
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
29/07
30/07
31/07
01/08
02/08
03/08
04/08
12/09

Quanta emoção


Ginásio Municipal Gualberto Moreira
Num jogo emocionante e decidido na prorrogação, Brasília supera a Liga Sorocabana e finaliza o ano subindo na tabela de classificação do NBB
Por Liga Nacional de Basquete


O Uniceub/BRB/Brasília foi buscar duas vezes o placar, uma no tempo normal e outra na prorrogação, para conseguir a vitória diante da Liga Sorocabana, neste sábado, fora de casa, por 84 a 83. Com o resultado, os brasilienses fecharam o ano de 2013 com uma campanha modesta no NBB, de cinco vitórias em 11 jogos disputados (45,5% de aproveitamento), mas com moral elevada após essa partida.
O armador Nezinho comandou a vitória do time atual campeão da Liga Sul-Americana. O número 23 do Brasília anotou 24 pontos, sendo que foram seis arremessos convertidos de 3. Além dele, os alas/pivôs Guilherme Giovannoni e Marcus Goree também se destacaram, com 19 e 18 pontos, respetivamente. Pela Liga Sorocabana, o ala Schneider foi o cestinha com 17 pontos.
“Sabíamos que seria uma partida dura, pois a Liga Sorocabana sempre dificulta a vida dos seus adversários atuando em casa. Mas, o time foi guerreiro e conseguiu a vitória no tempo extra, fechando bem o ano, com todo mundo lutando bastante em quadra”, analisou Giovannoni.
-
Cipriano, da Liga Sorocabana, e Goree, do Brasília
-
Greg Smith, da Liga Sorocabana, e Guilherme Giovannoni, do Brasília
-
Guilherme Giovannoni, do Brasília, e De Bem, da Liga Sorocabana
-
Ned Cox, da Liga Sorocabana, e Nezinho, do Brasília
-
Osimani, do Brasília, e Alfredo, da Liga Sorocabana
-
Nezinho, do Brasília, e Ned Cox, da Liga Sorocabana
-
Ned Cox, da Liga Sorocabana, e Osimani, do Brasília
A partida começou num bom ritmo, com ambas as equipe tendo um eficiente aproveitamento ofensivo. Explorando bem o ala/pivô norte-americano Greg Smith, autor de oito pontos no primeiro quarto, a Liga Sorocabana despontou no placar nos primeiros minutos. Pelo lado do Brasília, o também ala/pivô Guilherme Giovannoni não deixou com que o adversário abrisse muita vantagem no marcador, que terminou com a liderança dos sorocabanos por 17 a 16.
O ritmo caiu um pouco na etapa seguinte. No entanto, a entrada do ala Isaac deu um novo ânimo ao time de Brasília, que logo nos primeiros minutos conseguiu a virada (23 a 21). A equipe visitante manteve a liderança até o final do período, 28 a 27.
As bolas de fora começaram a cair para Brasília no terceiro quarto e sempre que isso acontece, o adversário tem que ficar muito esperto. Com quatro arremessos certos do armador Nezinho e mais dois de Giovannoni, os brasilienses ampliaram a vantagem para cinco pontos (46 a 41). Apesar da pressão do visitante, o time da casa manteve o alto nível e não deixou que o adversário gostasse tanto do jogo, que foi para o último quarto com a liderança da equipe do DF por 59 a 53.
No quarto e decisivo período, a Liga Sorocabana foi em busca da virada e ficou bem perto disso, quando após uma cesta de 3 pontos seguida de falta, o armador Thiaguinho empatou o jogo em 70 a 70, com menos de dois minutos para o final. Em seguida, o norte-americano Ned Cox matou outra bola de fora que colocou os sorocabanos na liderança por 73 a 70.
Após um ataque errado de cada lado, o Brasília foi para o ataque com 22 segundos no cronômetro, e Marcus Goree sofreu a falta e marcou a bandeja, que deixou a diferença em apenas um ponto (73 a 72). O pivô norte-americano converteu o lance livre de bonificação e empatou o confronto novamente (73 a 73). Com a última bola na mão, a Liga Sorocabana trabalhou a bola, mas o pivô De Bem errou o arremesso, levando a partida para a prorrogação.
No tempo extra, Nezinho liderou novamente o time de Brasília, que com menos de três minutos para o fim, abriu cinco pontos de vantagem (80 a 75). Foi aí que Cox e Smith comandaram a virada da Liga Sorocabana. Com uma bola de 3 de Smith, os paulistas passaram à frente (83 a 82). Faltando menos de 10 segundos para o final, Nezinho chamou a última bola do jogo e acertou o arremesso que consagrou a vitória dos brasilienses.
“Não há muito que comentar. Os jogadores lutaram bastante em busca da vitória, mas acabamos cometendo alguns erros em momentos capitais e a experiente equipe do Brasília soube aproveitar. Temos que seguir trabalhando para crescer na volta do campeonato, que está sendo marcado pelo equilibrio”, comentou o técnico Rinaldo Rodrigues, da Liga Sorocabana.