#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Primeiro passo

04-11-2014 | 11:41
Por Liga Nacional de Basquete

Novamente entre os principais clubes do país, Rio Claro inicia sua caminhada no NBB nesta quarta-feira, no Ginásio Felipe Karam, contra o Palmeiras

Campeão da primeira edição da Liga Ouro, Rio Claro ganhou o direito de disputar o NBB 2014/2015 (Divulgação/LNB)

Campeão da primeira edição da Liga Ouro, Rio Claro ganhou o direito de disputar o NBB 2014/2015 (Divulgação/LNB)

O dia 05 de novembro de 2014 é histórico para o Rio Claro Basquete. Tradicional praça do basquete brasileiro nos anos 80 e 90, a cidade do interior paulista novamente terá sua equipe da modalidade da bola laranja entre os principais clubes do país e, nesta quarta-feira, dará seu primeiro passo no NBB, enfrentando o Palmeiras/Meltex, em casa, no Ginásio Felipe Karam, às 20 horas.

Para seu primeiro compromisso no NBB, o clube duas vezes campeão nacional (92 e 95) entrará em quadra com um time bastante experiente, com média de idade próxima de 30 anos. As novidades no elenco ficaram por conta do técnico Chuí, do ala Duda Machado, do ala/pivô espanhol Álvaro Calvo, do pivô Lucas Tischer, além do retorno do armador norte-americano Brandon Brown.

“O grupo está motivado. Todos sabem da responsabilidade esse momento exige. O projeto tem quase dois anos de duração e agora aonde chegaram deixa a cidade orgulhosa em estar na elite novamente. Estamos treinando há três semanas só, portanto começaremos o campeonato com 50% apenas do nosso ideal, seja no aspecto tático, técnico e físico. Mas estaremos em casa e vamos lutar até o fim para vencer o Palmeiras”, comentou o técnico Chuí.

Do outro lado está o Palmeiras, outro clube tradicionalíssimo do basquete brasileiro, que por sua vez, viveu a mesma situação de ser um estreante no NBB, na temporada 2012/2013, quando chegou à elite através do vice-campeonato da Supercopa Brasil. O clube alviverde chega para seu terceiro NBB na história bastante modificado e com sete novidades:

A principal delas ficou por conta do técnico Régis Marrelli, ex-São José e dono do troféu Ary Vidal de Melhor Técnico do NBB4. Os outros contratados foram o pivô Steven Toyloy, o ala/pivô Douglas Nunes, os alas Jhonatan e Diego Pinheiro, os ala/armadores Lucas Avelino, André Marone e o argentino Nicolás Gianella.

“Será um jogo difícil. Tanto o Palmeiras quanto o Rio Claro mudaram seus técnicos, então são duas equipes que ainda precisam se encaixar na estrutura de jogo. Vai ser uma partida difícil, fora de casa. Eles estarão motivados, provavelmente com o ginásio com bastante torcedores. Mas o nosso time está bem e vamos brigar por uma vitória”, falou Régis.

Palmeiras chega para o NBB 7 com sete caras novas, dentre elas o técnico Régis Marrelli, eleito Melhor Técnico do NBB 4 (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)

Palmeiras chega para o NBB 7 com sete caras novas, dentre elas o técnico Régis Marrelli, eleito Melhor Técnico do NBB4 (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)

Na última edição do NBB, o Palmeiras fez história e chegou pela primeira vez aos playoffs desde que entrou na competição nacional. Pelas oitavas de final, a equipe de Palestra Itália fez uma série de arrepiar com São José, decidida apenas no quinto jogo, que no fim, foi vencida pelos joseenses, que mais tarde chegariam até a semifinal e terminariam o campeonato no terceiro lugar.

“Conseguimos trabalhar bastante durante a pré-temporada. Evoluímos muito, também nos jogos-treino, mas agora é para valer. Acredito que a equipe vai passar por altos e baixos, o que é normal. Leva um tempo para o time emplacar e ganhar bastante consistência. Acho que, até o final do campeonato, a equipe vai crescer bastante. O importante é chegarmos aos playoffs, com moral, para depois tentarmos beliscar posições a mais”, comentou o técnico alviverde.

Para suas três primeiras partidas da temporada 2014/2015 do NBB, o Palmeiras terá os desfalques certos dos pivôs Rodrigo Silva e Átila dos Santos, que foram suspensos pelo STJD e pegaram três jogos de gancho por conta da confusão no final do Jogo 2 da série oitavas de final do NBB 6 contra São José, no Vale do Paraíba, envolvendo os jogadores palmeirenses e torcedores joseenses.

Mas não é só o Palmeiras que sofrerá com desfalques para o duelo de estreia no NBB 7. Do lado rio-clarense, o técnico Chuí não poderá contar com o armador norte-americano Brandon Brown e com o experiente pivô Estevam, ambos ainda em fase de recuperação de respectivas lesões.

“Mesmo com os desfalques estamos confiantes no trabalho que vem sendo feito. Os jogadores estão muito empolgados em jogar o NBB. O Palmeiras tem uma equipe forte, com jogadores rodados, que jogaram os playoffs ano passado. A gestão técnica deles também mudou, mas eles já tiveram tempo de trabalhar, de se conhecer. Eles têm pelo menos dois bons jogadores em todas as posições”, comentou Chuí.

As duas equipes fizeram um amistoso durante a pré-temporada; Rio Claro venceu, por 67 a 63 (Ricardo Prado/Divulgação)

As duas equipes fizeram um amistoso durante a pré-temporada; Rio Claro venceu, por 67 a 63 (Ricardo Prado/Divulgação)