#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Que reviravolta!

02-04-2014 | 11:04
Por Liga Nacional de Basquete

Após eliminação precoce no Campeonato Paulista, Limeira vira página, faz incrível fase de classificação do NBB e conquista histórica vaga no G-4

Do inferno ao céu: Limeira supera mau momento no início da temporada e faz história do NBB (Allan Conti/Divulgação)

Do inferno ao céu: Limeira supera mau momento no início da temporada e faz história do NBB (Allan Conti/Divulgação)

O início da temporada 2013/2014 não foi nada bom em terras limeirenses. Forte e tradicional equipe do interior de São Paulo, o Winner/Kabum/Limeira não fez boa campanha no Campeonato Paulista e foi eliminado precocemente na primeira fase, ficando de fora da etapa de mata-mata do estadual. O tropeço, no entanto, foi página virada no time do técnico Demétrius, que deu a volta por cima e fez uma campanha histórica na etapa de classificação no NBB6.

Com 21 vitórias em 32 partidas (65,6% de aproveitamento), o time da cidade de Limeira cravou seu melhor desempenho na primeira fase na história do maior campeonato do basquete brasileiro e encerrou sua participação na quarta colocação, posição que o classificou automaticamente às quartas de final, algo que nunca havia acontecido antes.

A ótima campanha fez com o esquadrão limeirense já igualasse seu melhor desempenho na história do NBB. Esta será a segunda vez que a equipe participa das quartas de final, sendo que a primeira foi na edição 2008/2009 da competição, quando o regulamento ainda previa que os oito primeiros colocados da fase de classificação disputariam uma vaga nas semifinais. Desde então, o time paulista jamais havia passado das oitavas de final.

“Estamos muito felizes pelo momento, pelo fato de termos conquistado esse passo. Eu digo sempre que é um passo, pois nosso objetivo é maior. Nosso objetivo é chegar mais longe. O importante foi o grupo ter superado uma fase ruim que passamos no Paulista. O grupo se fechou, se comprometeu e se dedicou muito, e isso foi uma superação muito grande”, comentou Demétrius.

“Hoje parece fácil falar daquele situação ruim que passamos, mas só quem vivenciou aquele momento, momento em que todos colocaram em dúvida nosso trabalho, sabe como foi. Hoje ficamos felizes por termos superado isso e vamos atrás de fazer mais história ainda”, completou o comandante limeirense.

Em relação a temporada passada, Limeira manteve as principais peças do elenco –Hélio e Ronald Ramon e Matheus Dalla – mas fez uma bela reformulação em seu plantel. A agremiação do interior paulista repatriou três jogadores que participaram do título paulista da equipe em 2009: o alas/pivôs Teichmann e Renato Lamas, e o pivô Bruno Fiorotto. Além deles, os pivôs Wagner, vindo do Paulistano, e Renan Leichtweis, ex-Tijuca, reforçaram o time limeirense. Mas a principal contratação do time, sem dúvida alguma, ficou por conta do ala norte-americano David Jackson.

Dentro e fora de quadra, o norte-americano David Jackson tem papel fundamental na grande fase do Limeira no NBB (JB Anthero/Divulgação)

Dentro e fora de quadra, o norte-americano David Jackson tem papel fundamental na grande fase do Limeira no NBB (JB Anthero/Divulgação)

Jogador do Flamengo na temporada 2011/2012 do NBB, Jackson teve grande passagem pelo basquetebol argentino e retornou ao Brasil em grande estilo. Cestinha do Limeira no campeonato e terceiro no ranking geral do campeonato, com média de 20,9 pontos por jogo, o ala soma incríveis aproveitamentos de 48,3% nos tiros de três pontos, 56,9% nos arremessos de dois pontos e 92,3% nos lances livres.

Dono de um expressivo arsenal ofensivo, o jogador, de 31 anos, é o principal destaque e um dos maiores responsáveis pela histórica campanha limeirense no nacional. Mas tal rendimento não é à toa. O jogador é apontado por Demétrius como um dos mais esforçados nos treinamento e, além disso, ainda exerce um papel de liderança fundamental no grupo, tanto dentro como fora de quadra.

“Ele (Jackson) trouxe muita qualidade e principalmente confiança ao grupo, pelo nível que tem. É um jogador diferenciado, tem muito talento, e faz por merecer essa qualidade, pois é o jogador que mais vi treinar na minha carreira. É super focado, super comprometido e colhe os frutos por fazer tudo isso. Ele é um exemplo pra nossa equipe, pros mais jovens e todo mundo se espelha nele”, contou o treinador do Limeira.

“Por exemplo, o nosso pivô Wagner melhorou bastante seu arremesso pois está fazendo série com o Jackson. Ou seja, o Jackson é um cara que puxa o grupo, o pessoal se espelha nele mesmo e nada melhor de ter um líder como ele no time. Além de ser uma grande pessoa, é um cara que faz com que todos os jogadores queiram evoluir e crescer junto com ele”, completou.

Porém algo altamente positivo e fundamental não foi comprado ou contratado pela diretoria, mas certamente fez a diferença na classificação limeirense: a defesa. Os comandados de Demétrius adotaram como principal característica nas partidas do NBB sua forte marcação, que ao final de sua fase de classificação, é a que menos leva pontos no campeonato, com média de apenas 73,44 pontos sofridos por jogo.

“É só você pegar todos os times que foram campeões até hoje, que conquistaram títulos, todos eles tiveram defesas muito boas e agressivas. Defesa ganha campeonato. A gente precisa bastante disso e os jogadores se comprometeram e abraçaram esta causa. Fazer o adversário errar, provocar situações favoráveis para nós com o erro deles, tudo isso faz com que os jogadores tomem gosto nesse sentido, faz com que os jogadores se dediquem cada vez mais na defesa”, ressaltou Demétrius.

Limeira tem a melhor defesa da temporada 2013/2014 do NBB, com média de 73,44 tentos sofridos por jogo (JB Anthero/Divulgação)

Limeira tem a melhor defesa da temporada 2013/2014 do NBB, com média de 73,44 tentos sofridos por jogo (JB Anthero/Divulgação)

Embora a fase de classificação do NBB ainda não tenha acabado o Limeira está com a quarta posição garantida e conhecerá seu adversário nas quartas de final após o término do confronto entre o quinto e o 12º colocado nas oitavas, no momento Pinheiros/SKY e Mogi das Cruzes/Helbor, respectivamente. Neste período de recesso, segundo o técnico Demétrius, o importante é não perder o ritmo forte adquirido no decorrer da temporada para chegar forte na fase decisiva do NBB.

“Agora é uma fase de recuperar um pouco alguns jogadores que estavam sobrecarregados. É uma fase também de preocupação em não perder o ritmo que estamos. Vamos tentar fazer uns dois amistosos para não sair desse ritmo de jogos que estamos. O importante é continuar colocando esse desafio de superação em nós. Batalhamos tanto para chegar nesse momento e quando você conquista isso, temos que desfrutar, é claro, sempre focados, sabendo da dificuldade que teremos. Acredito que o playoff será bem equilibrado e teremos grandes chances de chegar bem longe”, finalizou o treinador do Limeira.

Confira abaixo o calendário completo das Finais do NBB 2013/2014:

Oitavas de Final – de 6 a 21 de abril
Quartas de Final – de 25 de abril a 10 de maio
Semifinais – de 12 a 24 de maio
Final – 31 de maio