HOJE
Quase uma final
Por Liga Nacional de Basquete
Brigando por vaga nos playoffs, estreantes Caxias e Vitória fazem confronto mais do que direto pelo G-12 nesta quarta-feira, no Rio Grande do Sul
Não é só a briga pelas primeiras posições que agita a reta final da fase de classificação do NBB CAIXA. Nesta quarta-feira (23/03), duas equipes que ocupam a parte de baixo da competição farão um confronto mais do que crucial por um lugar nos playoffs do maior campeonato do país: os estreantes Banrisul/Caxias do Sul Basquete e Universo/Vitória, que se enfrentarão no Ginásio Vasco da Gama, na serra gaúcha, às 20h15.
No limite da zona de classificação aos playoffs, em 12º, o time do Rio Grande do Sul tem campanha de oito vitórias em 26 partidas (30,8% de aproveitamento) e precisa garantir este triunfo para permanecer entre os 12 primeiros. Já os baianos estão na 14 colocação, com sete resultados positivos em 25 oportunidades (28% de aproveitamento), e também necessitam urgentemente de um êxito para seguirem vivos na briga pelo G-12.
+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2015/2016
“Contra o Vitória, será uma partida decisiva. Não tem motivação maior do que jogar em casa, dependendo só da gente. Uma reta final para entrar nos playoffs. É um confronto direto, e a gente tem que entrar muito atento, porque eles também precisam do resultado. Vamos entrar focados para podermos fazer a lição de casa e colocar um pé na próxima fase”, comentou o armador Gustavinho, do Caxias.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
Depois de receber o rubro-negro baiano em sua casa, o Caxias finalizará sua participação na fase de classificação do NBB CAIXA 2015/2016 enfrentando o EC Pinheiros, também em seu ginásio, na próxima terça-feira (29/03). Vindo de triunfo sobre o Rio Claro (75 a 74), os comandados do técnico Rodrigo Barbosa dependem apenas das próprias forças para garantir a vaga na fase de mata-mata.
“Nossa torcida terá um papel muito importante. Ela nos apoia e isso faz muita diferença no jogo. Temos que usar o fator casa para desequilibrar o duelo a nosso favor. Chegamos a essas duas rodadas finais com todas as condições de nos classificarmos”, acrescentou o armador da equipe caxiense, que participou do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA no último final de semana.
Já o time do técnico Régis Marrelli terá mais dois jogos após o confronto diante do Caxias, todos fora de casa, contra EC Pinheiros e o clássico nordestino contra o Solar Cearense. Nas três partidas que lhe resta, o Vitória precisa ganhar e ainda torcer por tropeços dos times que estão à sua frente, como São José, Liga Sorocabana e o próprio Caxias.
Quando se enfrentaram no primeiro turno, o Vitória fez valer o mando de quadra e levou a melhor sobre o Caxias do Sul, no Ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA). Com destaque para a grande atuação do ala/pivô espanhol Alvaro Calvo, da equipe baiana, que marcou 16 pontos no último quarto, totalizou 25 e liderou o rubro-negro baiano ao triunfo, pelo placar de 74 a 65.