HOJE
Que começo!
Por Liga Nacional de Basquete
Bauru tira 15 pontos de desvantagem, vira pra cima do Regatas (ARG) e inicia fase semifinal da Liga das Américas com larga vitória; São José perde para Pioneros (MEX)

Bauru, de Alex Garcia, chegou a estar 15 pontos atrás, mas se recuperou e bateu o Regatas por 20 pontos de frente (Caio Casagrande/Bauru Basket)
O Paschoalotto/Bauru iniciou sua caminhada na fase semifinal da Liga das Américas 2015 com a mão direita. Em Cancún (MEX), sede do Grupo E, os atuais campeões sul-americanos recuperaram uma desvantagem que chegou a ser de 15 pontos no segundo quarto e levaram a melhor sobre o Regatas Corrientes (ARG), na noite desta sexta-feira, por 20 pontos de diferença, placar de 90 a 70.
Para começar a corrida por uma vaga no Final Four da competição continental com vitória, os comandados do técnico Guerrinha contaram com grandes atuações do pivô Rafael Hettsheimeir, com 18 pontos e sete rebotes, do armador Larry Taylor, autor de 17 pontos e sete rebotes, do ala/pivô Jefferson, com 16 pontos, e do ala Alex Garcia, que marcou 12 pontos, seis rebotes e cinco assistências.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Bauru e Regatas Corrientes (ARG)
“O mérito da nossa equipe hoje foi a paciência. O Regatas fez um bom começo de jogo e não conseguimos impor nosso estilo dentro de quadra. Mas, com calma e sabedoria conseguimos minar o jogo deles e conquistar essa vitória maiúscula diante de um adversário que estava invicto na Liga das Américas. Fico muito feliz pela vitória, pela forma como construímos o jogo”, comentou o técnico do Bauru, Guerrinha .

Hettsheimeir foi o cestinha do Bauru na vitória na Liga das Américas (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Já o Regatas teve como maiores pontuadores em quadra o ala/pivô norte-americano Marcellus Sommerville, cestinha da partida, com 21 pontos, e o experiente ala e capitão Paolo Quinteros, principal nome da equipe de Corrientes, que deixou a quadra com 13 pontos e quatro assistências. Ex-Macaé Basquete e terceiro reboteiro do último NBB, o ala/pivô argentino Pablo Espinoza registrou sete pontos e seis rebotes.
Agora, depois de iniciar o primeiro quadrangular semifinal com resultado positivo e manter a invencibilidade na Liga das Américas 2015, o Paschoalotto/Bauru medirá forças com o outro brasileiro do Grupo E, o São José/Unimed, que precisa vencer para seguir com chances de ir à próxima fase. O duelo verde-amarelo da chave será neste sábado (21/02), novamente às 21h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.
O jogo
O início do duelo foi truncado, mas o Regatas ficou à frente desde o começo. Na metade do período inicial, os argentinos emplacaram uma corrida de 7 a 0 e ficou com oito pontos de frente (15 a 7). Com mau aproveitamento nas bolas de 3 pontos, os bauruenses não conseguiram uma reação e a vantagem seguiu na mãos dos “hermanos”, que fecharam da primeira parcial vencendo, por 21 a 14.
O bom momento do Regatas teve procedência no segundo quarto e o time da Argentina seguiu mandando no duelo. Depois de estar com três pontos de frente (21 a 18), os “hermanos” emplacaram uma corrida de 14 a 2 e colocaram 15 pontos de vantagem (35 a 20). Depois do baque, o Bauru não sofreu mais cestas até o final do período e imprimiu uma sequência de 11 a 0 para reduzir a frente adversária para quatro pontos e ir para os vestiários com perdendo por 35 a 31.
Mas a história do jogo mudou no terceiro quarto. A equipe do técnico Guerrinha voltou do intervalo pilhada e determinada a mudar o cenário do confronto. E conseguiu. Na metade do terceiro período, os brasileiros viraram o jogo (47 a 46) e não deixou mais a vantagem escapar. Com mão quente nas bolas de fora e preciso nas infiltrações, os bauruenses chegaram a ter oito pontos de frente (57 a 49), mas seguiram tomando muitas bolas de 3 pontos e foram para a etapa final com cinco tentos de vantagem: 63 a 58.
Já na etapa final, os atuais campeões sul-americanos seguiram com ampla superioridade e se sobressaindo principalmente na defesa. Desta forma, os líderes do NBB foram ampliando sua vantagem na medida em que o tempo ia passando O Regatas, por sua vez, pouco conseguiu fazer perante à imponente postura dos bauruenses, que venceram a partida por expressivos 20 pontos de diferença, com placar de 90 a 70.
São José é superado pelo anfitrião

São José foi derrotado para o Pioneros em sua estreia no Grupo E da Liga das Américas (Etzel Espinosa/FIBA Américas)
No outro jogo da noite, o São José/Unimed não resistiu à força dos anfitriões da chave e foram superados pelo Pioneros de Quintana Roo (MEX), por 85 a 71. Os comandados do técnico Zanon tiveram dificuldades para imprimir um bom ritmo defensivo nos três primeiros quartos e chegaram a ficar 16 pontos atrás no terceiro quarto, o que os atrapalhou na hora de tentar uma reação na parcial final.
A equipe do Vale do Paraíba bem que tentou uma ressurgir nos dez minutos finais e chegou a reduzir o prejuízo para nove pontos, mas não teve forças para maiores investidas nos cinco últimos minutos de partida, quando os mexicanos aproveitaram para deslanchare novamente, abrir larga vantagem e só administrar o resultado até o final do duelo.
Os maiores pontuadores da equipe joseense em quadra foram o ala norte-americano Andre Laws, que registrou 18 pontos, do seu compatriota e companheiro de posição, Jimmy Baxter, com 15 pontos, e do pivô William Drudi, autor de um duplo-duplo de 17 pontos e 11 rebotes, além do armador Valtinho, que marcou oito pontos e deu sete assistências.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre São José e Pioneros (MEX)
Já pelo lado da equipe do Pioneros de Quintana Roo, os destaques ficaram por conta do pivô norte-americano Justin Keenan, com um duplo-duplo de 19 pontos e 11 rebotes, e do ala Romel Beck, que saiu do banco de reservas e também registrou 19 pontos, além do armador norte-americano Brody Angley, que marcou 15 pontos e deu oito assistências.
Confira horários (de Brasília) e resultado das partidas do Grupo E da Liga das Américas 2015:
Sede: Cancún (MEX)
– 20/02 (Sexta-feira)
Paschoalotto/Bauru 90 x 70 Regatas Corrientes (ARG)
Pioneros de Quintana Roo (MEX) 85 x 71 São José/Unimed
– 21/02 (Sábado)
21h15 – São José/Unimed x Paschoalotto/Bauru – ao vivo no SporTV
23h30 – Regatas Corrientes (ARG) x Pioneros de Quintana Roo (MEX)
22/02 (Domingo)
20h15 – São José/Unimed x Regatas Corrientes (ARG) – ao vivo no SporTV
22h30 – Pioneros de Quintana Roo (MEX) x Paschoalotto/Bauru – ao vivo no SporTV
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca