HOJE
Primeiro teste
Por Liga Nacional de Basquete
Em seu primeiro desafio na preparação para o Mundial, Brasil participa do Super Desafio Bra, no Rio de Janeiro (RJ); estreia será nesta quinta, contra a Angola

O clássico sul-americano entre Brasil e Argentina será um dos atrativos do Desafio Super Bra (Ligateunafoto.com)
Depois de pouco mais de uma semana treinando em São Paulo (SP), a Seleção Brasileira Principal fará o primeiro teste de sua preparação para a Copa do Mundo da Espanha: o Super Desafio Bra, torneio amistoso que acontecerá no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 31 de julho e 02 de agosto, e contará com a presença de outras duas seleções que estarão no Mundial, Argentina e Angola, atual campeã africana.
O primeiro compromisso do Brasil na competição será na quinta-feira (31/07), diante dos angolanos, às 20 horas (de Brasília), e será transmitida ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.
“Será nosso primeiro jogo de preparação e isso vai permitir que possamos avaliar como foi o trabalho nesses dias que treinamos em São Paulo. Angola é uma seleção tradicional no continente africano, sempre disputando Mundiais e Jogos Olímpicos e com certeza irá exigir muito dos nossos jogadores. É um ótimo adversário para iniciarmos os jogos de preparação”, afirmou Magnano.
+Clique aqui e saiba como garantir seu ingresso para os três dias do Super Desafio Bra
No dia seguinte, sexta-feira (01/08), será a vez dos argentinos fazerem sua primeira partida no torneio, diante da Angola, às 14 horas (de Brasília), também ao vivo através dos canais SporTV.
Já no sábado (02/08), o Super Desafio Bra será finalizado com o clássico sul-americano entre Brasil e Argentina. O confronto mais esperado do torneio será às 10 horas (de Brasília), e será transmitido ao vivo para todo o Brasil através da TV Globo e do SporTV.
“Nós esperamos boas partidas. São três importantes seleções que farão grandes jogos, na preparação para a Copa do Mundo. Esse torneio servirá de aprendizado para nossa equipe. E nos dará uma ideia do que precisamos trabalhar para os jogos na Espanha. Esperamos um bom espetáculo”, disse o técnico da Angola, Paulo Macedo.

Magnano agregou quatro atletas que disputaram o Sul-Americano da Venezuela ao grupo que se prepara para o Mundial (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
Para o torneio, o técnico Rubén Magnano terá à sua disposição os armadores Marcelinho Huertas e Larry Taylor, os alas Alex Garcia, Marquinhos e Marcelinho, o ala/pivô Guilherme Giovannoni, e os pivôs Anderson Varejão, Nenê e Tiago Splitter.
Completam a lista os armadores Raulzinho e Rafael Luz, e os pivôs Cristiano Felício e Rafael Hettsheimeir, que participaram da campanha do bronze do Brasil no Campeonato Sul-Americano da Venezuela, e foram convocados por Magnano para entrarem na briga por um lugar entre os 12 escolhidos que irão ao Mundial.
A Angola, por sua vez, que desembarcou em território brasileiro na última terça-feira, veio para o Desafio Super Bra com uma seleção renovada, com apenas quatro jogadores que participaram do título africano de 2013: os alas Armando Costa, Olímpio Cipriano e o norte-americano naturalizado angolano Reggie Moore, além do ala/pivô Eduardo Mingas.
“Viemos com o objetivo de unir atletas mais experientes e os mais novos para nos preparamos para a Copa do Mundo da Espanha. O basquete de Angola passa por uma fase de transformação. Brasil e Argentina são equipes fortes, mas quem sabe não podemos surpreender”, falou o treinador angolano.
Já a Argentina chegou ao Rio de Janeiro para o torneio preparatório com um elenco quase completo, mas sempre perigoso. Em seu primeiro ato na preparação para a Copa do Mundo, o técnico Julio Lamas terá à disposição os armadores Pablo Prigioni e Facundo Campazzo, o ala Andrés Nocioni, e os alas/pivôs Luis Scola, Leo Gutierrez e Walter Hermann.

Scola e Varejão estarão frente a frente no Ginásio Maracanãzinho (Ligateunafoto.com)
Além dos escolhidos na primeira convocação, os “hermanos” contarão com mais sete jogadores que participaram do vice-campeonato Sul-Americano na Venezuela. São eles, o armador Nicolás Laprovittola, os alas Nicolás Richotti, Selem Safar, Marcos Mata e Giorgetti, os alas/pivôs Galizzi e Bortolin, e o pivô Marcos Delía.
As baixas do elenco argentino para a Copa do Mundo ficaram por conta do ala/armador e principal estrela da equipe, Manu Ginóbili, e do ala Carlos Delfino, ambos da NBA, além do ala/pivô Léo Gutierrez, do CB Canária (ESP).
Por conta de uma fratura por stress na perna direita, Ginobili não foi liberado por sua equipe, o San Antonio Spurs, para participar do Mundial. Já Delfino, jogador do Milwaukee Bucks, está em tratamento de uma fratura no pé direito e não se recuperará a tempo de ir à Espanha. Gutierrez, por sua vez, foi diagnosticado com uma artrose no quadril e ficará de quatro a cinco meses fora.
Confira a programação completa do Desafio Super BRA de Basquete:
Local: Ginásio Maracanãzinho, Rio de Janeiro (RJ)
31/07 (Quinta-Feira), às 20 horas – Brasil x Angola (ao vivo no SporTV)
01/08 (Sexta-Feira), às 14 horas – Argentina x Angola (ao vivo no SporTV)
02/08 (Sábado), às 10 horas – Brasil x Argentina (ao vivo na TV Globo e também no SporTV)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca