HOJE
Que honra
Por Liga Nacional de Basquete
Treinador das categorias de base do Minas é convidado a participar da pré-temporada do Phoenix Suns, da NBA; brasileiro utiliza neuroaprendizagem em suas atividades

Fernando Pereira, o Nandes, está em Phoenix durante a preparação dos Suns para a NBA; brasileiro treinou jogadores como Devin Booker (Divulgação/MTC)
O treinador das categorias de base do Minas Tênis Clube, Fernando Pereira, está vivendo uma experiência especial em sua carreira. Também conhecido como Nandes, o profissional está em Phoenix, nos Estados Unidos, participando da pré-temporada do Phoenix Suns, da NBA. Vamos explicar o porquê.
Tudo começou no último ano através de uma cria da base do time mineiro, o armador Raulzinho. O jogador do Utah Jazz estava de férias em Belo Horizonte e pediu a Nandes que o ajudasse em alguns treinamentos. O treinador aceitou o convite e trabalhou com o armador um conceito utilizado por ele no Minas: a neuroaprendizagem.
“Com os nossos atletas, eu trabalho conceitos de neuroaprendizagem aplicada ao basquete e perguntei ao Raulzinho se eu poderia utilizar alguns desses conceitos com ele. Dei uma semana de treinos para ele e tive a sensação de que ele tinha gostado, pois, algumas vezes, ele elogiou o trabalho e disse não conhecer certos conceitos ou treinamentos”, disse Fernando Pereira, que além de treinador é professor universitário.
Em janeiro deste ano, ele foi até Salt Lake City visitar a sede do Utah Jazz para conhecer a estrutura da equipe, além de acompanhar alguns treinos e jogos do time. Foi aí que ele conheceu o então assistente técnico do Jazz, Igor Kokoskov. Durante um bate-papo com o sérvio, o brasileiro foi surpreendido.
“Na conversa com o Igor, ele me disse que o Raulzinho havia falado sobre os meus treinos no Brasil e me pediu para explicar um pouco mais sobre isso. Aí, aconteceu uma coisa muito especial na minha vida. Ele virou para mim e disse: ‘amanhã, você vai dar o seu treino a alguns dos nossos atletas’. Confesso que fiquei assustado na hora, mas aceitei o desafio e treinei alguns atletas do Utah Jazz que disputam a NBA”, contou o técnico minastenista, que também trabalha com alguns atletas adultos do Minas.
O brasileiro deu mais alguns treinos à equipe durante os 17 dias em que esteve nos Estados Unidos. Depois de voltar ao Brasil, Nandes manteve contato com o treinador sérvio via internet. Passado um tempo, Igor Kokoskov foi anunciado treinador principal do Phoenix Suns e convidou o brasileiro para ajudar na pré-temporada da equipe do Arizona.

O jovem croata Dragan Bender também participou de treinamentos com Nandes (Divulgação/MTC)
Além de trabalhar com atletas dos Suns, dentre eles o astro Devin Booker, o grande nome da franquia, o profissional do Minas aproveita a oportunidade para explicar com mais detalhes alguns dos conceitos e técnicas utilizados por ele.
“Estou explicando para todos os técnicos do time vários conceitos sobre neurociência e neuroaprendizagem. Fiz uma apresentação teórica para todo o Staff, então, acaba que, de certa forma, eu estou ensinando técnicos da NBA. Tudo isso tem sido muito gratificante para mim e mostra que devemos sempre buscar aprimorar os conhecimentos. Às vezes, no Brasil, achamos que estamos muito atrás de outros países em conhecimento e capacidade, mas nem sempre é assim. A informação está disponível para todos, basta corrermos atrás”, afirmou o treinador.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca