HOJE
Quase definido
Por Liga Nacional de Basquete
Com elenco completo, Bauru vence Limeira e carimba vaga na próxima fase do Campeonato Paulista 2015; Mogi fica com a liderança do Grupo B
Depois de jogar praticamente todos os jogos do Campeonato Paulista 2015 com elenco incompleto, o Paschoalotto/Bauru finalmente entrou em quadra com força total. Com os retornos de Alex Garcia, Jefferson William e a estreia do recém-chegado Léo Meindl, a equipe do técnico Guerrinha dominou a desfalcada Winner/Limeira e saiu de quadra com a vitória, neste sábado, por 84 a 66, e o melhor: com a vaga para a próxima fase.
Alex, por sua vez, estreou com o pé direito e deixou a quadra com expressivos 22 pontos, sete assistências, cinco rebotes e 27 de eficiência. Quem também se destacou foi o pivô Rafael Hettsheimeir, autor de 20 pontos, além do armador Ricardo Fischer e do ala norte-americano Robert Day, ambos com dez pontos. Pelo lado limeirense, o maior anotador foi o dominicano Ronald Ramon, com 14 tentos.
+Clique aqui e garanta seu ingresso para as partidas entre Bauru e Real Madrid (ESP)
“Foi um dia importante em que contamos com a volta da maioria dos nossos jogadores e isso nos trouxe muita qualidade. Será um trabalho progressivo ainda, mas foi importante pelo resultado e para o futuro da equipe”, contou o técnico Guerrinha, do Bauru, que espera pelo Mundial de Clubes diante do Real Madrid (ESP), nos dias 25 e 27 de setembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP).
Agora com quatro resultados positivos em nove partidas na conta, os atuais campeões das Américas estão na quinta posição do Grupo A e podem até perder para o América de Rio Preto, nesta terça-feira, às 20 horas, que mesmo assim estarão classificados ao mata-mata da competição. Se vencerem, os bauruenses avançarão na vice-liderança da chave e de quebra classificarão a equipe do Limeira.
Tudo isso porque um triunfo sobre os rio-pretenses deixará o Bauru com cinco vitórias e cinco derrotas, mesma campanha do já classificado Osasco, que perde no desempate com os bauruenses pelos resultados nas partidas da fase de classificação. O mesmo acontece com os limeirenses, que ficariam empatados com América e Franca e avançariam com a última vaga do Grupo A por levar vantagem no desempate entre eles.
“O mais importante para nós é continuar desenvolvendo o time. Para este jogo a equipe já vai mais solta, estaremos com mais dois treinos feitos, terá mais entrosamento para esses atletas que estão voltando agora. Queremos usar cada jogo pra evoluir mais e o segundo lugar nos dá uma condição boa de decidir o primeiro playoff em casa. Uma condição de, após darmos tempo de quadra para os mais jovens, recuperar a parte médica e física dos principais jogadores”, concluiu Guerrinha.
O Franca, por sua vez, encerrou sua participação na fase de classificação com um expressivo resultado positivo sobre o América de Rio Preto, jogando em casa, no Ginásio Pedrocão, por 34 pontos de diferença, placar de 106 a 72. Com 24 pontos, o jovem ala francano Antonio Elpídio foi o cestinha da partida, ao lado do norte-americano Corderro Bennett, da equipe rio-pretense, responsável por 20 pontos.
+Confira todas as informações de Bauru x Real Madrid no Hot Site da Copa Intercontinental
No duelo dos já classificados à próxima fase, o líder Rio Claro confirmou a ponta da tabela ao vencer o Osasco, em seus domínios, no Ginásio Felipe Karam, por 92 a 72. Desta forma, o time do técnico Marcelo Tamião fechou a primeira fase com campanha de oito êxitos e duas derrotas, enquanto os osasquenses, que possuem cinco triunfos e cinco revezes, ainda podem ser ultrapassados pelo Bauru e terminar em terceiro.
Seis atletas do esquadrão rio-clarense registraram dez pontos ou mais na partida: Gui Deodato (14), Fernando Penna (12), Dedé (11), Daniel Alemão (10) e Guilherme Teichmann (14), que ainda pegou 11 rebotes e totalizou um duplo-duplo. O cestinha do duelo foi Rodrigo Biro, do Osasco, com 16 tentos.
São José perde em casa, e Mogi fecha 1ª fase na liderança do Grupo B
Mesmo com os quatro classificados à próxima fase já definidos, a rodada do sábado também promoveu mudanças na tabela do Grupo B. Em pleno Ginásio Lineu de Moura, o então líder São José Basketball foi superado pela já eliminada e aguerrida Liga Sorocabana, por 87 a 83. Com o resultado, o time joseense foi ultrapassado pelo Mogi das Cruzes/Helbor e encerrou a primeira fase na vice-liderança da chave.
O norte-americano Chris Grandnigo, autor de 25 pontos, foi o principal pontuador da equipe sorocabana, que também teve o armador Jefferson Socas, responsável por um duplo-duplo de 13 pontos e 11 rebotes, como outro destaque em quadra. Com 29 pontos, o ala/armador Pedro, do São José, foi o cestinha do encontro.
+Clique aqui e confira mais informações e estatísticas sobre o Campeonato Paulista 2015
Além de contar com a derrota dos joseenses, o Mogi das Cruzes precisou vencer o Paulistano/Unimed, fora de casa, no Ginásio Antonio Prado Jr, na capital paulista, pelo placar de 74 a 70, para encerrar a fase de grupos na liderança da chave A, com campanha de oito resultados positivos e apenas duas derrotas.
Os destaques da equipe mogiana ficaram por conta do jovem ala/pivô Lucas Mariano, que registrou 15 pontos e quatro rebotes, e dos norte-americanos Shamell e Tyrone, responsáveis por 12 e 10 pontos, respectivamente. Pelo lado alvirrubro, os maiores anotadores foram o ala/pivô Luis Gruber, com 15 pontos, mesma marca do jovem ala Gemerson, que ainda pegou 11 rebotes e totalizou um duplo-duplo.
Fechando a lista de partidas do Grupo B, o já classificado EC Pinheiros, que garantiu sua classificação ao mata-mata do Paulista na rodada passada ao vencer o clássico da capital contra o Paulistano, levou a melhor sobre o eliminado Jacareí Basketball, fora de casa, pelo placar de 71 a 58.
Com destaque para a dupla de garotos pinheirenses Georginho e Lucas Dias, o primeiro com 15 pontos, sete rebotes e cinco assistências e o segundo com 14 tentos e sete sobras. Quem também se sobressaiu foi a dupla de pivôs vinda do banco de reservas, Renan Lenz e Andrezão, ambos com duplos-duplos: 13 pontos e 12 rebotes e 10 pontos e 10 rebotes, respectivamente. O cestinha do duelo foi Paulo Nery, do Jacareí, com 20 pontos.