#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Que sufoco

Joinville / AABJ JLE 77
x
75 L. Sorocabana LSB
19
1ºQ
X
16
12
2ºQ
X
18
26
3ºQ
X
22
20
4ºQ
X
19

Centreventos Cau Hansen

6 de dezembro de 2017
Por Liga Nacional de Basquete

Com emoção até o último suspiro, Joinville supera Liga Sorocabana de maneira dramática e volta a vencer após 3 derrotas seguidas

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
77
MANTEVE
11º Colocado (*)
X
75
-3 POSIÇÕES
12º Colocado (*)
77
PTS
75
11
A3C
6
16
A2C
18
12
LLC
21
29
RT
44
15
ASS
6

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Joinville/AABJ voltou a vencer em grande estilo. Com emoção até o fim, a equipe catarinense contou com arremesso decisivo do norte-americano Que Johnson e levou a melhor sobre a LSB/Uniso, nesta quarta-feira, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), pelo apertado placar de 77 a 75.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Fim do jejum: Com o resultado, o Joinville voltou a vencer depois de três derrotas seguidas. A primeira e última havia sido na estreia da equipe no NBB CAIXA, contra o Sesi Franca Basquete, no dia 15 de novembro. Desde então, os comandados do técnico George Salles foram superados por Sendi/Bauru Basket, Flamengo e Minas Tênis Clube.

Põe na conta: Agora, o representante de Santa Catarina acumula duas vitórias em cinco partidas (40% de aproveitamento) e igualou as campanhas de Solar Cearense e Paulistano/Corpore, que dividem a oitava colocação. Já a Liga Sorocabana sofreu sua quinta derrota seguida e aparece na 12ª colocação, com dois triunfos em sete oportunidades (28,6% de aproveitamento).

Quinteto forte: Os cinco titulares do Joinville foram responsáveis por praticamente toda a produção ofensiva da equipe na partida – foram 66 pontos, o que representa 85,7% da pontuação do time. São eles: o armador Deonta Stocks (16), que ainda deu sete assistências e roubou três bolas, os alas Felipe Vezaro (14), que teve 4/5 nas bolas de 3 pontos, Maxwell (12) e Que Johnson (12), e o pivô André Bambu (12).

Penou no garrafão: Apesar o resultado, o Joinville sofreu com os rebotes e por pouco não viu o fundamento lhe custar a vitória. Ao todo, a Liga Sorocabana pegou 44 rebotes, com incríveis 21 ofensivos – oito dos nove atletas colocados em ação pelo técnico Rinaldo Rodrigues pegaram sobras de ataque. Enquanto isso, os catarinenses apanharam apenas 29 ressaltos, sendo somente oito deles ofensivos.

Desencantou: Dono da Bola da primeira semana do NBB CAIXA, o ala/armador americano-brasileiro Kevin Crescenzi voltou a ter uma boa atuação após quatro jogos ruins e deixou a quadra com 14 pontos (3/5 nas bolas de 3), sendo sete deles consecutivos durante a virada sorocabana nos minutos finais do último quarto. Além da pontuação, o jogador registrou oito rebotes, três assistências e três roubos de bola, o que lhe rendeu 18 de eficiência.

Também tentaram: Ainda pela equipe sorocabana, que não sabe o que é vencer há cinco partidas, outro destaque ficou por conta do pivô Mineiro, com 16 pontos (7/12 nas bolas de 2) e sete rebotes. Maior pontuador da equipe, o norte-americano Anton Cook teve péssimo aproveitamento nas finalizações (2/18 nos arremessos de quadra) e ainda assim totalizou 13 pontos. Já seu compatriota Dontrell Brite deixou a quadra com 13 pontos e quatro rebotes.

Sufoco: O Joinville dominou o placar durante boa parte do segundo tempo, mas sofreu uma reação incrível da Liga Sorocabana nos minutos finais do quarto período. Com sete pontos seguidos de Kevin Crescenzi, a equipe do interior paulista virou o jogo para 72 a 71 restando pouco mais de um minuto e meio para o fim.

“Que” virada: Foi aí que brilhou a estrela de Que Johnson, que acertou uma bola de 3 pontos que deixou a decisiva vantagem de dois pontos nas mãos dos catarinenses (74 a 72) a um minuto do apagar das luzes. A partir daí, as duas equipes passaram a alternar faltas e lances livres. Confira o lance abaixo.

Foi por pouco: Restando seis segundos para o fim, o Joinville tinha dois pontos de frente (76 a 74) quando Que Johnson foi para a linha dos lances livres após sofrer falta. O norte-americano acertou somente a primeira tentativa , mas quase colocou tudo a perder quando cometeu uma falta antidesportiva no seu compatriota Dontrell Brite na saída de bola. O baixinho da LSB também converteu somente o primeiro chute (77 a 75) e deu a esperança do time visitante empatar ou virar o duelo em sua posse de bola. No entanto, Cook errou o arremesso para 3 pontos no estouro do cronômetro.

E agora: De volta ao rumo das vitórias, o Joinville tentará estender sua maré positiva neste sábado (09/12), quando recebe o invicto Mogi das Cruzes/Helbor, no Centreventos Cau Hansen, às 18 horas. Já a Liga Sorocabana buscará encerrar seu jejum de cinco jogos sem ganhar no NBB CAIXA diante do atual campeão Sendi/Bauru Basket na terça-feira (12/12), em casa, às 20 horas.