HOJE
Processo de evolução
Por Liga Nacional de Basquete
Com elenco reformulado e mais experiente, Limeira chega mais uma vez às Finais e continua amadurecendo para as próximas temporadas do NBB

Ronald Ramon e Hélio foram peças essenciais para a temporada 2012/2013 da Limeira no NBB (João Pires/LNB)
A cada temporada que passa, a Winner/Kabum/Limeira vai demonstrando notórios sinais de crescimento em seu projeto. Apenas em sua quarta participação no NBB (pois ficou de fora do NBB2), a equipe do interior paulista renovou seu elenco para esta quinta edição do campeonato nacional, mas teve um desempenho considerado irregular, com alguns altos e baixos. Nos playoffs, os limeirenses fizeram ótimas partidas, ficaram muito perto de avançar às quartas de final, mas foram eliminados pelo Pinheiros/SKY.
Com seis novas peças em seu plantel, o time comandado por Demétrius Ferracciú terminou a fase de classificação ocupando o 11º lugar, com 15 vitórias em 34 partidas (44,1% de aproveitamento). A colocação classificou a equipe para as oitavas de final, em que os limeirenses enfrentaram os paulistas do Pinheiros nos duelos decisivos. O esquadrão do interior paulista faz excelentes partidas, e chegou a abrir 2 a 0 na série, mas infelizmente, o ritmo não se manteve até o fim, e a Limeira foi derrotada e eliminada, por 3 a 2.

Os dois jogadores foram os maiores pontuadores da equipe no NBB5, com médias de 14,1 e 11,4 pontos por jogo, respectivamente (João Pires/LNB)
“A temporada em si pode ser considerada regular. Fomos campeões dos Jogos Abertos, vencendo o Paschoalotto/Bauru dentro do ginásio deles, e isso foi ótimo. Já no NBB nosso time foi muito instável. Pecamos pela irregularidade e acabamos pagando um preço caro por isso. Tivemos muitos altos e baixos, mas acabamos fazendo um playoff muito equilibrado, em que quase conseguimos a classificação. Nosso desejo foi que a equipe jogasse a temporada inteira como nos playoffs. Mas foi tudo muito válido, esta foi mais uma temporada de aprendizado, e tudo isso serviu como experiência para entrarmos com um mais alto nível nas próximas”, declarou Demétrius.
Dentre os reforços trazidos para o NBB5, estava o armador Hélio, que veio do Flamengo e foi um dos pilares da equipe limeirense no campeonato. O jogador de 31 anos é o único campeão da competição nacional no elenco dos comandados de Demétrius, e deu um pouco mais de experiência para o time. O ex-flamenguista formou uma efetiva dupla com o armador dominicano Ronald Ramon, cestinha da Limeira na atual temporada, com média de 14,36 pontos por jogo. Para o treinador da agremiação do interior paulista destacou a importância destas principais peças em seu elenco.
“Estes jogadores experientes dão uma tranquilidade no grupo. Eles são referencias, tiveram passagens em vários times, isso deixa o time mais a vontade, mais seguro com esses jogadores em quadra. São atletas que temos facilidades em trabalhar, pois além da qualidade, eles tem muita experiência”, comentou o técnico limeirense.

Matheus Dalla recebeu o prêmio de campeão do Torneio de 3 pontos das mãos do presidente da Liga Nacional de Basquete, o limeirense Cássio Roque (João Pires/LNB)
Não é só da experiência que a equipe do interior de São Paulo desfrutou nesta temporada. Jovens jogadores colocaram o nome da Limeira em destaque no cenário nacional, como os armadores Lucas Henrique, o “Lukinha”, Deryk e Matheus Pereira, convocados para a Seleção Brasileira sub-19, além de Matheus Dalla, campeão do Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas 2013. No projeto limeirense, estas revelações da equipe são essenciais, por servem de incentivo para outras crianças se interessarem pelo basquete e saberem que podem dar certo, como eles deram.
“A importância deles é muito grande. São jogadores que praticamente foram desenvolvidos em Limeira. Quando se tem um projeto você não pode pensar só em titulo, mas também no trabalho de base. É necessário explorar cada vez mais o desejo de jogar basquete nos jovens e crianças aqui em Limeira, e o Lukinha, Deryk e Matheus Dalla, são referências neste quesito, pois servem de inspiração para as crianças que tem o sonho de se tornarem jogadores um dia”, analisou o treinador da Limeira.
Assim como todas as instituições, a Limeira depende muito do apoio financeiro de seus patrocinadores. Mas independente de tudo, a diretoria, comissão técnica, jogadores e torcedores lutarão para manter sua equipe forte e sempre honrando a tradição limeirense no esporte da bola laranja.
“Ainda estamos analisando diversos fatores. O nosso objetivo é melhorar a equipe cada vez aumentar o nível, isso é depende do investimento financeiro dos nossos patrocinadores, mas sempre queremos elevar a competitividade da nossa equipe para honrar a tradição da Limeira”, finalizou Demétrius Ferracciú.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca