HOJE
Próximo passo
Por Liga Nacional de Basquete
França, Eslovênia, Estados Unidos, Espanha, Lituânia, Turquia e Sérvia se juntam ao Brasil e se classificam às quartas de final do Mundial; confira os confrontos
No último final de semana, teve início a fase de mata-mata da Copa do Mundo de Basquete e as oito seleções classificadas às quartas de final foram definidas. França, Eslovênia, Estados Unidos, Espanha, Lituânia, Sérvia, Turquia e Brasil venceram seus compromissos nas oitavas e disputarão as quatro vagas nas semifinais do Mundial, em duelos que acontecerão nesta terça (09/09) e quarta-feira (10/09).
Na partida que abriu as oitavas de final da Copa do Mundo, o selecionado dos Estados Unidos, primeiro colocado do Grupo C, manteve sua invencibilidade na competição e superou o México, quarto colocado do Grupo D, com certa tranquilidade, pelo placar de 86 a 63.
O destaque da atual campeã mundial ficou por conta do armador Stephen Curry, responsável por 20 pontos e quatro assistências. O cestinha da partida, por outro lado, foi o mexicano Gustavo Ayon, com 25 tentos registrados.
A adversária dos Estados Unidos nas quartas de final será a Eslovênia, vice-líder do Grupo D na fase de classificação e que bateu a República Dominicana, terceira do Grupo C, nas oitavas de final, pelo placar de 71 a 61. O ala esloveno Zoran Dragic foi o cestinha do duelo, com 18 pontos, seguido por seu irmão Goran Dragic, autor de 12 tentos. Também com 18 pontos, o ala dominicano Feldeine foi a principal figura da equipe da América Central em quadra.
O confronto quartas de final entre Estados Unidos e Eslovênia acontecerá na terça-feira (09/09), às 16 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV, no Palau Saint Jordi, cidade de Barcelona.
Terceira colocada do Grupo A, a França entrou em quadra para enfrentar a Croácia, vice-líder do Grupo B, e conseguiu sua classificação às quartas de final ao levar a melhor, pelo placar de venceu, por 69 a 64. Com 14 pontos, o ala Nicolas Batum foi o principal destaque do time francês no triunfo. Pelo lado croata, o ala Bojan Bogdanovic registrou expressivos 27 pontos e foi o cestinha da partida.
Nas quartas de final, os franceses terão pela frente uma velha conhecida: a Espanha. Líder invicta do Grupo A, os donas da casa cravaram sua classificação para as quartas ao superarem o Senegal, quarto colocado do Grupo B, pelo placar de 89 a 56. O destaque ficou por conta do ala/pivô Pau Gasol, que deixou a quadra com 17 pontos na conta. Outro destaque espanhol foi o armador Ricky Rubio, responsável por nove pontos, seis assistências e cinco roubos de bola.
Espanha e França reeditarão a final do último Campeonato Europeu quartas de final da Copa do Mundo 2014, na quarta-feira (10/09), às 17 horas (de Brasília), na cidade de Madrid, também com transmissão ao vivo do canal SporTV.
Já no domingo, a líder do Grupo D, Lituânia, assegurou sua vaga nas quartas de final ao superar a Nova Zelândia, quarta colocada do Grupo C, pelo placar de 76 a 71. Para sair de quadra com a vitória, os lituanos contaram com atuação monstruosa de seu principal jogador, o pivô Jonas Valanciunas, que registrou um expressivo duplo-duplo de 22 pontos e 13 rebotes.
Mais tarde, Turquia e Austrália protagonizaram a partida mais emocionante das oitavas de final. Vice-líder do Grupo C contra terceiro do D, respectivamente, turcos e australianos fizeram um jogo disputadíssimo, que foi decidido apenas no segundos finais. Com bola de 3 pontos crucial do armador Preldzic faltando cinco segundos para o fim do duelo, a equipe europeia carimbou sua ida às quartas de final para enfrentar a Lituânia, ao vencer, de maneira dramática, pelo placar de 65 a 64.
Preldzic, por sua vez, foi o destaque da seleção euro-asiática na partida, com 16 pontos, mesma pontuação do ala Güler, que ainda pegou quatro rebotes. Pelo lado australiano, se sobressaiu o pivô Ayron Baynes, com 15 pontos e sete rebotes. O confronto entre lituanos e turcos acontecerá na terça-feira, às 12 horas (de Brasília), no Palau de Saint Jordi, em Barcelona.
Na partida anterior, a Sérvia, quarta colocada do Grupo A garantiu sua classificação às quartas de final ao superar ninguém menos que a Grécia, que até então estava invicta, pelo largo placar de 90 a 72.Os destaques do triunfo sérvio foram o jovem ala Bogdan Bogdanovic, cestinha do duelo, com 21 pontos, e o pivô Mirolsav Raduljica, autor de 16 pontos e seis rebotes. Pelo lado grego, o principal jogador em quadra foi o armador Nick Calathes, responsável por 14 pontos.
E por fim, na última partida das oitavas de final, a Seleção Brasileira fez uma grande partida e superou sua arquirrival Argentina, por 85 a 65. Com o triufo, o Brasil enfrentará a Sérvia nas quartas de final, na quarta-feira (10/09), às 13 horas (de Brasília), em Madrid. Vindo do banco, o jovem armador Raulzinho Neto viveu grande noite e deixou a quadra com 21 pontos. Quem também se destacou pelo lado verde-amarelo foi o ala Marquinhos, responsável por 13 pontos.
Assim como Espanha e França, Brasil e Sérvia se enfrentarão pela segunda vez na competição e decidirão quem avançará às semifinais do Mundial na próxima quarta-feira, às 13 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.
Confira as datas e os horários* dos confrontos das quartas de final da Copa do Mundo 2014:
09/09 (Terça-feira) – Barcelona
12h – Lituânia x Turquia
16h – Estados Unidos x Eslovênia
10/09 (Quarta-feira) – Madrid
13h – Brasil x Sérvia
17h – Espanha x França
* Horários de Brasília
Confira todos os resultados das oitavas de final da Copa do Mundo 2014:
Dia 06/09 (Sábado)
Estados Unidos 86 x 63 México
França 69 x 64 Croácia
República Dominicana 61 x 71 Eslovênia
Espanha 89 x 56 Senegal
Dia 07/09 (Domingo)
Lituânia 76 x 71 Nova Zelândia
Sérvia 90 x 72 Grécia
Turquia 65 x 64 Austrália
Brasil 85 x 65 Argentina