#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Puro equilíbrio

15-04-2016 | 06:13
Por Liga Nacional de Basquete

Donos de campanhas idênticas na fase de classificação, Mogi e Basquete Cearense iniciam série quartas de final neste sábado, com transmissão ao vivo da RedeTV!

Gerson, do Mogi, e Duda Machado, do Basquete Cearense

Basquete Cearense e Mogi decidiram o 4º lugar no saldo de pontos nos confrontos diretos entre si (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

As quartas de final da temporada 2015/2016 do NBB CAIXA vão começar. E logo de cara um jogo que promete fortes emoções. De um lado, o quinto colocado Mogi das Cruzes/Helbor, e do outro, o Solar Cearense, dono da quarta colocação da fase de classificação. Os dois times estarão frente a frente neste sábado (16/04), no Ginásio Hugo Ramos, no Alto Tietê, às 14h10 (de Brasília), com transmissão ao vivo através da RedeTV!.

Ambos com 19 vitórias e sete derrotas, as duas equipes tiveram campanhas idênticas na primeira fase e decidiram o lugar no G-4 no saldo de cestas nos confrontos diretos entre si, que também no limite. Com o triunfo por sete pontos em casa (83 a 76) e o revés por cinco como visitante (78 a 73), o time nordestino conseguiu a vantagem no desempate com os mogianos e ficou com a quarta posição.

+Clique aqui e confira as curiosidades da história das quartas de final do NBB CAIXA

“Espero um jogo igual, um jogo difícil. Acho que o Basquete Cearense está em um momento muito bom. É uma equipe muito experiente e temos que entrar com força total, 100% concentrado, fazer valer o fator casa, trazer a torcida ao nosso favor e pensar que o jogo vai ser decidido nos minutos finais”, comentou o ala e capitão do Mogi, Guilherme Filipin, que completou:

“Muita gente fala que a série de quartas mais disputadas será entre Mogi e o Cearense, a mais forte. Vai ser uma guerra mesmo, até pelas características das duas equipes, que são brigadoras. Não estou esperando algo diferente. Será uma série longa e muito dura, na qual a parte mental será predominante para sair com a vitória”, finalizou Filipin, que tem média de 9,8 pontos por partida na atual temporada do NBB CAIXA.

Davi, do Basquete Cearense, e Lersch, do Mogi

Basquete Cearense, do capitão Davi, chegou às quartas de final pela primeira vez na história do NBB CAIXA (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

E a igualdade entre as duas equipes não se limita apenas ao presente. No histórico do confronto entre elas, Basquete Cearense e Mogi se enfrentaram oito vezes no NBB CAIXA, com quatro vitórias para cada lado. Destes oito, quatro foram vencidos pela equipe que jogou fora de casa, duas do esquadrão nordestino e duas para o time do Alto Tietê.

Vivendo sua melhor fase desde que chegou à elite do basquete nacional em 2012/2013, o Basquete Cearense foi pela primeira vez às quartas de final do NBB CAIXA. Antes disso, os comandados do técnico Alberto Bial foram duas vezes aos playoffs e amargaram duas eliminações nas oitavas, para o Paulistano/Corpore em 2012/2013 (3 a 2) e para o Paschoalotto/Bauru na edição seguinte (2013/2014).

O Basquete Cearense, de Alberto Bial, tem oito vitórias consecutivas no NBB (LC Moreira/Divulgação)

Mesmo “novato” em quartas de final, Basquete Cearense promete dedicação máxima para buscar as 3 vitorias na série (LC Moreira/Divulgação)

“Como nós todos sabemos, playoff é uma situação nova dentro de uma mesma competição. Respeitamos demais o Mogi, que tem um plantel de jogadores muito bons, talvez os melhores americanos do Brasil estejam lá. Mas o Solar Cearense será um time encardido e tentará, de todas as formas lícitas, dentro do jogo, conseguir as três vitórias primeiro”, comentou o comandante do Basquete Cearense, Alberto Bial.

Por sua vez, o Mogi também chegou ao NBB CAIXA em 2012/2013 e foi duas vezes aos playoffs. No entanto, obteve mais sucesso e foi à duas semifinais. Em 2013/2014, surpreendeu a todos ao chegar à semi mesmo sendo o 12º colocado na fase de classificação. No ano seguinte, com o quarto lugar na primeira fase, o esquadrão mogiano foi à semi e perdeu para o líder Bauru, que mais tarde ficaria com o vice-campeonato ao perder a final para o Flamengo.

“É muito difícil falar em favoritismo. Vai ser uma série dura. Não vai ser fácil. Tem de entrar na quadra e mostrar. Não tem como falar que um time é melhor que o outro. A gente já perdeu para times que estavam em baixo e ganhou de times que estavam acima na tabela. Temos chances de chegar à Final e já mostramos isso. Já ganhamos e perdemos de todos os times que estão na parte de cima da tabela. Não dá para dizer que tem favorito”, falou o ala Jimmy, do Mogi.

Jimmy, do Mogi, e Duda, do Basquete Cearense

Sem acreditar em favoritismo, Mogi prega respeito ao Basquete Cearense e espera por série dura (LC Moreira/Divulgação)

Depois do Jogo 1 em Mogi das Cruzes, a série rumará para o Nordeste, onde as equipes farão os Jogos 2 e 3 no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE) – o primeiro na terça-feira (19/04) e o segundo na quinta-feira (21/04), ambos às 21h30 (de Brasília) com transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV.

“Mesmo não sendo favorito e sendo um time que pela primeira vez chegou às quartas de final do NBB CAIXA, acredito que consigamos o nosso grande objetivo, que é passar para as semifinais. Será uma série duríssima. Os dois times se equivalem, mas existem muitas diferenças entre ambos. Vamos ver quais delas prevalecerão”, concluiu Alberto Bial.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Confira a programação completa da série entre Solar Cearense e Mogi:

– Solar Cearense (4º) x Mogi das Cruzes/Helbor (5º)
Jogo 1 – 16/04 (sábado), às 14h10, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes – ao vivo na RedeTV!

Jogo 2 – 19/04 (terça), às 20h30, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza – ao vivo no SporTV

Jogo 3 – 21/04 (quinta), às 16h30, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza – ao vivo no SporTV

Jogo 4* – 24/04 (domingo), às 19 horas, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes – ao vivo no #NBBnaWeb

Jogo 5* – data e horário a definir, no Centro de Eventos, em Fortaleza

*Se necessário