Santos (AP) volta a entrar em quadra já na quinta-feira, quando visitará o Brusque, em jogo marcado para as 20h (de Brasília). Já o Joinville visitará o Blumenau na próxima terça, também às 20h.