#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Processo de evolução

15-05-2013 | 06:24
Por Liga Nacional de Basquete

Com elenco reformulado e mais experiente, Limeira chega mais uma vez às Finais e continua amadurecendo para as próximas temporadas do NBB

Ronald Ramon e Hélio foram peças essenciais para a temporada 2012/2013 da Limeira no NBB (João Pires/LNB)

A cada temporada que passa, a Winner/Kabum/Limeira vai demonstrando notórios sinais de crescimento em seu projeto. Apenas em sua quarta participação no NBB (pois ficou de fora do NBB2), a equipe do interior paulista renovou seu elenco para esta quinta edição do campeonato nacional, mas teve um desempenho considerado irregular, com alguns altos e baixos. Nos playoffs, os limeirenses fizeram ótimas partidas, ficaram muito perto de avançar às quartas de final, mas foram eliminados pelo Pinheiros/SKY.

Com seis novas peças em seu plantel, o time comandado por Demétrius Ferracciú terminou a fase de classificação ocupando o 11º lugar, com 15 vitórias em 34 partidas (44,1% de aproveitamento). A colocação classificou a equipe para as oitavas de final, em que os limeirenses enfrentaram os paulistas do Pinheiros nos duelos decisivos. O esquadrão do interior paulista faz excelentes partidas, e chegou a abrir 2 a 0 na série, mas infelizmente, o ritmo não se manteve até o fim, e a Limeira foi derrotada e eliminada, por 3 a 2.

Os dois jogadores foram os maiores pontuadores da equipe no NBB5, com médias de 14,1 e 11,4 pontos por jogo, respectivamente (João Pires/LNB)

“A temporada em si pode ser considerada regular. Fomos campeões dos Jogos Abertos, vencendo o Paschoalotto/Bauru dentro do ginásio deles, e isso foi ótimo. Já no NBB nosso time foi muito instável. Pecamos pela irregularidade e acabamos pagando um preço caro por isso. Tivemos muitos altos e baixos, mas acabamos fazendo um playoff muito equilibrado, em que quase conseguimos a classificação. Nosso desejo foi que a equipe jogasse a temporada inteira como nos playoffs. Mas foi tudo muito válido, esta foi mais uma temporada de aprendizado, e tudo isso serviu como experiência para entrarmos com um mais alto nível nas próximas”, declarou Demétrius.

Dentre os reforços trazidos para o NBB5, estava o armador Hélio, que veio do Flamengo e foi um dos pilares da equipe limeirense no campeonato. O jogador de 31 anos é o único campeão da competição nacional no elenco dos comandados de Demétrius, e deu um pouco mais de experiência para o time. O ex-flamenguista formou uma efetiva dupla com o armador dominicano Ronald Ramon, cestinha da Limeira na atual temporada, com média de 14,36 pontos por jogo. Para o treinador da agremiação do interior paulista destacou a importância destas principais peças em seu elenco.

“Estes jogadores experientes dão uma tranquilidade no grupo. Eles são referencias, tiveram passagens em vários times, isso deixa o time mais a vontade, mais seguro com esses jogadores em quadra. São atletas que temos facilidades em trabalhar, pois além da qualidade, eles tem muita experiência”, comentou o técnico limeirense.

Matheus Dalla recebeu o prêmio de campeão do Torneio de 3 pontos das mãos do presidente da Liga Nacional de Basquete, o limeirense Cássio Roque (João Pires/LNB)

Não é só da experiência que a equipe do interior de São Paulo desfrutou nesta temporada. Jovens jogadores colocaram o nome da Limeira em destaque no cenário nacional, como os armadores Lucas Henrique, o “Lukinha”, Deryk e Matheus Pereira, convocados para a Seleção Brasileira sub-19, além de Matheus Dalla, campeão do Torneio de 3 pontos do Jogo das Estrelas 2013. No projeto limeirense, estas revelações da equipe são essenciais, por servem de incentivo para outras crianças se interessarem pelo basquete e saberem que podem dar certo, como eles deram.

“A importância deles é muito grande. São jogadores que praticamente foram desenvolvidos em Limeira.  Quando se tem um projeto você não pode pensar só em titulo, mas também no trabalho de base. É necessário explorar cada vez mais o desejo de jogar basquete nos jovens e crianças aqui em Limeira, e o Lukinha, Deryk e Matheus Dalla, são referências neste quesito, pois servem de inspiração para as crianças que tem o sonho de se tornarem jogadores um dia”, analisou o treinador da Limeira.

Assim como todas as instituições, a Limeira depende muito do apoio financeiro de seus patrocinadores. Mas independente de tudo, a diretoria, comissão técnica, jogadores e torcedores lutarão para manter sua equipe forte e sempre honrando a tradição limeirense no esporte da bola laranja.

“Ainda estamos analisando diversos fatores. O nosso objetivo é melhorar a equipe cada vez aumentar o nível, isso é depende do investimento financeiro dos nossos patrocinadores, mas sempre queremos elevar a competitividade da nossa equipe para honrar a tradição da Limeira”, finalizou Demétrius Ferracciú.