HOJE
Primeiro teste
Por Liga Nacional de Basquete
Brasil perde para a República Tcheca em sua estreia no Campeonato Mundial de Basquete Feminino; próximo jogo será contra a Espanha

Clarissa dos Santos foi o principal nome da seleção brasileira em sua estreia no Campeonato Mundial da Turquia (Murat Ozturk/CBB/ Bradesco)
A Seleção Feminina começou o Campeonato Mundial da Turquia com uma derrota. Na tarde deste sábado (dia 27), na Arena de Ankara, capital turca, a equipe brasileira enfrentou as atuais vice-campeãs do mundo, a República Tcheca, em sua primeira partida pelo Grupo A, e perdeu por 68 a 55.
Apesar de começar o jogo com vantagem, o Brasil cometeu erros cruciais a partir do primeiro quarto, quando as europeias já abriram 10 pontos no placar. Com um quinteto titular jovem (Tainá Paixão, Patrícia Teixeira, Tatiane Pacheco, Clarissa do Santos e Érika de Souza), o técnico Luiz Augusto Zanon ainda tentou ressurgir no confronto com Adrianinha e Damiris, mas não foi o suficiente.
“Com a seleção jovem que temos, o resultado foi em parte o que eu esperava. No aspecto defensivo as meninas mostraram muita qualidade no começo do jogo. Cumpriram o que propomos na defesa. Faltou o lado ofensivo, talvez pela baixa experiência. Elas ficaram um pouco nervosas e não conseguiram decidir as jogadas”, analisou o comandante.
Os destaques da seleção brasileira foram Clarissa do Santos, com um duplo duplo de 10 pontos e 11 rebotes, Tatiane Pacheco, com nove tentos positivos resultantes de arremessos da linha dos três, além de Érika de Souza que marcou oito e recolheu 10 bolas para o Brasil.

A pivô Érika de Souza foi a segunda jogadora mais eficiente da partida (FIBA)
A jovem Tainá Paixão, 22 anos, também deixou bem seu nome no jogo. Em sua primeira partida em um Campeonato Mundial marcou oito pontos, sendo seis deles no terceiro quarto, e fez três assistências. Isabela Ramona e Joice Coelho, apesar da pontuação baixa, tiveram atuações significativas para a seleção.
“Ficamos ansiosas, agora vamos estudar os nossos erros, ver o que podemos melhorar para enfrentar a Espanha amanhã”, disse a pivô Érika de Souza. “Mas desse jogo vamos levar a garra das meninas o tempo todo, que valeu muito. Elas correram atrás e vamos levar esse ritmo para o próximo jogo,” concluiu.
O próximo compromisso do Brasil é amanhã, dia 28, contra a Espanha, às 15h15, ainda pelo Grupo A.
O Brasil começou o duelo na frente, com dois pontos de Érika de Souza debaixo do garrafão. Depois de três tentativas de ataques perdidas pela República Tcheca, a ala Tatiane Pacheco aumentou o placar com um arremesso da linha dos três (5-0). Porém, com dificuldades para manter o ritmo, a seleção permitiu 11 pontos seguidos do adversário até a experiente pivô brasileira voltar a marcar (11-7). O primeiro período terminou com o resultado de 17 a 7 para as europeias.
Com uma boa defesa, o Brasil conseguiu se aproximar da República Tcheca no segundo quarto. Embalados por uma boa atuação da jovem Isabela Ramona, principalmente na parte defensiva, o time brasileiro conseguiu se encontrar no garrafão, mas foi com uma bola de três pontos da armadora Adrianinha que a seleção entrou no intervalo com uma diferença menor no placar (27-20).
O terceiro quarto foi decisivo para a República Tcheca. Apesar da atuação de destaque de Tainá Paixão, que fez oito pontos no período, a seleção europeia foi fulminante no ataque e teve 23 tentos contra 13 do Brasil, entrando nos últimos 10 minutos com vantagem de 50 a 36.
O quarto derradeiro foi marcado pelo equilibro entre as duas equipes, principalmente pelo ataque do Brasil, que se saiu melhor. A pivô Clarissa dos Santos fez seis de seus 10 pontos no período, mas não foi o suficiente para embalar uma virada da seleção brasileira. A jovem Joice Coelho entrou no começo desse quarto e teve atuação importante, inclusive com um arremesso de três que diminui a vantagem de 15 pontos da República Tcheca para 12 faltando dois minutos para o fim da partida (53 a 65).
O Brasil ainda diminuiu a vantagem das atuais vice-campeãs mundiais para 10 pontos, mas não conseguiu reverter o quadro. Apesar de ter vencido o quarto período por 19 a 18, o placar final foi 68 a 55 a favor da República Tcheca.
Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira Feminina na primeira fase do Mundial:
Brasil 55 x 68 República Tcheca
Brasil x Espanha – 28/09 (Domingo)
Brasil x Japão – 30/09 (Terça-feira)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca