HOJE
Promessa de espetáculo
Por Liga Nacional de Basquete
Estreia de Leandrinho, Laprovittola e Olivinha endiabrados, Joe Smith e Shamell em grande fase: saiba tudo que cerca o grande jogo entre Pinheiros e Flamengo
A rodada deste sábado (23/11) do NBB 2013/2014 terá uma partida que promete ser um verdadeiro espetáculo dentro das quatro linhas. Em São Paulo, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, Pinheiros/SKY e Flamengo se enfrentarão às 16 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal do SporTV.
O jogo, que envolverá os atuais campeões da Liga das Américas e do NBB, respectivamente, terá alguns ingredientes especiais para se tonar um duelo memorável. A começar pela estreia do ala/armador Leandrinho Barbosa pelo clube da capital paulista, justamente diante da equipe em que atuou durante parte da temporada 2011/2012 da maior competição de basquete do país.
Durante o locaute da NBA, em 2011, o jogador disputou seis partidas da quarta edição do campeonato nacional pelo Flamengo e conquistou cinco vitórias e apenas uma derrota, esta curiosamente sofrida diante de seu novo time, o Pinheiros. Agora, do outro lado, o renomado atleta espera começar bem sua jornada com a camisa pinheirense.
“Vai ser um jogo muito duro. É uma equipe que eu já passei e sei bem como é jogar com a camisa do Flamengo. Então, tenho certeza de que eles virão para ganhar o jogo, da mesma maneira que também entraremos em quadra. Temos um grupo muito bom, com muitos jogadores experientes e que se entendem bem dentro da quadra. Querendo ou não o Pinheiros é o vice-campeão do mundo, então eu acho que vai ser um grande jogo”, disse Leandrinho, que vestirá a camisa de número 28 no Pinheiros.

Apresentado na última quinta-feira, Leandrinho fará sua estreia pelo Pinheiros neste sábado (João Pires/Divulgação)
Em sua estreia pelo Pinheiros, Leandrinho contará com a companhia de dois jogadores que atravessam ótimo momento para tentar levar o time à vitória. Os norte-americanos Joe Smith e Shamell iniciaram o NBB com tudo e lideraram a equipe a duas vitórias seguidas (na primeira partida, o time atuou com os garotos do Sub-22). Smith possui médias de 19 pontos e sete assistências por jogo, enquanto que seu compatriota lidera a pontuação do esquadrão comandado por Cláudio Mortari com 23 tentos por duelo.
“Desde que cheguei ao Brasil sempre fui muito amigo do Leandrinho. Agora vou ter a oportunidade de jogar ao lado dele e vai ser uma experiência incrível. A chegada dele nos dará mais liberdade ainda para pontuar, já que as defesas ficarão bastante atentas com ele. Estou muito feliz com a contratação dele, que é um craque, e vamos com tudo nesta longa caminhada no NBB”, afirmou Shamell.
Porém, se o Pinheiros tem suas armas, o Flamengo também tem em quem se apoiar para vencer o confronto deste sábado e manter os 100% de aproveitamento na competição. Com incríveis atuações, o argentino Nicolás Laprovittola deu seu cartão de visitas logo em suas três primeiras partidas no NBB. O armador ocupa o primeiro posto entre os maiores cestinhas do campeonato nacional, com expressivos 27 pontos por jogo, e ainda tem médias de 4,3 assistências e 4,0 rebotes por confronto.

Com altas médias em pontos e rebotes, Olivinha é um dos destaques do bom início do Flamengo (Alexandre Vidal/Fla Imagem)
Quem também se destacou no bom início do esquadrão da Gávea no NBB e tem uma boa parcela de contribuição para o time estar invicto até o momento é o ala/pivô Olivinha. Um dos destaques da equipe na conquista do título da última temporada, o jogador manteve suas atuações em um nível alto e somou médias de 17 pontos e 10,6 rebotes nas três primeiras partidas do time rubro-negro na sexta edição da maior competição da modalidade da bola laranja no Brasil.
“Eu e o Nico (Laprovittola) assumimos essa responsabilidade e estamos tentando ajudar o Flamengo da melhor maneira possível. Graças a Deus vem dando tudo certo para nossa equipe e espero que a gente consiga levar a melhor nesse duro confronto contra o Pinheiros”, disse Olivinha, que defendeu as cores do clube da capital paulista nas quatro primeiras edições do NBB.
Para o jogo, as duas equipes terão importantes desfalques. O Pinheiros não poderá contar com os serviços do armador Paulinho e do pivô norte-americano Steve Toyloy, ambos lesionados. Por sua vez, o Flamengo segue desfalcado dos alas Marcelinho, que cumprirá suspensão, e Marquinhos, ainda em recuperação de uma lesão no joelho esquerdo. Para piorar a situação dos cariocas, o ala/armador Vitor Benite sofreu uma lesão no joelho esquerdo na partida da última quinta-feira, diante do Palmeiras, e não estará à disposição do técnico José Neto para a partida.
“Realmente estamos tendo um ótimo início de temporada, mesmo com os desfalques, Estamos fazendo um grande trabalho e com muita qualidade estamos invictos até agora. A gente chega motivado para o jogo de amanhã, mesmo sabendo do potencial do time do Pinheiros. Eles contarão com a estreia do Leandrinho, mas estamos preparados para esse desafio e esperou que a gente consiga fazer um bom trabalho para ficar com mais uma vitória”, concluiu Olivinha.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca