#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Que começo!

15-02-2014 | 12:04
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo estreia na Liga das Américas 2014 com expressiva vitória sobre o Capitanes de Arecibo (PUR) e se aproxima da classificação para a próxima fase

O Flamengo precisa vencer o Mavort (ECU) neste sábado para se garantir na fase seguinte da competição (Samuel Vélez/FIBA Américas)

O Flamengo precisa vencer o Mavort (ECU) neste sábado para se garantir na fase seguinte da competição (Samuel Vélez/FIBA Américas)

A estreia do Flamengo na Liga das Américas 2014 não poderia ser melhor. Na noite desta sexta-feira, em Quito (ECU), o atual campeão do NBB superou o Capitanes de Arecibo (PUR), considerado seu principal adversário no Grupo D, pelo largo placar de 123 a 90.

Com destaque para as atuações do ala Marquinhos, autor de 28 pontos, do pivô Jerome Meyinsse, que beirou um duplo-duplo ao registrar 27 pontos e nove rebotes. Já o armador argentino Laprovittola não bateu na trave e anotou dois dígitos em dois fundamentos, ao marcar dez pontos e distribuir 14 assistências.

“Estrear é sempre difícil. Hoje jogamos contra uma equipe que estava aqui uma semana antes para se acostumar com a altitude. É uma equipe muito dura de se enfrentar e foi isso que demonstraram no primeiro tempo. Já no segundo sabíamos que tínhamos que ditar o ritmo da partida e foi o que fizemos. Foi um grande resultado não só pela vitória, mas sim por como jogamos”, declarou o técnico rubro-negro, José Neto.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida

No outro jogo da chave, os chilenos do Leones de Quilpués surpreenderam os anfitriões do Grupo D, Mavort (ECU), e venceram por 100 a 90. Com destaque para o ala norte-americano Jamaal Johnson, responsável por 29 pontos. Já pelo lado dos equatorianos, o ala Blake Walker, também nascido nos Estados Unidos, foi o cestinha da partida, com 31 pontos.

Ao final das partidas da primeira rodada da chave, o Flamengo pode garantir sua classificação à próxima fase já neste sábado, contra o Mavort (ECU). Se os rubro-negros vencerem os donos da casa e o Quilpués passar pelo Capitanes (PUR), cariocas e chilenos estarão automaticamente garantidos na etapa seguinte da competição e somente decidirão o primeiro lugar da chave no domingo, quando se enfrentam no fechamento das disputas em Quito (ECU).

Já se os portorriquenhos levarem a melhor sobre o time do Chile, os dois times ficarão com campanha de uma vitória e uma derrota e a segunda vaga seria decidida na última rodada, quando o Leones (CHI) enfrenta o Flamengo e o Capitanes (PUR) pega o Mavort (ECU).

O experiente ala Marcelinho Machado anotou 22 pontos diante dos portorriquenhos (Samuel Vélez/FIBA Américas)

O experiente ala Marcelinho Machado anotou 22 pontos diante dos portorriquenhos (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Confira os resultados e os horários (de Brasília) das partidas do Grupo D da Liga das Américas 2014:

14/02 (sexta-feira)
20h – Capitanes de Arecibo (PUR) 90 x 123 Flamengo (BRA)
22h15 – Mavort (EQU) 90 x 100 Leones de Quilpue (CHI)

15/02 (sábado)
20h – Leones de Quilpue (CHI) x Capitanes de Arecibo (PUR)
22h15 – Flamengo (BRA) x Mavort (EQU)

16/02 (domingo)
20h – Flamengo (BRA) x Leones de Quilpue (CHI)
22h15 – Mavort (EQU) x Capitanes de Arecibo (PUR)