#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Primeiro objetivo cumprido

20-06-2012 | 10:08
Por Liga Nacional de Basquete

Com show de Nezinho, Brasil vence o Uruguai, por 77 a 73, e garante vaga na semifinal do Sul-Americano e na Copa América de 2013

Nezinho foi o cestinha contra o Uruguai (Marcelo Figueras/FIBA Americas)

Em noite do armador e capitão Nezinho, que marcou 23 pontos, a Seleção Brasileira Adulta Masculina derrotou o Uruguai por 77 a 73 e se classificou para a semifinal do 45º Campeonato Sul-Americano. De quebra, com a vitória nesta terça-feira, o Brasil ainda assegurou vaga para a Copa América/Pré-Mundial de 2013. Nesta quarta, às 17h, o adversário é a Bolívia e partida terá transmissão ao vivo do Sportv e da TV Esporte Interativo.

Foi uma vitória digna da nova filosofia de jogo do basquete brasileiro. Com uma defesa forte, na quadra do adversário, e ataque inteligente, os comandados do técnico Gustavo De Conti estiveram sempre com o controle do jogo. Logo nos minutos finais do primeiro quarto, abriram 12 pontos de vantagem (16 a 4). No segundo quarto, mantendo o ritmo forte, o Brasil só se descuidou nos minutos finais, quando permitiu a reação do Uruguai, que baixou a diferença para seis pontos antes do intervalo (32 a 26).

Com dois minutos de jogo no terceiro período, a equipe brasileira colocou os uruguaios na defensiva e aumentou para 15 pontos a vantagem (46 a 31), encerrando o período em 57 a 43. As emoções maiores ficaram para os últimos minutos, com nova reação do Uruguai, que tirou para três pontos (73 a 70). Novamente tomando as ações do jogo, Nezinho e companheiros souberam administrar para chegar à vitória por 77 a 73.

“Foi uma vitória de um grupo jovem, corajoso e que precisamos apoiar. Eles mostraram muita capacidade diante de um adversário mais experiente e acostumados a jogar Sul-Americanos. Estou orgulhoso de comandar esses meninos e todos nós devemos respeitá-los”, vibrou o técnico Gustavo De Conti. “Jogamos como treinamos e como estávamos fazendo nos amistosos. O time seguiu à risca as determinações táticas e o individual apareceu nos momentos decisivos. Estou muito feliz de estar comandando esse grupo porque eles sabem o que querem dentro de quadra”, concluiu.

Benite também se destacou, com 10 pontos (Marcelo Figueras/FIBA Americas)

Além dos 23 pontos, Nezinho também pegou três rebotes, três bolas recuperadas e deu duas assistências. “Foi uma partida gostosa de jogar. Todo o time jogou bem, especialmente na defesa. Foi uma equipe concentrada que sabia da responsabilidade da vitória e jogou para conseguir. Alcançamos nosso primeiro objetivo, agora vamos partir para a defesa do título”, afirmou o capitão da equipe.

Além de Nezinho, Arthur com 14 pontos e Vitor Benite e Augusto Lima, com 10 pontos também se destacaram pelo Brasil. O cestinha do Uruguai foi Garcia Morales, com 21 pontos, seguido por Maurício Aguiar, com 12 pontos.

Ainda nesta quarta-feira, Uruguai e Paraguai entram em quadra, às 22h, lutando pela última vaga nas semifinais e no Pré-Mundial, que já tem Argentina e Venezuela, praticamente, classificados no Grupo A.

Confira os resultados e a tabela de jogos do Campeonato Sul-Americano:

Resultados da Primeira rodada
Venezuela 86 x 61 Chile
Argentina 87 x 68 Colômbia
Uruguai 122 x 36 Bolívia
Brasil 67 x 63 Paraguai

Segunda rodada
Chile 76 x 66 Colômbia
Bolívia 62 x 81 Paraguai
Brasil 77 x 73 Uruguai
Argentina 90 x 87 Venezuela

Terceira rodada
14h30 – Colômbia x Venezuela
17h -Brasil x Bolívia
19h30 – Argentina x Chile
22h – Paraguai x Uruguai