#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Promessa de espetáculo

22-11-2013 | 03:00
Por Liga Nacional de Basquete

Estreia de Leandrinho, Laprovittola e Olivinha endiabrados, Joe Smith e Shamell em grande fase: saiba tudo que cerca o grande jogo entre Pinheiros e Flamengo

A rodada deste sábado (23/11) do NBB 2013/2014 terá uma partida que promete ser um verdadeiro espetáculo dentro das quatro linhas. Em São Paulo, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, Pinheiros/SKY e Flamengo se enfrentarão às 16 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal do SporTV.

O jogo, que envolverá os atuais campeões da Liga das Américas e do NBB, respectivamente, terá alguns ingredientes especiais para se tonar um duelo memorável. A começar pela estreia do ala/armador Leandrinho Barbosa pelo clube da capital paulista, justamente diante da equipe em que atuou durante parte da temporada 2011/2012 da maior competição de basquete do país.

Durante o locaute da NBA, em 2011, o jogador disputou seis partidas da quarta edição do campeonato nacional pelo Flamengo e conquistou cinco vitórias e apenas uma derrota, esta curiosamente sofrida diante de seu novo time, o Pinheiros. Agora, do outro lado, o renomado atleta espera começar bem sua jornada com a camisa pinheirense.

“Vai ser um jogo muito duro. É uma equipe que eu já passei e sei bem como é jogar com a camisa do Flamengo. Então, tenho certeza de que eles virão para ganhar o jogo, da mesma maneira que também entraremos em quadra. Temos um grupo muito bom, com muitos jogadores experientes e que se entendem bem dentro da quadra. Querendo ou não o Pinheiros é o vice-campeão do mundo, então eu acho que vai ser um grande jogo”, disse Leandrinho, que vestirá a camisa de número 28 no Pinheiros.

Leandrinho e Luis Eduardo de Dutra Rodrigues

Apresentado na última quinta-feira, Leandrinho fará sua estreia pelo Pinheiros neste sábado (João Pires/Divulgação)

Em sua estreia pelo Pinheiros, Leandrinho contará com a companhia de dois jogadores que atravessam ótimo momento para tentar levar o time à vitória. Os norte-americanos Joe Smith e Shamell iniciaram o NBB com tudo e lideraram a equipe a duas vitórias seguidas (na primeira partida, o time atuou com os garotos do Sub-22). Smith possui médias de 19 pontos e sete assistências por jogo, enquanto que seu compatriota lidera a pontuação do esquadrão comandado por Cláudio Mortari com 23 tentos por duelo.

“Desde que cheguei ao Brasil sempre fui muito amigo do Leandrinho. Agora vou ter a oportunidade de jogar ao lado dele e vai ser uma experiência incrível. A chegada dele nos dará mais liberdade ainda para pontuar, já que as defesas ficarão bastante atentas com ele. Estou muito feliz com a contratação dele, que é um craque, e vamos com tudo nesta longa caminhada no NBB”, afirmou Shamell.

Porém, se o Pinheiros tem suas armas, o Flamengo também tem em quem se apoiar para vencer o confronto deste sábado e manter os 100% de aproveitamento na competição. Com incríveis atuações, o argentino Nicolás Laprovittola deu seu cartão de visitas logo em suas três primeiras partidas no NBB. O armador ocupa o primeiro posto entre os maiores cestinhas do campeonato nacional, com expressivos 27 pontos por jogo, e ainda tem médias de 4,3 assistências e 4,0 rebotes por confronto.

Olivinha_FLA e André Luiz_GOI

Com altas médias em pontos e rebotes, Olivinha é um dos destaques do bom início do Flamengo (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Quem também se destacou no bom início do esquadrão da Gávea no NBB e tem uma boa parcela de contribuição para o time estar invicto até o momento é o ala/pivô Olivinha. Um dos destaques da equipe na conquista do título da última temporada, o jogador manteve suas atuações em um nível alto e somou médias de 17 pontos e 10,6 rebotes nas três primeiras partidas do time rubro-negro na sexta edição da maior competição da modalidade da bola laranja no Brasil.

“Eu e o Nico (Laprovittola) assumimos essa responsabilidade e estamos tentando ajudar o Flamengo da melhor maneira possível. Graças a Deus vem dando tudo certo para nossa equipe e espero que a gente consiga levar a melhor nesse duro confronto contra o Pinheiros”, disse Olivinha, que defendeu as cores do clube da capital paulista nas quatro primeiras edições do NBB.

Para o jogo, as duas equipes terão importantes desfalques. O Pinheiros não poderá contar com os serviços do armador Paulinho e do pivô norte-americano Steve Toyloy, ambos lesionados. Por sua vez, o Flamengo segue desfalcado dos alas Marcelinho, que cumprirá suspensão, e Marquinhos, ainda em recuperação de uma lesão no joelho esquerdo. Para piorar a situação dos cariocas, o ala/armador Vitor Benite sofreu uma lesão no joelho esquerdo na partida da última quinta-feira, diante do Palmeiras, e não estará à disposição do técnico José Neto para a partida.

“Realmente estamos tendo um ótimo início de temporada, mesmo com os desfalques, Estamos fazendo um grande trabalho e com muita qualidade estamos invictos até agora. A gente chega motivado para o jogo de amanhã, mesmo sabendo do potencial do time do Pinheiros. Eles contarão com a estreia do Leandrinho, mas estamos preparados para esse desafio e esperou que a gente consiga fazer um bom trabalho para ficar com mais uma vitória”, concluiu Olivinha.