HOJE
Primeiro objetivo cumprido
Por Liga Nacional de Basquete
Com show de Nezinho, Brasil vence o Uruguai, por 77 a 73, e garante vaga na semifinal do Sul-Americano e na Copa América de 2013

Nezinho foi o cestinha contra o Uruguai (Marcelo Figueras/FIBA Americas)
Em noite do armador e capitão Nezinho, que marcou 23 pontos, a Seleção Brasileira Adulta Masculina derrotou o Uruguai por 77 a 73 e se classificou para a semifinal do 45º Campeonato Sul-Americano. De quebra, com a vitória nesta terça-feira, o Brasil ainda assegurou vaga para a Copa América/Pré-Mundial de 2013. Nesta quarta, às 17h, o adversário é a Bolívia e partida terá transmissão ao vivo do Sportv e da TV Esporte Interativo.
Foi uma vitória digna da nova filosofia de jogo do basquete brasileiro. Com uma defesa forte, na quadra do adversário, e ataque inteligente, os comandados do técnico Gustavo De Conti estiveram sempre com o controle do jogo. Logo nos minutos finais do primeiro quarto, abriram 12 pontos de vantagem (16 a 4). No segundo quarto, mantendo o ritmo forte, o Brasil só se descuidou nos minutos finais, quando permitiu a reação do Uruguai, que baixou a diferença para seis pontos antes do intervalo (32 a 26).
Com dois minutos de jogo no terceiro período, a equipe brasileira colocou os uruguaios na defensiva e aumentou para 15 pontos a vantagem (46 a 31), encerrando o período em 57 a 43. As emoções maiores ficaram para os últimos minutos, com nova reação do Uruguai, que tirou para três pontos (73 a 70). Novamente tomando as ações do jogo, Nezinho e companheiros souberam administrar para chegar à vitória por 77 a 73.
“Foi uma vitória de um grupo jovem, corajoso e que precisamos apoiar. Eles mostraram muita capacidade diante de um adversário mais experiente e acostumados a jogar Sul-Americanos. Estou orgulhoso de comandar esses meninos e todos nós devemos respeitá-los”, vibrou o técnico Gustavo De Conti. “Jogamos como treinamos e como estávamos fazendo nos amistosos. O time seguiu à risca as determinações táticas e o individual apareceu nos momentos decisivos. Estou muito feliz de estar comandando esse grupo porque eles sabem o que querem dentro de quadra”, concluiu.

Benite também se destacou, com 10 pontos (Marcelo Figueras/FIBA Americas)
Além dos 23 pontos, Nezinho também pegou três rebotes, três bolas recuperadas e deu duas assistências. “Foi uma partida gostosa de jogar. Todo o time jogou bem, especialmente na defesa. Foi uma equipe concentrada que sabia da responsabilidade da vitória e jogou para conseguir. Alcançamos nosso primeiro objetivo, agora vamos partir para a defesa do título”, afirmou o capitão da equipe.
Além de Nezinho, Arthur com 14 pontos e Vitor Benite e Augusto Lima, com 10 pontos também se destacaram pelo Brasil. O cestinha do Uruguai foi Garcia Morales, com 21 pontos, seguido por Maurício Aguiar, com 12 pontos.
Ainda nesta quarta-feira, Uruguai e Paraguai entram em quadra, às 22h, lutando pela última vaga nas semifinais e no Pré-Mundial, que já tem Argentina e Venezuela, praticamente, classificados no Grupo A.
Confira os resultados e a tabela de jogos do Campeonato Sul-Americano:
Resultados da Primeira rodada
Venezuela 86 x 61 Chile
Argentina 87 x 68 Colômbia
Uruguai 122 x 36 Bolívia
Brasil 67 x 63 Paraguai
Segunda rodada
Chile 76 x 66 Colômbia
Bolívia 62 x 81 Paraguai
Brasil 77 x 73 Uruguai
Argentina 90 x 87 Venezuela
Terceira rodada
14h30 – Colômbia x Venezuela
17h -Brasil x Bolívia
19h30 – Argentina x Chile
22h – Paraguai x Uruguai
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca