HOJE
Processo de observação
Por Liga Nacional de Basquete
Com tranquilidade, Pinheiros trabalha para reformular o elenco e buscar novas conquistas na próxima temporada

A dupla de pivôs Fiorotto e Morro permaneceram no Pinheiros (Luiz Pires/LNB)
Depois de não renovar com alguns atletas do elenco que atuou na última edição do NBB, o Pinheiros/SKY mantém a tranquilidade e segue firme no trabalho de reformulação da equipe para a temporada 2012/2013. Saíram do Pinheiros o ala Marquinhos e o ala/pivô Olivinha, que foram para o Flamengo, com o armador argentino Juan Pablo Figueroa, que irá jogar no Vivo/Franca, e com o ala Renato, que deve ser anunciado, oficialmente, como novo reforço do Minas Tênis Clube.
Até o momento, o técnico do Pinheiros, Claudio Mortari, tem a sua disposição para a próxima temporada o ala/armador Paulinho Boracini, o ala norte-americano Shamell, os pivôs Bruno Fiorotto, Rafael Mineiro e Morro e os jovens Pedro Henrique e Lucas Dias.
Com esses jogadores, o Pinheiros busca, agora, reforços para manter o elenco forte desde o início de preparação. O time paulista terá dois desfalques importantes por quase todo o final do ano, pois Shamell está em processo de recuperação após ter passado por uma cirurgia no tendão de Aquiles do pé direito e Fiorotto fará uma cirurgia, nesta quinta-feira, no ligamento cruzado do joelho direito.
“Não contaremos mais com esses jogadores e ainda temos mais dois atletas machucados, mas isso é algo normal, toda grande equipe passa por esse processo. Nosso elenco é grande e de qualidade e vamos fazer o possível para substituir os jogadores que saíram. Estamos observando alguns jogadores, mas é um processo demorado, que exige tempo e análise”, comentou o técnico do Pinheiros, Claudio Mortari.
Na última temporada, o Pinheiros fez uma campanha histórica para o clube ao alcançar o título do Campeonato Paulista (o primeiro de sua história), o terceiro lugar do NBB (pela segunda vez consecutiva) e vice-campeonato em duas competições internacionais, o Torneio Interligas e a Liga Sul-Americana.

Claudio Mortari ainda busca reforços para o time paulista (João Pires/Divulgação)
Os resultados demonstram todo o desenvolvimento da equipe paulista nos últimos anos, mas segundo o treinador, o Pinheiros precisa ir em busca de novas conquistas na temporada.
“A nossa expectativa é sempre de melhorar. No último NBB, nós quase conseguimos chegar à final, fomos bem no Interligas, mas só isso não basta. Precisamos melhorar cada dia mais se quisermos disputar o título e chegar mais longe nas competições internacionais”, concluiu o treinador.
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca