HOJE
Prova de força
Por Liga Nacional de Basquete
Visando entrar na zona de classificação para os playoffs, Vila Velha recebe o embalado Pinheiros em duelo válido pela 25ª rodada do NBB

Duelo entre dupla de norte-americanos das duas equipes será uma das atrações do confronto (Montagem/LNB)
Apesar de estarem em lados opostos na tabela de classificação do NBB, Vila Velha/Garoto/UVV e Pinheiros/SKY travarão um duelo disputado nesta quinta-feira (21/02), no Ginásio “Tartarugão”, em Vila Velha (ES), às 19h00, com transmissão ao vivo do SporTV.
No primeiro turno, os paulistas, jogando em casa, levaram a melhor, por 92 a 90, graças a uma bola de dois pontos no último segundo. Outro ingrediente que deixará a partida interessante será o duelo entre os norte-americanos Benzor Simmons e Jay Parker, do Vila Velha, e Joe Smith e Shamell, do time paulista. Os atletas nascidos nos Estados Unidos são destaques de suas equipes e fazem excelente temporada no NBB.
Simmons é o terceiro cestinha da temporada, com média de 20,17 pontos por jogo, e Parker, que marca 13,22 pontos em média, e é o líder em bolas de 3 pontos convertidas por partida, com 80 tiros longos convertidos. Do outro lado, Smith soma 19,47 pontos por jogo (quinta melhor média do campeonato), além de distribuir 5,33 assistências por partida, e Shamell anota 14,5 pontos por partida.
“Todas as equipes tem os seus finalizadores, mas isso só acontece porque o resto da equipe trabalhou para ele ficar livre e finalizar. Se os outros jogadores não trabalharem para a bola chegar neles, nada acontece. A característica do Simmons e do Parker é bastante ofensiva, eles são grandes jogadores e tem grande poder de finalização, mas o sucesso da equipe é em cima do trabalho coletivo”, explicou o técnico do Vila Velha, Daniel Wattfy.
Em posição incômoda na tabela, o time capixaba é o 16º colocado, com oito vitórias em 23 confrontos (34,8% de aproveitamento). Apesar da campanha irregular, a equipe do Espírito Santo venceu três dos últimos quatro jogos que disputou, contra Winner/Kabum/Limeira e Cia. do Terno/Romaço/Joinville, em casa e Suzano/Cesumar/Campestre, fora de casa.
O time canela-verde é um forte mandante nesta temporada. Dos oito triunfos conquistados até agora, seis foram jogando em casa, um deles contra o Uniceub/BRB/Brasília, atual tricampeão do NBB. O técnico Daniel Wattfy destaca o apoio da torcida, que sempre lota o Ginásio “Tartarugão”, para conseguir mais uma vitória e se aproximar da zona de classificação para os playoffs.
“Jogar bem em casa é essencial no NBB. Os jogos são sempre equilibrados, muito difíceis, mas estamos conseguindo fazer alguns bons jogos com a ajuda do nosso torcedor. Essa é mais uma oportunidade de jogar bem também pela necessidade, para conseguimos nos aproximar ainda mais da zona de classificação. A equipe vem empenhada nesse objetivo, e com certeza o apoio do torcedor motiva muito e esperamos que seja mais um dia desses que a casa esteja cheia para conseguirmos sair com a vitória”, comentou o técnico do Vila Velha.
Em situação completamente diferente na temporada, o Pinheiros é o terceiro colocado com 14 vitórias em 20 partidas (70% de aproveitamento). A equipe da capital paulista, que seguirá desfalcada do armador Paulinho e do pivô Morro, vem de três triunfos consecutivos, contra Palmeiras, Paulistano/Unimed e Suzano.
“Temos que ter muita concentração. Estamos fazendo uma campanha muito positiva e será fundamental conseguirmos vitórias nesses próximos jogo. Estamos tendo bastante dificuldade com times que não estão no G-4, que, teoricamente, não estão concorrendo com a gente. Não podemos contar com derrota. Se vencermos as quatro partidas que teremos fora, daremos um grande passo para assegurar um lugar entre os primeiros”, disse o pivô André Bambu.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca