#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Promessa de espetáculo

08-01-2015 | 11:23
Por Liga Nacional de Basquete

Líder contra 3º colocado: em grande fase no NBB 7, Limeira recebe o atual bicampeão Flamengo, nesta sexta-feira, no interior paulista, com transmissão ao vivo do SporTV

A 15ª rodada da temporada 2014/2015 do NBB será fechada com um duelo de gigantes. Líder e atual bicampeão, Winner/Limeira e Flamengo estarão frente a frente, nesta sexta-feira (09/01), no Ginásio ‘Vô’ Lucato, na cidade de Limeira (SP), às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.

Os limeirenses estão mais do que embalados no NBB e não sabem o que é perder há seis rodadas, acumulando vitórias consecutivas sobre UniCEUB/BRB/Brasília, Basquete Cearense, Unitri/Pilhas Energizer, Minas, Rio Claro e Macaé. Já os cariocas iniciaram 2015 com êxito sobre Rio Claro e se recuperaram da derrota para o Macaé no fechamento de 2014.

“Começamos como queríamos depois do recesso de final de ano, superando o Rio Claro fora de casa e agora temos mais um jogo duríssimo contra o Limeira em sua quadra, no entanto, seguiremos com o mesmo pensamento, que é de buscar o resultado positivo para estarmos entre os times mais bem colocados na classificação nesta reta final da primeira fase”, comentou o ala/armador Benite, do Flamengo.

David Jackson, do Limeira, e Laprovittola, do Flamengo

Partida marcará mais um reencontro entre David Jackson, do Limeira, e o Flamengo, clube que defendeu no NBB4 (JB Anthero/Divulgação)

Apesar da promessa de um grande jogo por envolver dois dos melhores times da atual temporada do NBB, o duelo entre Limeira e Flamengo não promoverá grandes mudanças na tabela de classificação, pois qualquer resultado deixará as duas equipes nas mesmas posições em que se encontram. No entanto, é um jogo fundamental para os posicionamentos das equipes lá na frente.

“Sabemos é um jogo muito importante, não só por ser contra o atual campeão, mas também na briga por posições. Eles estão próximos a nós na tabela de classificação e sabemos que um jogo como esse pode definir o posicionamento das equipes ao final da fase de classificação. Temos que estar muito atentos e também saber que a vantagem de pontos pode ser algo muito importante mais para frente”, declarou o técnico do Limeira, Dedé Barbosa.

A equipe do interior paulista está isolada na liderança, com campanha de 13 resultados positivos em 14 duelos (92,8% de aproveitamento) e mesmo em caso de revés seguirá firme na ponta da tabela, pois ainda não corre risco de ser ultrapassada pelo vice-líder Paschoalotto/Bauru.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

“Para você bater um time como o Flamengo, que conta com um plantel de muita qualidade, você tem que marcar demais. Se jogar contra eles de ‘peito aberto’ você vai perder. O único jeito de vencer é apresentar uma defesa muito forte, além de jogar coletivamente no ataque”, analisou o treinador do Limeira.

Olivinha, do Flamengo, e Bruno Fiorotto, do Limeira

Flamengo precisa vencer para evitar uma ultrapassagem do 4º colocado Minas e ainda seguir perto do vice-líder Bauru (JB Anthero/Divulgação)

Já os rubro-negros venceram nove das 12 partidas que disputaram na atual temporada do NBB e ocupam a terceira colocação. Uma vitória sobre o Limeira, no entanto, não será suficiente para a equipe carioca passar o Bauru na classificação, assim como uma derrota não os fará perder o posto para o quarto colocado, Minas.

“O nosso adversário vem liderando e é não por acaso, está se apresentando muito bem, jogando de forma coesa e, diante de sua torcida, vai querer manter a boa fase, mas estamos preparados para tentar superar todas as dificuldades”, completou Vitor Benite, que defendeu a equipe do Limeira durante a temporada 2011/2012 do NBB.

Porém, o Flamengo pode assumir a vice-liderança do NBB na próxima rodada, quando faz o tão esperado confronto direto contra o próprio Bauru. Se os rubro-negros superarem os limeirenses e posteriormente passarem pelo Bauru, igualarão a campanha dos bauruenses (11 triunfos em 14 jogos – 78,5% de aproveitamento) e, por terem vantagem no desempate, ficarão na segunda posição do NBB.

O duelo de titãs entre os atuais campeões da Liga das Américas e da Liga Sul-Americana, campeões paulista e carioca, e considerados donos dos melhores elencos do basquete brasileiro, está marcado para a próxima terça-feira (13/01), na HSBC Arena, às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Flamengo defende tabu

Ronald Ramon, do Limeira, e Marcelinho, do Flamengo

Ronald Ramon foi ‘o cara’ da última vitória do Limeira sobre o Flamengo no NBB, em 2011 (Divulgação/LNB)

Além de querer chegar à vice-liderança, o Flamengo entrará em quadra para defender um tabu contra o Limeira no NBB. O clube da Gávea não perder para os limeirenses há seis partidas, sendo três delas no Ginásio Vô Lucato, e a invencibilidade no confronto já dura três temporadas.

+Clique aqui e confira o histórico do confronto entre Limeira e Flamengo no NBB

A última vitória da equipe paulista sobre os rubro-negros pelo campeonato nacional aconteceu no segundo turno do NBB 3, no dia 03 de abril de 2011, quase quatro anos atrás, quando o armador dominicano Ronald Ramon brilhou, anotou 23 pontos, oito rebotes e cinco assistências e liderou o Limeira na vitória sobre o Flamengo, também no Vô Lucato, por 79 a 69.

As duas equipes já se enfrentaram dez vezes na história do NBB, com oito vitórias do Flamengo e apenas duas do Limeira.

“Cada temporada tem uma história e não nos incomoda esse tabu frente ao Flamengo. Mas estamos com fome de bola para vencer esse jogo. Será um grande duelo e Limeira está preparado para isso”, comentou Dedé Barbosa.