HOJE
Que vença o melhor
Por Liga Nacional de Basquete
Mandantes soberanos e promessa de espetáculo: São José e Palmeiras decidem última vaga nas quartas do NBB neste sábado, no Ginásio Lineu de Moura

No confronto entre São José e Palmeiras no NBB, time que jogou em casa jamais foi derrotado (Cláudio Capucho/PMSJC)
Foi uma série de tirar o fôlego, mas agora, o confronto oitavas de final entre São José/Unimed e Palmeiras/Meltex terá seu capítulo final. Neste sábado (19/04), as duas equipes decidirão a vaga nas quartas de final da temporada 2013/2014 do NBB, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 16 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.
Um forte elemento presente no duelo entre joseenses e palmeirenses é o fator casa. Em quatro oportunidades em que as duas equipes se enfrentaram – antes dos playoffs – na história do NBB, o time visitante jamais saiu vencedor. A escrita se manteve nas quatro partidas das oitavas de final entre as duas equipes e o clube mandante seguiu soberano quando jogou diante de sua torcida.
“Os dois times fizeram seus deveres de casa, nós lá e eles aqui. Agora é o quinto jogo e só sobrevive um. É outro espírito, outra determinação, outra maneira melhor de se comportar. São vários fatores. Precisamos ter tranquilidade para explorar a defesa deles. Não tem favorito. Todas as séries dos playoffs desse NBB estão em aberto. Temos que ter cabeça para explorar as melhores opções e o clima que o jogo terá”, comentou o técnico do São José, Luiz Augusto Zanon.
“Temos noção de que São José é muito forte jogando em casa. O time deles cresce jogando diante da torcida, mas temos que nos manter focados para conseguirmos uma chance de beliscar essa classificação. Nosso trabalho é sério. O Palmeiras está na pegada, bem fisicamente e forte na defesa e no ataque. Nós queremos mais, não estamos satisfeitos. Sabemos que São José é favorito, como muitos apontam, e também pelo fato de decidirem o último jogo em casa, mas nós vamos incomodar. Jogaremos com muita garra, para bater a cabeça no chão se preciso”, disse o técnico do Palmeiras, Betão.

O Palmeiras, do armador Stanic, pode entrar para a história caso vença o São José neste sábado (Fábio Menotti/Divulgação)
Logo na primeira vez em que disputa as Finais do NBB, a equipe de Palestra Itália poderá fazer história. Se vencer o São José e conquistar a vaga nas quartas de final, o Palmeiras se tornará o segundo time na história da competição a começar uma série perdendo por 2 a 0 e conseguir a virada para 3 a 2, façanha alcançada somente pelo Pinheiros (nas quartas do NBB4 contra Joinville, e nas oitavas do NBB5 contra Limeira).
Além disso, se quiser sair da quadra com a vaga nas quartas de final, o esquadrão alviverde terá que alcançar outro feito, que só aconteceu três vezes em toda história do NBB. Em todas as cinco edições anteriores da competição, foram realizados 19 Jogos 5 em séries de playoffs, e só três vezes o time visitante, ou seja, de pior campanha na fase de classificação, saiu vencedor:
NBB4 – semifinal –Brasília venceu Pinheiros, em São Paulo (SP), por 81 a 68
NBB5 – oitavas de final – Paulistano venceu Basquete Cearense, em Fortaleza (CE), por 69 a 68
NBB5 – quartas de final – São José venceu Brasília, em Brasília (DF), por 98 a 81
“Trabalhamos muito duro desde o meio da temporada para o time encaixar, fazendo uma opção drástica e corajosa ao mesmo tempo, mas acertada, e agora estamos colhendo os frutos, com bons resultados”, completou o técnico Betão.

Equipe de pior campanha na fase de classificação só levou a melhor em um Jogo 5 três vezes na história dos playoffs do NBB (Claudio Capucho)
Time de melhor campanha na fase de classificação – 6º colocado – o São José mandou os dois primeiros jogos das oitavas em seu ginásio, e venceu as duas. Nas partidas seguintes, o Palmeiras contou com a força de sua torcida e se recuperou na série com dois empolgantes triunfos no Ginásio Palestra Itália para empatar o confronto e levá-lo para o quinto e decisivo jogo, que será no ‘caldeirão’ Lineu de Moura, casa da equipe joseense.
“Ter a casa cheia nesses dois jogos nos encheu de orgulho. Então, convoco a torcida palmeirense a incentivar, seja pela TV ou no próprio ginásio, já que a torcida do Palmeiras é forte na região de São José dos Campos. O time está numa fase muito boa e temos, sim, chances de avançar à próxima fase”, concluiu Betão.
“Agora a gente tem a vantagem. Perdemos os dois jogos em São Paulo de 20 pontos, mas nos playoffs, tanto faz ganhar de um ou 30 pontos. Vamos para São José para ganhar a partida e avançar às quartas de final”, falou o treinador do São José.
Quem levar a melhor na partida deste sábado enfrentará o terceiro colocado na fase de classificação, UniCEUB/BRB/Brasília, nas quartas de final do NBB 2013/2014, com datas a serem definidas pela Liga Nacional de Basquete (LNB).
Confira os resultados das partidas da série oitavas de final entre São José e Palmeiras:
Jogo 1 – São José/Unimed 78 x 77 Palmeiras/Meltex
Jogo 2 – São José/Unimed 80 x 70 Palmeiras/Meltex
Jogo 3 – Palmeiras/Meltex 85 x 68 São José/Unimed
Jogo 4 – Palmeiras/Meltex 83 x 69 São José/Unimed
Jogo 5 – 19/04 (sábado), às 19 horas – Ginásio Lineu de Moura, em São José (ao vivo no SporTV)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca