HOJE
Que sufoco!
Por Liga Nacional de Basquete
Espanha abre larga vantagem duas vezes, sofre reação, mas confirma primeira vitória nas Olímpiadas do Rio, sobre a Nigéria
Enfim a seleção espanhola venceu nos Jogos Olímpicos de 2016. Nesta quinta-feira (11/08), a equipe dirigida por Sergio Scariolo enfrentou a Nigéria e teve muitas dificuldades. Após abrir larga vantagem no final do primeiro quarto e, novamente, na metade do terceiro período, os espanhóis sofreram reação e tiveram a vida muito dificultada pelos nigerianos, mas alcançaram a vitória, por 96 a 87.

Na primeira vitória da Espanha no Rio de Janeiro, mais uma vez, Pau Gasol liderou a seleção (Divulgação/FIBA)
Deixa com ele: Principal jogador da história do basquetebol espanhol, Pau Gasol foi fundamental para a vitória de sua seleção. Cestinha da equipe, com 16 pontos, o pivô fez seis pontos fundamentais no quarto final, confirmando o triunfo espanhol. O atleta ainda liderou a Espanha em rebotes, com sete, e distribuiu três assistências para seus companheiros.
Enfim, Ricky Rubio: Após atuações abaixo do esperado diante de Croácia e Brasil, Ricky Rubio foi extremamente impactante no triunfo espanhol. Apesar de atuar por menos de 12 minutos, o armador do Minnesota Timberwolves foi extremamente produtivo. Ao total, foram 15 pontos (segundo maior pontuador do time), quatro rebotes e quatro assistências para o jogador.
+Clique e confira as estatísticas completas da partida
Muita ajuda: Além de Gasol e Rubio, a Espanha contou com o bom desempenho de outros jogadores que vinham apagados. Rudy Fernandez enfim teve uma boa atuação, com 13 tentos marcados e cinco rebotes conquistados. Willy Hernangomez veio do banco de reservas e em apenas 16 minutos anotou 11 pontos. Juan Carlos Navarro converteu dois arremessos de 3 pontos fundamentais no último quarto e também terminou a partida com 11 pontos.
Não tem moleza! : Após sua primeira vitória nas Olímpiadas de 2016, a Espanha já tem nova pedreira pela frente. No sábado (11/08), a seleção de Sergio Scariolo enfrentará a Lituânia, às 19 horas (de Brasília).
Correram atrás: A seleção nigeriana provou que, mesmo desfalcada, têm muito a mostrar no Rio de Janeiro. Após terminarem o primeiro quarto perdendo por 14 pontos, os nigerianos se recuperaram e chegaram ao intervalo com apenas dois pontos de desvantagem. No segundo tempo, novamente a Espanha abriu 14 pontos e rapidamente, com uma sequência espetacular, a Nigéria reagiu e chegou a virar a partida (66 a 65) ao fim do terceiro período.
Números comprovam: Em uma partida tão equilibrada, cada posse de bola foi fundamental para determinar a vitória dos espanhóis. Um dos principais motivos foi a diferença das duas seleções em relação aos rebotes. Ao todo, a Espanha conquistou 43 sobras (sendo 13 ofensivas), contra apenas 33 da Nigéria.

Cestinha da partida, com 24 pontos, Chamberlain Oguchi converteu sete arremessos de 3 pontos e infernizou a vida dos espanhóis (Divulgação/FIBA)
Bola no Oguchi! : Principal responsável pelas reações nigerianas, Chamberlain Oguchi infernizou a vida dos espanhóis no perímetro. O ala/armador converteu, nada mais, nada menos, que sete arremessos de 3 pontos e totalizou 24 pontos (cestinha da partida), mantendo a Nigéria viva até os segundos finais.
Vieram junto! : Quem também se destacou na seleção nigeriana foi o armador Josh Akognon, que converteu mais três tiros de fora do perímetro, somou 12 pontos, pegou cinco rebotes e distribuiu quatro assistências na partida. Já o pivô Ekene Ibekwe, que também veio muito bem do banco de reservas, anotou 11 tentos, pegou cinco rebotes e distribuiu três tocos.
Tudo ou nada: Com três derrotas e nenhuma vitória na competição, a seleção nigeriana precisa vencer de qualquer forma para continuar sonhando com classificação. Também no sábado (11/08), os nigerianos voltam à quadra, para enfrentar a Croácia, às 22 horas (de Brasília).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca