#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Que pena…

28-02-2016 | 10:57
Por Liga Nacional de Basquete

Brasília faz sua parte, vence Correcaminos no último jogo da semifinal, mas acaba eliminado no saldo de cestas do Grupo F da Liga das Américas 2016

Fez a sua parte, mas infelizmente o resultado de sexta-feira contra o Flamengo teve um reflexo ruim neste domingo. Com ótima atuação na defesa, o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília dominou o Correcaminos de Cólon durante os dois últimos quartos, venceu sua última partida no Grupo F, por 103 a 88, mas como dependia da vitória carioca, está fora da Liga das Américas 2016.

2/28/2016 - Barquisimeto, Venezuela - Partido entre uniCEUB (BRA) vs Correcaminos de Colón (PAN) la Liga de la Americas 2016. (photo: Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

Com 11 assistências, Fúlvio foi o da partida ( Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

O cara: Fúlvio fez uma partida espetacular ao dinamizar o jogo sempre que estava com a posse de bola. Quando sua equipe começou a desesperar, o armador muito inteligente passou a ter maior paciência, distribuir melhor a bola, gastar o tempo e dar ótimos passes decisivos. No fim da partida, Fúlvio terminou com oito pontos, cinco rebotes, dois roubos de bola e ainda 11 assistências, isto lhe deu um total de 20 pontos de eficiência.

Não deixou escapar: Quando o Correcaminos ameaçava abrir uma vantagem de dois dígitos, o técnico do Brasília, Bruno Savignani, pediu um tempo, arrumou sua defesa e a equipe panamenha sentiu a diferença. O Brasília aplicou uma sequência de 10 pontos contra apenas 2 do time adversário e, com uma bola de 3 pontos no estouro do cronômetro de Deryk Ramos, empatou o jogo (26 a 26).

Abriu vantagem: Com ótima atuação de Pureza e Guilherme Giovannoni convertendo os arremessos e Fúlvio girando bem a bola, os candangos abriram cinco pontos de vantagem e terminaram o segundo período na frente (56 a 51). Neste período, Fúlvio já havia acumulado 10 assistências.

Consolidação: No meio do terceiro período, o Brasília passou a controlar o jogo, forçar perdas de posse e colocou o Correcaminos em uma situação bem difícil. Fúlvio, Giovannoni e Deryk Ramos começaram sem freio e ampliaram a vantagem para 12 pontos (70 a 58). Depois disso, a equipe panamenha se desesperou e passou a chutar muitas bolas sem espaço. Isto deu ao Brasília uma maior chance de controlar a partida e a equipe administrou até o apito final.

+Clique aqui e confira as estatísticas da última partida do Brasília pelo Grupo F da LDA 2016

Números comprovam: A equipe brasileira não se desesperou, escolheu melhor os chutes e por isso teve um aproveitamento nos tiros convertidos muito melhor que o do Correcaminos. Enquanto o Brasília anotou 59% dos chutes que teve, os panamenhos chegaram a apenas 45%.

2/28/2016 - Barquisimeto, Venezuela - Partido entre uniCEUB (BRA) vs Correcaminos de Colón (PAN) la Liga de la Americas 2016. (photo: Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

Giovannoni foi um dos jogadores que anotou mais de 11 pontos na partida (Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

Carta na manga: O ala Diego, do Brasília, teve uma atuação pequena (jogou apenas 20 minutos), mas foram os minutos em que a equipe mais precisava do atleta. Logo no primeiro quarto quando o Correcaminos de Cólon abria oito pontos, o atleta entrou em campo e anotou seus 10 pontos, não permitindo que a equipe panamenha abrisse vantagem no placar.

#jogajunto: Ao todo, seis atletas do Brasília terminaram a partida com pelo menos dez pontos e foram: Deryk Ramos (14), Guilherme Giovannoni (18), Diego (10), Jefferson Campos (14), Ronald (13) e Cipolini (18).

Põe na conta: O Brasília chegou à duas vitórias no Grupo F e ficou na terceira colocaçãoJá o Correcaminos acumulou seu terceiro resultado negativo nesta etapa de semifinal.

E agora? O Correcaminos está fora da Liga das Américas 2016 e retorna à Cólon, do Panamá. O Brasília não teve ajuda do Flamengo e infelizmente está eliminado da competição.