#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Que alívio!

BRB/Brasília BRA 82
x
64 Botafogo BOT
21
1ºQ
X
16
16
2ºQ
X
13
24
3ºQ
X
21
21
4ºQ
X
14

Ginásio da ASCEB

15 de novembro de 2018
Por Liga Nacional de Basquete

Com grande atuação do trio de estrangeiros, Brasília bate Botafogo em casa e conquista primeiro triunfo no NBB CAIXA 2018/2019

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô Relatório +/- Análise de Quntetos
82
MANTEVE
14º Colocado (*)
X
64
-3 POSIÇÕES
8º Colocado (*)
82
PTS
64
15
A3C
7
12
A2C
14
13
LLC
15
27
RT
33
21
ASS
13

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Depois de seis derrotas nas primeiras seis partidas do NBB CAIXA 2018/2019, o Universo/Caixa/Brasília se recuperou e conquistou o primeiro triunfo na competição. Na noite desta quarta-feira (14/11), o time da capital federal recebeu o Botafogo, no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), e levou a melhor pelo placar de 82 a 64.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

Põe na conta: Com o resultado, o Brasília conseguiu sua primeira vitória em sete partidas disputadas no campeonato (14,3% de aproveitamento) e subiu para a 13ª colocação. Já o Botafogo perdeu a chance de entrar no grupo dos quatro melhores e caiu para o sexto lugar, com quatro triunfos e três derrotas (57,1% de aproveitamento).

Gringos quentes: Os três estrangeiros do clube da capital federal foram decisivos na partida desta quarta-feira. O ala/armador norte-americano Zach Graham foi o cestinha do jogo com 22 pontos, seguido pelo ala/pivô Ricky Sánchez, com 18 pontos e cinco assistências, e pelo pivô Windi Graterol, que anotou 16 tentos. Juntos, os três foram responsáveis por 56 dos 82 pontos de Brasília (68,2%).

Fala aí, Zach: “Foi uma grande vitória. Tivemos uma semana de treinamentos muito intensa, talvez a mais pesada desde que estou aqui. Nossa estratégia foi boa e entramos em quadra extremamente focados. Essa foi nossa primeira vitória e vamos seguir trabalhando todos os dias para vencer mais”, disse o cestinha da noite, o norte-americano Zach Graham.

Coadjuvantes importantes: Outros dois jogadores tiveram papel importante no triunfo do Brasília: o armador Pedrinho Rava e o ala Rafa Moreira. Os dois começaram a partida no banco de reservas, mas foram bem aproveitados pelo técnico André Germano e não decepcionaram. O primeiro esteve em quadra por 29 minutos e anotou sete pontos, além de cinco rebotes. Já Rafa Moreira contribuiu com oito pontos, incluindo duas bolas do perímetro.

Até que tentaram: Os destaques do Botafogo ficaram por conta do ala/armador Cauê Borges e do pivô Ansaloni. Cauê foi o maior pontuador do Glorioso, com 20 pontos, além de três assistências, dois roubos de bola e 21 de eficiência. Já Ansaloni conseguiu um duplo-duplo de 19 pontos e dez rebotes, com 23 de eficiência.

Fala aí, Cauê: “Começamos bem o campeonato, mas com muito altos e baixos. Temos que trabalhar melhor nosso ataque, rodar mais a bola em nossas mãos, invés de tentar decidir individualmente, no um contra um”, avaliou o ala/armador Cauê Borges.

Abaixo do normal: O armador Jamaal, do Botafogo, vinha sendo o grande destaque da equipe na atual temporada. Na partida contra o Brasília, o norte-americano teve uma participação abaixo da esperada, com apenas quatro pontos anotados (1/8 nos arremessos de quadra) e duas assistências.    

Do início ao fim: Nos primeiros minutos de partida o equilíbrio esteve presente em quadra. Os times se alternaram na liderança até o relógio marcar três minutos e trinta segundos, momento em que os donos da casa assumiram à dianteira do placar (13 a 11), com bola de 3 pontos de Zach Graham, e comandaram a partida até o final do jogo.

Todos os períodos: O Brasília venceu os quatro períodos de partida. No primeiro tempo, as parciais foram mais equilibradas (21 a 16 e 16 a 13). Com nove pontos à frente no terceiro quarto, o time comandado pelo treinador André Germano impôs seu jogo e aumentou a diferença para 18 pontos, após vencer os quartos finais por um total de 45 a 35.

Próxima parada: O Botafogo voltará a atuar nesta sexta-feira (16/11), contra o Basquete Cearense, em Fortaleza (CE), às 19 horas, com transmissão ao vivo no Facebook do NBB. Já o Brasília buscará a segunda vitória na competição sobre o EC Pinheiros, na próxima quarta-feira (21/11), em São Paulo (SP), às 20 horas, com transmissão ao vivo no Twitter do NBB.