HOJE
Quase toda do NBB
Por Liga Nacional de Basquete
Para a disputa do Sul-Americano, José Neto convoca 18 atletas para o início dos treinamentos da Seleção Brasileira; com 14 nomes, NBB domina a lista

Neto comandará a Seleção no Sul-Americano e é mais um representante do NBB no selecionado nacional (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
A temporada de atividades da Seleção Brasileira está aberta. Nesta sexta-feira, foram anunciados os 18 jogadores que iniciarão os treinos visando a disputa do Campeonato Sul-Americano. Para o torneio continental o cargo de técnico será ocupado por José Neto, atual bicampeão do NBB pelo Flamengo e assistente do argentino Rubén Magnano na equipe verde-amarela principal.
Ao todo, foram chamados 18 atletas por Neto e 14 deles disputaram a última temporada do NBB. Com quatro e três convocados cada, respectivamente, Flamengo e Franca Basquete foram as equipes com mais atletas na relação. Da lista, apenas Raulzinho, Rafael Luz, Augusto Lima e Rafael Hettsheimeir, todos atuando no basquete espanhol, não estiveram em quadra na última edição do maior campeonato de basquete do país.
Um dos destaques da campanha do Paulistano no vice-campeonato do NBB 2013/2014, o versátil ala Pilar é uma das caras novas da convocação. Enquanto isso, atletas que viveram bons momentos na última edição competição nacional, como Jefferson, do São José/Unimed, Olivinha, do Flamengo, e Jhonatan, do Franca, voltam a ser lembrados após alguns anos de ausência no time verde-amarelo.

Rivais nas quartas do NBB, Pilar e Léo Meindl estão na lista (Ale da Costa/Portrait)
A lista também conta com alguns dos dos grandes nomes da nova geração do basquete brasileiro, casos de Ricardo Fischer, do Bauru, Gegê e Felício, do Flamengo, Léo Meindl e Lucas Mariano, do Franca, e Humberto e Bruno Caboclo, do Pinheiros/SKY – convocados como convidados. Os sete garotos, que desfilaram seus talentos na LDB, tiveram bons desempenhos em suas equipes na última temporada do NBB e foram lembrados na convocação verde-amarela.
“Essa lista foi feita por mim e pelo Rúben (Magnano) com base nas observações da última temporada. É um grupo com experiência em seleção brasileira e com bagagem em competições internacionais. Vamos ter um tempo de treinamento necessário para deixar a equipe em condições de disputar o Sul-Americano. A competição é curta, apenas cinco dias, com três jogos classificatórios e depois duas partidas decisivas”, avaliou José Neto.
A apresentação do selecionado verde-amarelo acontecerá no dia 29/06, na cidade de São Paulo, onde também será realizado todo o período de treinamentos. O torneio continental será disputado entre os dias 24 e 28 de julho, na Venezuela, e levará seus três primeiros colocados para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015. Além disso, os quatro melhores garantirão vaga no Pré-Olímpico das Américas, também em 2015.
“É importante destacar que vamos em busca do título e de uma das três vagas para o Pan de 2015”, completa Neto, acrescentando que os jogadores também serão observados pelo técnico Magnano e poderão fazer parte da equipe nacional na Copa do Mundo da Espanha.

Maior reboteiro e eleito para o Quinteto Ideal do NBB 2013/2014, Jefferson está de volta à Seleção (João Pires/LNB)
O Brasil está no grupo A do Sul-Americano, ao lado de Paraguai, o Equador e Argentina e na chave B estão Chile, Peru, Uruguai e Venezuela. A estreia dos brasileiros acontecerá no dia 24/07, diante dos paraguaios.
Além do Sul-Americano, a Seleção Brasileira terá a Copa do Mundo como outro desafio em 2014. Para a competição que será realizada na Espanha, o técnico Rubén Magnano anunciará a convocação em breve.

Ricardo Fischer é um dos quatro armadores da convocação (Newton Nogueira/Divulgação)
Confira a lista completa dos convocados:
Armadores
Rafael Luz (Rio Natura Monbus – ESP), Raulzinho (Gipuzkoa Lagun Aro – ESP), Ricardo Fischer (Paschoalotto/Bauru) e Gegê (Flamengo)
Alas
Vitor Benite (Flamengo), Arthur (UniCEUB/BRB/Brasília), Léo Meindl (Franca Basquete), Pilar (Paulistano/Unimed) e Jhonatan (Franca Basquete)
Pivôs
Jefferson (São José/Unimed), Olivinha (Flamengo), Augusto Lima (CB Múrcia –ESP), Lucas Mariano (Franca Basquete), Rafael Mineiro (Winner/Kabum/Limeira) e Rafael Hettsheimeir (Unicaja Málaga – ESP)
Atletas convidados
Bruno Caboclo (Pinheiros/SKY) e Humberto (Pinheiros/SKY)
Confira a tabela completa do Campeonato Sul-Americano:
Tabela do Sul-Americano
1ª Rodada – Dia 24 de julho
Brasil x Paraguai, Equador x Argentina, Uruguai x Chile e Peru x Venezuela
2ª Rodada – Dia 25 de julho
Equador x Brasil, Argentina x Paraguai, Peru x Uruguai e Venezuela x Chile
3ª Rodada – Dia 26 de julho
Paraguai x Equador, Argentina x Brasil, Chile x Peru e Venezuela x Uruguai
Dia 27 de julho
Disputa de 5º ao 8º lugares
3º A x 4º B e 3º B x 4º A
Fase semifinal
1º A x 2º B e 1º B x 2º A
Rodada Final – Dia 28 de julho
Disputa de 7º e 8º lugares
Disputa de 5º e 6º lugares
Disputa de 3º e 4º lugares
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca