#JOGAJUNTO

LDB

Que isso, Minas?

Flamengo FLA 49
x
84 Minas MIN
2
1ºQ
X
21
15
2ºQ
X
21
21
3ºQ
X
18
11
4ºQ
X
24

Gin. Antonio Prado Jr

21 de fevereiro de 2018
Por Liga Nacional de Basquete

Com ritmo defensivo alucinante, Minas abre 25 pontos no primeiro tempo, domina Flamengo e vence a primeira na fase final da LDB

DOCUMENTOS:
Súmula
49
MANTEVE
10º Colocado (*)
X
84
+6 POSIÇÕES
3º Colocado (*)
49
PTS
84
3
A3C
7
12
A2C
22
16
LLC
19
30
RT
37
9
ASS
14

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Depois de perder para o São José Basketball na primeira rodada da fase final do Campeonato Brasileiro de Clubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), o Minas Tênis Clube entrou em quadra com a “faca no dente” contra o Flamengo e conquistou uma expressiva vitória. Com larga vantagem aberta no primeiro tempo, o time de Belo Horizonte dominou o clube da Gávea, por 84 a 49, e ganhou sua primeira na etapa final da competição nacional Sub-20.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Todos juntos: Seis atletas registraram dígitos duplos na pontuação: o ala/pivô Tiago (16), o armador Augusto (15), o ala/pivô Thales Santos (14), o armador Robson (11), o ala/pivô Samuel (10) e o ala Bruno (10). Do lado defensivo, os mineiros forçaram 25 erros do Flamengo, sendo 17 deles no primeiro tempo.

+Votação para o Jogo das Estrelas 2018 está aberta! Clique e escolha os atletas

Fala aí, Augusto: “Perdemos o primeiro jogo para São José ontem e esse jogo era fundamental para a nossa classificação. Em um grupo com quatro times, uma derrota custa muito, então não podíamos pensar em perder. Logo no primeiro quarto já tínhamos que entrar com tudo, além de que o saldo também pesa muito, por isso não paramos nem um minuto para abrir a maior vantagem possível”, declarou Augusto.

Que primeiro tempo: O Minas abriu a partida de maneira impressionante. Com uma defesa pressão quadra inteira bastante pegada, a equipe do técnico Luiz Fernando Leão venceu o primeiro quarto por incríveis 21 a 2. Na sequência, chegou a ter 27 pontos de frente e foi para o intervalo com vantagem de 25 pontos (42 a 17). Ao todo, a defesa minastenista forçou 17 turnovers dos rubro-negros só nos 20 primeiros minutos – quase um por minuto.

Segurou: Com outra postura, o Flamengo se encontrou na partida e cortou a diferença que era de 25 para 15 pontos no meio do terceiro período (51 a 35). No entanto, o bom momento rubro-negro não foi suficiente para reduzir significativamente a diferença. Pouco tempo depois, a margem voltou para a casa dos 20 pontos e, posteriormente, para os 30 pontos no período final.

Fala aí, Augusto (2): “Nossa defesa é muito forte, principalmente quadra inteira. Nossa estratégia foi não deixar eles chegarem na nossa defesa ou que chegassem desorganizados, com pouco tempo no relógio. Felizmente deu certo. Vamos manter essa pegada para o jogo de amanhã contra o Paulistano. Eles estão invictos no campeonato e sabemos que não podemos ter nenhum vacilo. Precisamos entrar nessa mesma pegada e até mais forte”, concluiu o camisa 5 do Minas.

Minas, de Augusto, venceu o primeiro quarto por 21 a 2 e foi para o intervalo com 25 pontos de frente (Marcelo Zambrana/LNB)

Não deu: Depois de duro primeiro tempo, o Flamengo mudou sua postura na volta do intervalo e ganhou o terceiro período por 21 a 18. A diferença chegou a cair para 15 pontos, mas não passou disso. Na estatística, todos os atletas do time carioca pontuaram, com destaque para o ala Felipin, que saiu do banco de reservas e fez 11 pontos.

Fala aí: “O primeiro quarto foi crucial para nós. Fizemos só dois pontos e tomamos 21. Nosso ataque não fluiu e não conseguimos aplicar a defesa que estávamos treinando. Mas o principal mesmo foi o ataque. Não conseguimos rodar a bola e achar o arremesso certo. O importante é aprender com os nossos erros para seguir evoluindo a cada jogo”, declarou o pivô Thiago Sorriso, do Flamengo.

Põe na conta: Com o resultado, o Minas soma campanha de uma vitória e uma derrota e ainda tem chances matemáticas de classificação à semifinal. Já o Flamengo sofreu sua segunda derrota em duas partidas na fase atual e praticamente perdeu as chances de ir à semi.

E agora: Agora, o Minas irá para o “tudo ou nada” nesta quinta-feira (22/02) diante do anfitrião e único invicto da competição, Paulistano/Corpore, às 18 horas, no Ginásio Antonio Prado Jr. Mais cedo, às 13h30, o Flamengo medirá forças com o São José Basketball.