HOJE
Quase uma final
Por Liga Nacional de Basquete
Brigando por vaga nos playoffs, estreantes Caxias e Vitória fazem confronto mais do que direto pelo G-12 nesta quarta-feira, no Rio Grande do Sul

Caxias é o 12º colocado e o Vitória é o 14º: ambos com chances reais de playoff (Francisco Galvão/EC Vitória)
Não é só a briga pelas primeiras posições que agita a reta final da fase de classificação do NBB CAIXA. Nesta quarta-feira (23/03), duas equipes que ocupam a parte de baixo da competição farão um confronto mais do que crucial por um lugar nos playoffs do maior campeonato do país: os estreantes Banrisul/Caxias do Sul Basquete e Universo/Vitória, que se enfrentarão no Ginásio Vasco da Gama, na serra gaúcha, às 20h15.
No limite da zona de classificação aos playoffs, em 12º, o time do Rio Grande do Sul tem campanha de oito vitórias em 26 partidas (30,8% de aproveitamento) e precisa garantir este triunfo para permanecer entre os 12 primeiros. Já os baianos estão na 14 colocação, com sete resultados positivos em 25 oportunidades (28% de aproveitamento), e também necessitam urgentemente de um êxito para seguirem vivos na briga pelo G-12.
+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2015/2016
“Contra o Vitória, será uma partida decisiva. Não tem motivação maior do que jogar em casa, dependendo só da gente. Uma reta final para entrar nos playoffs. É um confronto direto, e a gente tem que entrar muito atento, porque eles também precisam do resultado. Vamos entrar focados para podermos fazer a lição de casa e colocar um pé na próxima fase”, comentou o armador Gustavinho, do Caxias.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
Depois de receber o rubro-negro baiano em sua casa, o Caxias finalizará sua participação na fase de classificação do NBB CAIXA 2015/2016 enfrentando o EC Pinheiros, também em seu ginásio, na próxima terça-feira (29/03). Vindo de triunfo sobre o Rio Claro (75 a 74), os comandados do técnico Rodrigo Barbosa dependem apenas das próprias forças para garantir a vaga na fase de mata-mata.
“Nossa torcida terá um papel muito importante. Ela nos apoia e isso faz muita diferença no jogo. Temos que usar o fator casa para desequilibrar o duelo a nosso favor. Chegamos a essas duas rodadas finais com todas as condições de nos classificarmos”, acrescentou o armador da equipe caxiense, que participou do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA no último final de semana.
Já o time do técnico Régis Marrelli terá mais dois jogos após o confronto diante do Caxias, todos fora de casa, contra EC Pinheiros e o clássico nordestino contra o Solar Cearense. Nas três partidas que lhe resta, o Vitória precisa ganhar e ainda torcer por tropeços dos times que estão à sua frente, como São José, Liga Sorocabana e o próprio Caxias.
Quando se enfrentaram no primeiro turno, o Vitória fez valer o mando de quadra e levou a melhor sobre o Caxias do Sul, no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA). Com destaque para a grande atuação do ala/pivô espanhol Alvaro Calvo, da equipe baiana, que marcou 16 pontos no último quarto, totalizou 25 e liderou o rubro-negro baiano ao triunfo, pelo placar de 74 a 65.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
