#JOGAJUNTO

BCLA

Calendário definido

18-02-2026 | 10:11
Por Liga Nacional de Basquete

Séries melhor de três das quartas de final começam em março, colocam brasileiros em confronto direto e definem os classificados ao Final Four da Basketball Champions League Americas

As quartas de final da Basketball Champions League Americas 2025/26 marcam a entrada definitiva da competição em território de decisão. Não há margem para erro. Disputadas em séries melhor de três, no formato 1–2, com o primeiro jogo na casa da equipe de pior campanha na fase de grupos, cada partida passa a ter peso eliminatório. Para os brasileiros, além do desafio individual de cada série, há uma certeza: pelo menos um representante do país estará no Final Four, já que Sesi Franca e KTO Minas se enfrentam em um duelo direto por vaga na semifinal.

O Flamengo é o primeiro brasileiro em quadra. O desafio será contra o Astros de Jalisco, do México, líder de seu grupo e dono do direito de decidir a série em casa. O confronto começa no dia 6 de março, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e continua para Guadalajara nos dias 13 e 14 (se necessário). A diferença de campanhas impõe ao Rubro-negro, que somou duas vitórias e quatro derrotas, em uma chave dominada pelo invicto Nacional, do Uruguai, a necessidade de buscar um resultado fora de casa contra uma equipe que apresentou ótimo desempenho e venceu todos os seis jogos.

O Sesi Franca chega às quartas de final credenciado pela liderança do Grupo D, com campanha de quatro vitórias e duas derrotas. Pela frente estará o KTO Minas, vice-líder do Grupo C com o mesmo desempenho. A série começa em 8 de março, na Arena UniBH, em Belo Horizonte, e depois irá para o Pedrocão, nos dias 11 e 12 (se necessário), em um duelo de alto nível tático, no qual ajustes estratégicos e controle emocional devem ser determinantes na briga por vaga no Final Four. É uma reedição da final do NBB CAIXA da temporada passada.

O cenário dos demais confrontos reforça o grau de competitividade desta edição. O Instituto de Córdoba mede forças com o Boca Juniors em um duelo argentino entre equipes que protagonizaram um desempenho equilibrado na fase de grupos, enquanto o Paisas Basketball Club, da Colômbia, enfrenta o Nacional, sendo que o time uruguaio está invicto em seis partidas e com uma das defesas mais eficientes do torneio.

O entrelaçamento entre campanhas e cruzamentos deixa claro o cenário das quartas de final: o desempenho acumulado oferece vantagem, mas não garantia. Para o Flamengo, trata-se de desafiar a lógica da classificação e buscar consistência fora de casa. Para Sesi Franca e KTO Minas, o duelo direto transforma números idênticos em um confronto de identidade, execução e profundidade de elenco. A partir de março, o que foi construído até aqui será testado sob pressão máxima, com vaga no Final Four em jogo e margem mínima para erro.

Sesi Franca x KTO Minas

Jogo 1 – 8 de março – 19h10 – Belo Horizonte

Jogo 2 – 11 de março – 19h40 – Franca

Jogo 3* – 12 de março – 19h10 – Franca

*se necessário

Astros de Jalisco x Flamengo

Jogo 1 – 6 de março – 19h10 – Rio de Janeiro

Jogo 2 – 13 de março – 23h40 – Guadalajara

Jogo 3* – 14 de março – 23h10 – Guadalajara

*se necessário

Boca Juniors x Instituto

Jogo 1 – 9 de março – 20h10 – Córdoba

Jogo 2 – 12 de março – 21h40 – Buenos Aires

Jogo 3* – 13 de março – 21h10 – Buenos Aires

*se necessário

Nacional x Paisas Basketball Club

Jogo 1 – 6 de março – 21h40 – Medellín

Jogo 2 – 14 de março – 20h40 – Paysandú

Jogo 3* – 15 de março – 20h10 – Paysandú

*se necessário