#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Primeiro reforço

11-06-2015 | 06:13
Por Liga Nacional de Basquete

Brasília anuncia ala Henrique Pilar, ex-Paulistano, como primeiro reforço para a próxima temporada; técnico José Vidal renova contrato por mais uma temporada

JPF_3735

Uma das peças mais importantes do elenco do Paulistano, Pilar atuará com a camisa do Brasília a temporada 2015/2016 do NBB (João Pires/LNB)

O UniCEUB/BRB/Brasília anunciou, nesta quinta-feira (11/06), seu primeiro reforço para a temporada 2015/2016 do basquete brasileiro. Trata-se do ala Henrique Pilar, que conquistou o vice-campeonato do NBB há duas temporadas com a camisa do Paulistano/Unimed.

Depois de anunciar a renovação com quatro de seus principais jogadores – Fúlvio, Arhur, Cipolini e Ronald –, a diretoria da equipe tricampeã do principal campeonato do país entre 2010 e 2012 deu sequência a montagem de seu elenco e, com a chegada do versátil jogador de 31 anos 3 1,98m de altura, acertou com o primeiro reforço para a disputa do NBB 8 e também da Liga Sul-Americana 2015. .

“O Pilar é um jogador que faz muito bem duas ou três funções dentro de quadra e isso é muito bom. A gente estava procurando exatamente um jogador assim, com boa qualidade defensiva, com bom rebote e que também se vira no ataque, possuindo uma capacidade de finalização. Nós temos a informação que o Pilar é um jogador de grupo, que sempre está focado no próximo jogo e isso é muito importante de ter no vestiário”, analisou Vidal, técnico do Brasília.

Aos 31 anos, Pilar disputará, em 2015/2016, a sexta temporada de sua carreira no NBB. Há duas temporadas, em seu primeiro ano com a camisa do Paulistano, Pilar foi um dos grandes destaques da campanha histórica que rendeu o vice-campeonato e a medalha de prata do NBB 6 para a equipe da capital paulista.

“Ele é um jogador com mais idade já e que possui uma experiência muito boa em quadra. Já disputou grandes jogos e duelou com grandes jogadores. Sempre que eu joguei contra ele me causou grandes dificuldades. Precisávamos mudar a característica de nosso jogo defensivo, e ele será um dos pilares desta mudança, com sua gana de defender forte e lutar pela bola”, comentou o técnico candango.

Na atual temporada, Pilar entrou em quadra em 33 partidas, ficou cerca de 25 minutos por partida em quadra, e conquistou as médias de 9,7 pontos, 5,6 rebotes, 1,9 assistências, e 11,0 pontos de valorização por jogo.

José Vidal, técnico do Brasília

Com vaga para a Liga Sul-Americana, Vidal prorrogou seu contrato por mais um ano (Luiz Pires/LNB)

Técnico de contrato renovado

O técnico José Carlos Vidal renovou seu contrato com o Brasília por mais uma temporada. Bicampeão do NBB comandando a equipe candanga, Vidal deixou o comando da equipe na sexta edição, porém depois de um ano trabalhando como supervisor, retornou na última temporada e seguirá à frente do time da Capital Federal.

No NBB 7, após uma campanha irregular na fase de classificação, o Brasília foi até a fase quartas de final dos playoffs e acabou terminando a temporada 2014/2015  em sexto lugar, colocação que dá vaga para a Liga Sul-Americana 2015.

“Fui pego de surpresa na temporada passada ao receber o convite da diretoria do Brasília para voltar a comandar a equipe. Como definimos a questão do técnico já tarde, tivemos uma dificuldade para montar o elenco e com isso não tivemos a temporada que nós pensamos. Mesmo assim conseguimos crescer na hora certa e fechamos com a vaga na Liga Sul-Americana”, disse Vidal.

“Fico feliz de ficar mais um ano à frente do Brasília, onde eu conquistei tudo na minha carreira. Agora começando mais cedo o planejamento, acho que tem tudo para dar certo. Precisamos mudar nossa equipe, contratar mais duas ou três peças para deixar cada vez mais forte o elenco. Temos que deixar o Brasília novamente no topo, onde é seu devido lugar”, concluiu o treinador do Brasília.