#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Prova de força

21-02-2013 | 10:33
Por Liga Nacional de Basquete

Visando entrar na zona de classificação para os playoffs, Vila Velha recebe o embalado Pinheiros em duelo válido pela 25ª rodada do NBB

Duelo entre dupla de norte-americanos das duas equipes será uma das atrações do confronto (Montagem/LNB)

Duelo entre dupla de norte-americanos das duas equipes será uma das atrações do confronto (Montagem/LNB)

Apesar de estarem em lados opostos na tabela de classificação do NBB, Vila Velha/Garoto/UVV e Pinheiros/SKY travarão um duelo disputado nesta quinta-feira (21/02), no Ginásio “Tartarugão”, em Vila Velha (ES), às 19h00, com transmissão ao vivo do SporTV.

No primeiro turno, os paulistas, jogando em casa, levaram a melhor, por 92 a 90, graças a uma bola de dois pontos no último segundo. Outro ingrediente que deixará a partida interessante será o duelo entre os norte-americanos Benzor Simmons e Jay Parker, do Vila Velha, e Joe Smith e Shamell, do time paulista. Os atletas nascidos nos Estados Unidos são destaques de suas equipes e fazem excelente temporada no NBB.

Simmons é o terceiro cestinha da temporada, com média de 20,17 pontos por jogo, e Parker, que marca 13,22 pontos em média, e é o líder em bolas de 3 pontos convertidas por partida, com 80 tiros longos convertidos. Do outro lado, Smith soma 19,47 pontos por jogo (quinta melhor média do campeonato), além de distribuir 5,33 assistências por partida, e Shamell anota 14,5 pontos por partida.

“Todas as equipes tem os seus finalizadores, mas isso só acontece porque o resto da equipe trabalhou para ele ficar livre e finalizar. Se os outros jogadores não trabalharem para a bola chegar neles, nada acontece. A característica do Simmons e do Parker é bastante ofensiva, eles são grandes jogadores e tem grande poder de finalização, mas o sucesso da equipe é em cima do trabalho coletivo”, explicou o técnico do Vila Velha, Daniel Wattfy.

Em posição incômoda na tabela, o time capixaba é o 16º colocado, com oito vitórias em 23 confrontos (34,8% de aproveitamento). Apesar da campanha irregular, a equipe do Espírito Santo venceu três dos últimos quatro jogos que disputou, contra Winner/Kabum/Limeira e Cia. do Terno/Romaço/Joinville, em casa e Suzano/Cesumar/Campestre, fora de casa.

O time canela-verde é um forte mandante nesta temporada. Dos oito triunfos conquistados até agora, seis foram jogando em casa, um deles contra o Uniceub/BRB/Brasília, atual tricampeão do NBB. O técnico Daniel Wattfy destaca o apoio da torcida, que sempre lota o Ginásio “Tartarugão”, para conseguir mais uma vitória e se aproximar da zona de classificação para os playoffs.

“Jogar bem em casa é essencial no NBB. Os jogos são sempre equilibrados, muito difíceis, mas estamos conseguindo fazer alguns bons jogos com a ajuda do nosso torcedor.  Essa é mais uma oportunidade de jogar bem também pela necessidade, para conseguimos nos aproximar ainda mais da zona de classificação. A equipe vem empenhada nesse objetivo, e com certeza o apoio do torcedor motiva muito e esperamos que seja mais um dia desses que a casa esteja cheia para conseguirmos sair com a vitória”, comentou o técnico do Vila Velha.

Em situação completamente diferente na temporada, o Pinheiros é o terceiro colocado com 14 vitórias em 20 partidas (70% de aproveitamento). A equipe da capital paulista, que seguirá desfalcada do armador Paulinho e do pivô Morro, vem de três triunfos consecutivos, contra Palmeiras, Paulistano/Unimed e Suzano.

“Temos que ter muita concentração. Estamos fazendo uma campanha muito positiva e será fundamental conseguirmos vitórias nesses próximos jogo. Estamos tendo bastante dificuldade com times que não estão no G-4, que, teoricamente, não estão concorrendo com a gente. Não podemos contar com derrota. Se vencermos as quatro partidas que teremos fora, daremos um grande passo para assegurar um lugar entre os primeiros”, disse o pivô André Bambu.