HOJE
Prova de superação
Por Liga Nacional de Basquete
Desfalcado, Pinheiros conta com boas atuações de Shamell e do garoto Caboclo, bate anfitrião Bambuqueros (COL) e avança para 2ª fase da Liga das Américas
O Pinheiros/SKY deu uma grande prova de superação para avançar à segunda fase da Liga das Américas 2014. Desfalcado dos armadores Paulinho e Joe Smith e também do ala Jonathan Tavernari, os atuais campeões da competição continental não se intimidaram e bateram o anfitrião Bambuqueros (COL), por 94 a 76, na rodada de encerramento do Grupo A.
Com o triunfo sobre os colombianos, o esquadrão pinheirense fechou sua participação na chave que abriu as disputas do torneio latino-americano na segunda colocação, com uma campanha de dois resultados positivos e uma derrota. A liderança ficou na mãos do Cocodrilos de Caracas (VEN), que venceu seus três compromissos.
Para levar a melhor diante dos donos da casa e seguir vivo na briga pelo bicampeonato, os representantes da capital paulista precisaram se superar. Com uma lesão no tornozelo, Joe Smith sequer viajou para a Colômbia. Enquanto isso, Paulinho sofreu uma grave lesão no joelho na estreia da equipe na competição, diante do Cocodrilos. Para piorar ainda mais o cenário, Tavernari sentiu um problema muscular no duelo seguinte, contra o Toros de Nuevo Laredo (MEX).
Diante de um adversário ainda com chances de se classificar, o técnico Cláudio Mortari precisou formar o quinteto inicial da equipe pinheirense com a presença dos jovens Humberto e Caboclo, que recentemente conquistaram a medalha de bronze da LDB 2013, ao lado dos experientes Shamell, Mineiro e Morro. E deu tudo certo.
“Sofremos muito para chegar até aqui. Conscientizamos todos de que era para terem tranquilidade. Ere praticamente a estreia dos meninos em jogos internacionais, em partidas dessa importância. Mas a equipe respondeu muito bem, com humildade e nos superamos. São essas duas coisas que temos que destacar neste jogo”, exaltou Mortari.
MVP (jogador mais valioso) da última edição da Liga das Américas, Shamell foi o cestinha do jogo, com 30 pontos, e ainda somou seis rebotes e cinco assistências. Ao lado do norte-americano, o Pinheiros teve no promissor ala Bruno Caboclo sua outra grande peça para sair vitorioso. Com direito a quatro bolas certeiras da linha de três pontos em quatro tentativas, o jogador, de apenas 18 anos, deixou a quadra do Ginásio Álvaro Sánchez Silva, em Neiva, com expressivos 24 pontos e cinco rebotes.
“Alguns jogadores nossos estavam machucados e eu tive a oportunidade de jogar. Pude fazer uma boa partida e ajudar os meus companheiros a conseguir esse importante resultado, que nos dá a classificação”, disse Caboclo.
Depois da classificação à segunda fase da Liga das Américas, o Pinheiros volta suas atenções para o NBB 2013/2014 e terá um confronto duríssimo no próximo sábado, às 19h15, fora de casa, diante do líder Flamengo. Enquanto isso, a equipe aguardará as definições dos outros grupos do torneio continental para saber quem serão seus adversários na luta pelo bicampeonato.
“Conseguimos o nosso objetivo. Agora vamos manter o foco para o NBB e, depois, nos concentrar na próxima fase da Liga das Américas. Todo o time está de parabéns. Os meninos entraram muito bem e a equipe jogou um grande basquete”, afirmou o capitão pinheirense Shamell.
Confira os resultados do Grupo A e os próximos jogos da Liga das Américas 2014:
– Grupo A
24/01 (sexta-feira)
Pinheiros/SKY 96 x 99 Cocodrilos (VEN)
Bambuqueros (COL) 89 x 91 Toros (MEX)
25/01 (sábado)
Toros (MEX) 71 x 77 Pinheiros/SKY
Cocodrilos (VEN) 95 x 89 Bambuqueros (COL)
26/01 (domingo)
Toros (MEX) 74 x 80 Cocodrilos (VEN)
Bambuqueros (COL) 76 x 94 Pinheiros/SKY
– Grupo B:
31/01 (sexta-feira)
20h – Unitri/Magazine Luiza x Leones de Ponce (PUR)
22h15 – Aguada (URU) x Lanús (ARG)
01/02 (sábado)
20h – Leones de Ponce (PUR) x Lanús (ARG)
22h15 – Unitri/Magazine Luiza x Aguada (URU)
02/02 (domingo)
20h – Lanús (ARG) x Unitri/Magazine Luiza
22h15 – Aguada (URU) x Leones de Ponce (PUR)