HOJE
Promessa de espetáculo
Por Liga Nacional de Basquete
Donos de elencos bastante homogêneos, Paulistano e Brasília abrem série quartas de final neste sábado, na capital federal, com transmissão ao vivo dos canais SporTV
Duas das maiores potências da atual temporada estarão frente a frente, neste sábado (16/04), para iniciar uma das séries quartas de final do NBB CAIXA. No Ginásio da ASCEB, na capital do país, UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e Paulistano/Corpore farão o primeiro duelo do confronto que vale vaga na semifinal da competição, às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV.
Com 20 vitórias e oito derrotas (71,4% de aproveitamento), o clube alvirrubro terminou a fase de classificação na terceira colocação e conseguiu a vaga direta às quartas de final pelo terceiro ano consecutivo. Do outro lado, os candangos buscaram um lugar no G-4 até a última rodada, mas acabaram a primeira fase no sexto lugar, com 18 triunfos e dez resultados negativos (64,3% de aproveitamento).
+Clique aqui e confira as curiosidades e recordes da história das quartas de final do NBB CAIXA
“Playoff é um outro campeonato que se inicia. A fase de classificação já ficou para trás. É um confronto extremamente equilibrado, e temos que tentar anular os pontos fortes da equipe deles. Precisamos fazer um bom Jogo 1 para depois encararmos a sequência longe do torcedor”, avaliou Jefferson Campos, do Brasília, que defendeu o Paulistano nas três primeiras edições do NBB CAIXA.
Para chegar até as quartas de final pela oitava vez em oito temporadas, a equipe do Distrito Federal passou pelo “caçula” Banrisul/Caxias do Sul, 11º colocado na fase de classificação do NBB CAIXA, nas oitavas de final. Mesmo depois de perder o Jogo 1 fora de casa, os comandados do técnico Bruno Savignani se recuperaram em grande estilo, venceram os três duelos seguintes e fecharam a série em 3 a 1.
“Principal de um playoff é pensar cada momento. Não podemos ficar imaginando o segundo, terceiro jogo. Tem que focar 100% das energias no primeiro duelo, fazer valer nosso mando de quadra para depois tentar mandar um pouco de pressão para cima deles e beliscar uma vitória em São Paulo. O time está bem equilibrado, coeso, bem forte. Ampliamos o jogo para os lados da quadra e isso com certeza vai nos trazer boas possibilidades de avançar”, analisou Bruno Savignani.
Um fato que acentua ainda mais o equilíbrio entre as duas equipes são a homogeneidade dos respectivos elencos. Ambas possuem saem jogando com dois armadores (Dawkins e Valtinho, e Fúlvio e Deryk), um ala de força (Gemerson e Pilar), um ala/pivô chutador (Gruber e Giovannoni), e um pivô de força (Caio Torres e Ronald).
Ainda fazendo parte da rotação, no banco de reservas, Paulistano e Brasília têm um armador de velocidade e explosão (Arthur Pecos e Jefferson Campos), dois pivôs fortes (Toyloy e Guilherme, e Cipolini e Coimbra), e alas pontuadores (Jhonatan contra Arthur e Diego), além de seus terceiros armadores (Victinho e Pureza), e de seus jovens (Mogi contra Luiz).
“Os times podem ter essa homogeneidade, sim, mas nosso time não é igual ao deles. O diferencial será vontade, a garra e a determinação de cada jogador, que pode vir do banco e ajudar o seu time. A série, com certeza, será muito dura, pois o time do Brasília é bem qualificado, mas agora estamos disputando outro campeonato, o que passou já foi e valeu para chegarmos até aqui. Agora precisamos do dobro para seguir em frente e buscar a próxima fase”, comentou Arthur Pecos, do Paulistano.
Na atual temporada, o Brasília venceu os dois duelos contra o Paulistano na fase de classificação. No primeiro turno, em São Paulo (SP), a equipe da capital do país contou com grande atuação do garoto Deryk Ramos, autor de 27 pontos, para superar os alvirrubros, por 81 a 75. Já no jogo da volta, na ASCEB, os candangos fizeram valer o fator casa e venceram diante de sua torcida, pelo placar de 81 a 69.
“Dá muita confiança ao time o fato de nosso jogo ter encaixado contra eles. Mas isso foi devido à forma que começamos o jogo, o ritmo e a pressão que exercemos para cima deles. Para a vitória se repetir, vai depender do nosso foco e determinação dentro de quadra”, afirmou o armador Deryk Ramos, do Brasília, que somou média de 19,0 pontos nos dois jogos contra o Paulistano neste NBB CAIXA.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
Confira a programação completa da série entre Paulistano e Brasília:
– Paulistano/Corpore (3º) x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília (6º)
Jogo 1 – 16/04 (sábado), às 20 horas, no Ginásio da Asceb, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 2 – 20/04 (quarta), às 19h30, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 3 – 22/04 (sexta), às 21 horas, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 4* – 25/04 (segunda), às 21 horas, no Ginásio da Asceb, em Brasília – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo