#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Promessa de espetáculo

04-12-2015 | 07:21
Por Liga Nacional de Basquete

Com inédita transmissão ao vivo da Rede TV, Paulistano faz clássico da capital paulista contra o Pinheiros podendo estabelecer melhor início de NBB na história

O sábado (05/12) certamente tem tudo para ser pra lá de especial. No Ginásio Antonio Prado Jr, Paulistano/Corpore e EC Pinheiros farão o clássico da capital paulista, às 17h30 (de Brasília), válido pela oitava rodada, em duelo marcado pela primeira transmissão da Rede TV no NBB na história. De quebra, a partida pode marcar o melhor início de NBB da equipe alvirrubra em todo o campeonato nacional.

Líder, invicto e com seis triunfos em seis jogos (100% de aproveitamento), o time do técnico Gustavo De Conti precisa de somente mais um êxito para fazer história e estabelecer a maior sequência de vitórias em um início de NBB.  Na temporada 12/13, os alvirrubros ganharam os seis primeiros jogos que fizeram, um deles sobre o próprio Pinheiros, e cravaram o começo mais positivo na competição.

“Esperamos um jogo muito duro, como sempre é. Paulistano e Pinheiros sempre é um jogo mais duro que os outros, por conta do histórico de rivalidade entre os dois. Será muito difícil, certamente decidido até o final. Esperamos um jogo de placar alto, pois os dois times têm jogadores que pontuam bem. Então quem tiver uma defesa melhor, vencerá”, comentou o armador norte americano do Paulistano, Kenny Dawkins.

Comemoração do Paulistano

Se vencer o clássico contra o Pinheiros, Paulistano estabelecerá seu melhor início de NBB na história (Fabrício de Lima/Divulgação)

Do outro lado, o Pinheiros está bastante embalado e promete dificultar ao máximo a vida do rival. Vindo de três resultados positivos seguidos, sendo dois deles fora de casa – sobre o Franca Basquete e Paschoalotto/Bauru. Os comandados do técnico César Guidetti têm campanha total de cinco êxitos em sete jogos e estão dentro do G-4, com campanha idêntica a do atual tricampeão Flamengo.

“Expectativa é grande, treinamos a semana inteira muito forte. Fizemos um bom jogo contra a Liga Sorocabana e estamos nos preparando muito bem pra pegar o Paulistano, que é uma equipe muito forte e está invicta no NBB. Mas estamos nos preparando mentalmente, analisamos os vídeos, sabemos os pontos fortes deles e tentaremos anulá-los para poder vencê-los”, declarou o jovem ala Lucas Dias, do Pinheiros.

+Confira a tabela de classificação completa da temporada 2015/2016 do NBB

Reforçado e bastante reformulado para esta temporada, o Paulistano conta com um grupo muito forte e um ótimo trabalho coletivo nas partidas. Com destaque para o pivô Caio Torres, que tem passagem pelas categorias de base do Pinheiros, dono da média de 17,3 pontos e 7,2 rebotes por duelo, e para o armador norte-americano Kenny Dawkins, com 12,5 tentos por partida de média.

Já o Pinheiros conta com o protagonismo de um atleta que fez história no rival Paulistano: Desmond Holloway. Uma das novidades do clube pinheirense para 2015/2016, o ala/armador norte-americano, que chegou na Final da sexta edição do NBB pelo time alvirrubro, é o cestinha do time azul e branco na atual temporada, com média de 16,3 pontos por jogo.

Holloway e Dawkins se enfrentaram no Campeonato Paulista 2015; cada um venceu uma (Ale da Costa/Portrait)

Parceiros de longa data, Holloway e Dawkins se enfrentarão pela primeira vez na história do NBB (Ale da Costa/Portrait)

Dawkins e Holloway, por suas vezes, atuaram juntos nas três últimas temporadas e se enfrentarão pela primeira vez na história do NBB. Os dois estiveram juntos na Liga Sorocabana na temporada 2012/2013, partiram juntos para o Paulistano no ano seguinte e permaneceram lado a lado até a temporada passada. Juntos, os norte-americanos levaram o clube alvirrubro à inédita Final do NBB.

“Será a primeira vez que jogarei contra ele (Holloway) no NBB e a gente sempre fica falando desse jogo, zoando um ao outro sobre esse jogo. Será um jogo bem competitivo entre nós. Eu gosto de ganhar e sei que ele gosta também, então jogaremos pra ganhar. Quem vencer terá a oportunidade de zoar o outro depois (risos)”, comentou o alvirrubro Dawkins.

+Confira dados, informações e curiosidades históricas do duelo entre Paulistano e Pinheiros

Junto de Holloway, outro norte-americano, este pouco conhecido em solo brasileiro, vem fazendo uma bela temporada e sendo crucial para o bom momento do Pinheiros no NBB: o armador Corderro Bennett, que em sua primeira experiência no maior campeonato do basquete nacional, tem média de 16,3 pontos e, ao lado do jovem Lucas Dias (13,3 por jogo) e Renan Lenz  (10,0 pontos por jogo), são os destaques pinheirenses na temporada.

“Apesar de se tratarem de dois times com alta produção ofensiva, estamos mais preocupados com a defesa. Sabemos que eles são um time que joga muito em função do Caio (Torres), do Toyloy, então vamos tentar negar essas peças fundamentais deles. Mas cada jogo é um jogo e vamos ver no decorrer da partida como o jogo se desenvolve”, concluiu o pinheirense Lucas Dias, de 20 anos.

Lucas Dias, do Pinheiros, e Alex Garcia, do Bauru

Pinheiros, do promissor Lucas Dias, vem de três vitórias seguidas, uma delas sobre o Bauru em pleno Panela de Pressão (Caio Casagrande/Bauru Basket)

O equilíbrio entre as duas equipes também existe no placar geral do confronto entre eles na história do NBB. Nas sete edições anteriores, Paulistano e Pinheiros se enfrentaram 17 vezes, com dez triunfos dos pinheirenses e sete dos alvirrubros. Das sete vitórias do time do Jardins, seis foram conquistadas nas últimas sete partidas entre eles, com direito a quatro delas nas últimas quatro. Portanto, o Paulistano defenderá um tabu de duas temporada sem perder o clássico no NBB.