HOJE
Próxima parada: NBB
Por Liga Nacional de Basquete
Após conquista do título da Liga Sul-Americana 2013, Brasília volta atenções para o NBB e enfrenta o Franca, nesta terça-feira, fora de casa
O Uniceub/BRB/Brasília levantou o troféu de campeão da Liga Sul-Americana 2013 na última sexta-feira, agora, após ter sua primeira meta cumprida, a equipe comandada por Sergio Hernandez quer transmitir o embalo da conquista internacional para a partida desta terça-feira, contra o Vivo/Franca, no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), às 20h00, em duelo válido pela quinta rodada do NBB.
Apesar de o ambiente estar altamente favorável no esquadrão da capital federal, sua situação no NBB não é das melhores. A agremiação da Região Centro-Oeste somou apenas uma vitória em três partidas na competição nacional (33,3% de aproveitamento). Também com apenas um triunfo estão francanos, que ainda sofreram três derrotas no campeonato (25% de aproveitamento), uma delas na última rodada, para o Universo/Goiânia, em pleno Pedrocão, por 63 a 61.
“Franca cresce bastante quando joga em seu ginásio e vai jogar em busca do resultado positivo para se recuperar no campeonato. Já o nosso time cumpriu o objetivo na Liga Sul-americana e agora vamos focar o NBB, já que queremos subir na classificação e, para que isso ocorra, uma vitória contra o Franca é muito importante”, ressaltou o ala/pivô Guilherme Giovannoni, eleito o MVP da Liga Sul-Americana 2013.
Embora a missão não seja fácil, o comandante do time do interior paulista terá um importante reforço em quadra: Léo Meindl, que desfalcou a equipe por quase três meses devido a uma lesão no escafóide da mão esquerda, estará de volta para reforçar o plantel francano e auxiliar na busca pela vitória.
O ala, eleito o melhor sexto jogador da última edição do NBB, já esteve no banco durante o jogo contra Goiânia, no sábado, mas não jogou. Totalmente recuperado, Léo é presença confirmada no duelo de amanhã, fato que anima o técnico Lula Ferreira para a partida diante dos tricampeões nacionais.
“O Léo treinou muito bem hoje. É claro que a gente sabe que, após muito tempo parado, a partida será uma readaptação. Mesmo nessas condições, o Léo é um grande jogador e tem muita categoria. Ele poderá ajudar bastante a equipe já neste jogo e ser fundamental para o nosso time”, disse o técnico do Franca, Lula Ferreira.
Curiosidades do confronto:
Já valeu título
Brasília e Franca fizeram a final do NBB3, em que os candangos levaram a melhor na série melhor de cinco, por 3 a 1, e levantar o ‘caneco’ pela segunda vez consecutiva.
Grande superioridade
As duas equipes já se enfrentaram 19 vezes na história do NBB, com 13 vitórias para o Brasília e seis para o Franca.
Faz tempo…
O Brasília levou a melhor sobre o Franca nos últimos cinco duelos no NBB. A última vez em que os francanos saíram vencedores diante da agremiação da capital federal foi no Jogo 3 da Final do NBB3, no dia 22/05/2011, no Pedrocão, por 93 a 92.
Sempre um reencontro
Comandante do Franca, o técnico Lula Ferreira foi técnico do Brasília durante duas temporadas e foi campeão do NBB na segunda edição do maior campeonato de basquete do país.
Pupilos do tio Lula
Atletas do Brasília, o ala/armador Alex Garcia, o ala Arthur e o armador Nezinho são crias do técnico Lula Ferreira. Eles têm uma história grande de conquistas tanto no extinto COC/Ribeirão Preto como no próprio Brasília.
Último encontro
Foi no segundo turno da fase de classificação da temporada passada, em que o Brasília superou o Franca, por 93 a 77, em grande atuação de Alex, autor de 23 pontos.
Poupado
O armador Jefferson Socas, do Franca, sofreu uma luxação no ombro direito na última sexta-feira e não jogou contra o Goiânia. Exames constataram que não se trata de uma lesão grave, mas, ainda assim, o atleta está sendo poupado para que não haja complicações.