HOJE
Reconhecimento!
Por Liga Nacional de Basquete
Com exigência de vacinação e testagem pré-jogo para todos os atletas, Protocolo contra a Covid-19 do NBB foi exaltado pelo Jornal O Globo
Neste sábado (06), a Liga Nacional de Basquete foi citada pelo Jornal O Globo como referência nacional por conta do rigoroso protocolo contra a Covid-19 implantado para a temporada 2021/2022 do NBB. Em meio à não padronização de protocolos das entidades esportivas brasileiras, o NBB é a única competição nacional que exige vacinação dos atletas que participam do campeonato.
”Em relação à nossa competição (NBB), temos uma comissão médica constituída, formada pelos médicos dos clubes associados, e também contratamos o trabalho de consultoria de um médico infectologista, para nortear essas decisões, que são detalhadamente debatidas e votadas pelos clubes”, frisou o diretor Técnico-Operacional da Liga, Paulo Bassul, em resposta encaminhada por e-mail ao jornal.
“A vacinação comprovadamente aumenta a proteção de todo o ecossistema e, como estamos falando de membros de equipe e árbitros, que atuam em um local fechado, sem máscaras, numa modalidade com contato físico, transitando em aeroportos e hotéis de todo o país, fica muito claro que temos que redobrar os cuidados com a saúde desses profissionais. E a vacinação completa e a testagem frequente formam uma combinação poderosa para buscar essa proteção”, finalizou o diretor da Liga Nacional de Basquete.

Protocolo da LNB foi considerado um sucesso pelo Jornal O Globo (João Pires/LNB)
Para entrar nas quadras do maior campeonato de basquete do Brasil é necessário estar vacinado com uma dose da vacina contra a Covid-19 e estar dentro do prazo para a segunda dose. Se o jogador não está com nenhuma dose do imunizante ou com o reforço da imunização em atraso, sua presença nos ginásios do NBB não é permitida.
A aceitação do protocolo por parte dos clubes e dos atletas foi considerada muito boa. Apenas dois jogadores se manifestaram contra a vacina, porém, diante do protocolo da Liga Nacional de Basquete, acataram a imunização. A previsão é que até dezembro de 2022, todos os atletas do NBB estejam 100% imunizados – atualmente, 85% já completaram o programa de imunização e apenas 15% dos jogadores não receberam a segunda dose da vacina.
”Da parte dos clubes não tivemos nenhuma dificuldade, o apoio foi total, lembrando que eles discutem e votam pela aprovação ou não do protocolo antes da publicação Na realidade, todo o ecossistema do basquete participou dessa discussão e da aprovação do protocolo que utilizamos: a Associação dos Atletas, os próprios atletas, os treinadores e os árbitros. Desde o início da pandemia, a Associação dos Atletas tem feito parte dos grupos de discussão para solucionar todas essas questões e nos dado apoio fundamental neste sentido”, comentou Paulo Bassul ao Jornal ao Globo.
”Tivemos poucas indagações e/ou solicitações de abertura de exceção por parte dos atletas, seja por argumentos religiosos ou por opção pessoal. As solicitações foram negadas e os profissionais em questão entenderam que a liga não obriga ninguém a se vacinar e respeita todas as crenças, mas a entidade não abre mão da prerrogativa de definir, juntamente com os clubes participantes, as exigências para participação nas competições que organiza e essas regras, por justiça, têm que valer para todos os participantes. Nenhum desses profissionais optou pela não participação, todos se vacinaram, mas foram bem poucos”, finalizou Bassul à reportagem.

Em dezembro, 100% dos atletas do NBB estarão vacinados
Além da exigência da vacinação, existe outro fator que reforçou o destaque dado pelo Jornal O Globo ao protocolo da LNB contra a Covid-19: a testagem dos atletas. Antes das partidas, todos os jogadores são testados, bem como os árbitros e integrantes da comissão técnica que adentram as quadras do NBB.
A reportagem ainda detalha como outros esportes olímpicos definiram seus protocolos relacionados à Covid-19, como natação, ginástica e vôlei. Para saber mais, acesse a reportagem do Jornal O Globo na íntegra aqui.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca