#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Promessa de emoção

07-04-2015 | 09:46
Por Liga Nacional de Basquete

Oitavo e nono colocado, Franca e Palmeiras dão início à série oitavas de final do NBB 7, nesta quarta-feira, na Capital do Basquete, com transmissão ao vivo via web

Palmeiras e Franca prometem emoção até o último segundo nesta série oitavas de final do NBB (Newton Nogueira/Divulgação)

Palmeiras e Franca prometem emoção até o último segundo nesta série oitavas de final do NBB (Newton Nogueira/Divulgação)

A bola vai subir para mais um confronto oitavas de final da sétima edição do NBB. Franca Basquete e Palmeiras/Meltex, oitavo e nono colocados da fase de classificação, respectivamente, darão início à série melhor de cinco da primeira fase do mata-mata-, nesta quarta-feira (08/04), no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo via web, através do link www.lnb.com.br/tempo-real.

Na fase de classificação, a equipe do interior paulista somou campanha de 14 vitórias em 30 jogos (46,7% de aproveitamento), enquanto que o clube alviverde ganhou 13 de seus 30 primeiros jogos no NBB 7 (43,3% de aproveitamento). Por se tratar de um embate entre duas agremiações muito próximas na tabela de classificação, o histórico das séries entre oitavo e nono no campeonato já indica uma disputa das mais acirradas.

Desde a temporada 2009/2010, quando o NBB passou a classificar os 12 primeiros para as Finais, oitavo e nono colocados fizeram três séries decididas apenas no Jogo 5: no NBB 3, quando São José venceu a Winner/Limeira, no NBB 4 desta vez com Joinville superando os limeirenses por 3 a 2, e no NBB 5, quando o Paulistano/Unimed despachou o então estreante em playoffs Basquete Cearense no quinto jogo, fora de casa.

+Clique aqui e confira mais curiosidades históricas sobre as oitavas de final do NBB

“Essa série tem tudo para muito disputada. É só olhar para a tabela e para os jogos entre Palmeiras e Franca para ver que as equipes são bem parecidas. Tenho certeza que eles lutarão muito pela vaga, mas também faremos de tudo para chegar às quartas de final. Sabemos da importância desse resultado para o basquete palmeirense e entraremos em quadra concentrados somente na classificação”, falou o ala Jhonatan, do Palmeiras.

“Não conseguimos ter a campanha que esperávamos na fase de classificação. Entretanto, o NBB tem duas fases distintas. É importante manter uma boa colocação, pois isso favorece as equipes na próxima fase. Ainda assim, para avançar, todos os times precisam ganhar no playoff. De nada adianta ter uma boa colocação e depois sucumbir no momento decisivo do campeonato. Nesse primeiro momento, nosso objetivo é superar o Palmeiras, que teve campanha muito similar a nossa e nos classificar para as quartas. Acredito que vamos crescer muito nos playoffs”, disse o técnico do Franca, Lula Ferreira.

Figueroa, do Franca, e Neto, do Palmeiras

Francanos e palmeirenses brigaram pelo mando de quadra nas oitavas até a última rodada da fase de classificação (Bruno Ulivieri/Ag. Palmeiras)

A briga entre Franca e Palmeiras nos playoffs será somente uma extensão do que foi a reta final da fase de classificação. Os dois times chegaram na última rodada brigando diretamente pela oitava posição, que se não fosse a derrota alviverde para o Unitri/Pilhas Energizer, seria decidida no saldo de cestas das duas equipes. No fim, os francanos ficaram em oitavo e assim terão o direto de mandar os Jogos 1, 2 e um possível 5 diante de sua torcida.

“Nos playoffs, mais do que nunca, o mando de quadra vai ajudar muito a nossa equipe. O NBB está extremamente equilibrado e qualquer fator que altera essa paridade faz muita diferença. A torcida e o apoio das arquibancadas é um desses fatores”, afirmou o treinador do Franca, que curiosamente foi jogador e técnico do Palmeiras durante grande parte de sua trajetória no basquete.

Nos dois confrontos entre eles da fase de classificação da atual temporada do NBB, cada equipe venceu seu duelo em casa. No primeiro turno, a equipe da Capital do Basquete levou a melhor no Pedrocão, pelo placar de 80 a 74. Já no retuno, no Palestra Itália, o Verdão deu o troco e ganhou, por 96 a 90. Fator casa, por sinal, é algo absolutamente dominante no confronto entre os dois times.

Maxi Stanic, do Palmeiras, e De Cobos, do Franca

Força caseira: confronto entre Palmeiras e Franca no NBB nunca teve um visitante como vencedor (Bruno Ulivieri/Ag. Palmeiras)

Em toda a história do NBB, seis partidas foram disputadas, com três vitórias para cada lado, todas elas vencidas pelo clube que jogou em casa. No histórico geral em playoffs, Franca tem desempenho de 16 vitórias em 23 partidas no Ginásio Pedrocão, enquanto isso, o Palmeiras, que estreou em Finais na temporada passada, venceu os dois duelos que fez nas oitavas contra o São José e por enquanto está invicto diante de seu torcedor em partidas de pós-temporada.

“Vamos enfrentar uma equipe tradicional, jogando as duas primeiras fora de casa, então,  precisamos ter muita atenção. Serão partidas difíceis, com certeza decididas nos detalhes e será necessário errar o mínimo possível para vencer. Vamos nos doar muito nesses playoffs”, comentou o ala/armador palmeirense Neto.

Além de toda a disputa envolvida, outro ingrediente ainda apimentará o confronto. O ala Jhonatan, do Palmeiras, atuou em Franca nas duas últimas temporadas e fará mais um reencontro com o Ginásio Pedrocão, o primeiro por playoffs. No Jogo 3 da série, o camisa 7 alviverde ainda atingirá a marca de 200 jogos em sua trajetória no NBB. Mas apesar do carinho por sua ex-equipe, o foco do jogador está 100% no Palmeiras.

“Para mim será um duelo especial pelo respeito que tenho pelos meus ex-companheiros e pela comissão técnica do Franca. Vivi grandes momentos em Franca e por isso existe esse carinho. Mas agora defendo as cores do Palmeiras com todo o meu coração e darei tudo de mim em quadra para levar a equipe às quartas de final. A amizade fica sempre fora da quadra, pois nos jogos eu garanto dedicação total para conseguirmos esse resultado histórico para o clube”, completou o alviverde Jhonatan.

Palmeiras e Franca vêm de derrota e estão em busca da recuperação no NBB 7 (Newton Nogueira/Divulgação)

Ex-Franca, Jhonatan voltará mais uma vez ao Pedrocão, agora por playoffs (Newton Nogueira/Divulgação)

Confira as datas e os horários do playoff oitavas de final entre Franca e Palmeiras:

Franca Basquete (8º) x Palmeiras/Meltex (9º)
Jogo 1 – 08/04 (quarta-feira), às 20h, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo na WEB
Jogo 2 – 10/04 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 14/04 (terça-feira), às 20h, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo
Jogo 4* – 16/04 (quinta-feira), às 20h, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo
Jogo 5* – 19/04 (domingo), às 11h, no Ginásio Pedrocão, em Franca

*Se necessário