HOJE
Que venha a LDB!
Por Liga Nacional de Basquete
Sexta edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete terá início na próxima segunda-feira (dia 29) com a expectativa de revelar novos talentos para o basquete brasileiro
A sexta temporada da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) terá início na próxima segunda-feira (29/08). Principal competição de base do basquete nacional, o campeonato nacional de clubes para atletas de até 22 anos terá sua mais nova edição com início em São Bernardo do Campo (SP).
A LDB deste ano será mais enxuta. Com suas cinco primeiras edições realizadas através de um convênio entre LNB (Liga Nacional de Basquete) e Ministério do Esporte, a competição não contará com o aporte financeiro do Governo Federal. Em razão dos grandes acontecimentos esportivos no ano, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, a verba do Ministério do Esporte não foi liberada dessa vez.
“A LDB será sempre um projeto da LNB com o Ministério do Esporte. Entendemos que o Brasil está passando por um momento único de sua história no cenário esportivo e temos certeza que a partir do ano que vem, voltaremos a realizar a competição em parceria com o Governo Federal. De qualquer maneira, vimos a necessidade de manter firme essa competição que já revelou tantos jogadores em tão pouco tempo”, afirmou o presidente da LNB, Cássio Roque.

Indo para sua sexta edição, LDB já revelou diversos jogadores para o basquete nacional (Orlando Bento/LNB)
A competição de 2016 contará com a participação de 11 equipes. No Grupo A, que terá como sede a cidade de São Bernardo do Campo (SP), estão Flamengo (RJ), São José dos Campos (SP), Basquete Curitiba (PR), Extremos (PB) e Sport Club do Recife (PE), além do anfitrião São Bernardo. As disputas no ABC paulista terão início na próxima segunda-feira (29/08). Já no Grupo B, a ser disputado em São Sebastião do Paraíso (MG) a partir do dia seguinte (30/08), estão Franca Basquete (SP), Limeira (SP), Rio do Sul (SC), Minas Tênis Clube (MG) e Ginástico (MG).
Três partidas agitarão a primeira rodada da LDB 2016 em São Bernardo nesta segunda. Às 16h30 (de Brasília), Flamengo e São José abrirão as disputas da competição. Logo em seguida, às 18h30, será a vez do duelo entre Basquete Curitiba e Sport. Depois, às 20h30, o anfitrião São Bernardo e o Extremos encerrarão o primeiro dia de disputas. Na terça-feira (30/08), terá a início o Grupo B, com a realização de dois jogos – Franca x Rio do Sul, às 15 horas, e Limeira x Ginástico, às 17 horas.
+ Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da primeira fase da LDB 2016
“Os clubes que vão disputar esta edição da LDB provaram a valorização da formação e do desenvolvimento dos jovens atletas do basquete brasileiro. Ficamos muito felizes com a confirmação dessas equipes e temos certeza que teremos mais uma edição de sucesso da competição”, concluiu o presidente.
Na primeira fase, os times foram divididos em dois grupos e jogarão entre si em turno único. Os três melhores colocados de cada lado avançarão ao hexagonal final da Série Ouro e seguirão na disputa pelo título, enquanto os demais disputarão a Série Prata.
Na segunda fase, sem carregar os resultados da etapa inicial, as equipes se enfrentarão entre si também em turno único para ver quem fica com o título. A mesma coisa acontece na Série Prata, que também terá seu campeão conhecido e premiado.
A LDB
Criada em 2011, com o objetivo de auxiliar na formação de atletas, a LDB é o grande celeiro da nova geração do basquete brasileiro. Indo para sua sexta edição, o campeonato Sub-22 já possui grandes feitos neste curto período de existência.
Desde sua criação, a LDB já revelou um total de 101 jogadores para as equipes que disputam o NBB CAIXA. Em sua última temporada, o maior campeonato de basquete do país teve 43,2% dos atletas oriundos da competição Sub-22.

Agora na NBA, Felício viveu grandes momentos nas quadras da LDB em anos anteriores (Luiz Pires/LNB)
Foi na LDB que nomes que hoje brilham na NBA foram revelados. Depois de brilhar na edição de 2011 pelo Minas e com a camisa do Flamengo nas temporadas 2013 e 2014, o pivô Cristiano Felício chegou ao Chicago Bulls em 2015 e, mais recentemente, fez parte da Seleção Brasileira na disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Outro atleta que fez a “ponte-aérea LDB-NBA” foi Bruno Caboclo. Um dos destaques da edição 2013 da LDB, com a camisa do Pinheiros, o jovem e promissor ala foi escolhido pelo Toronto Raptors na 20ª posição do Draft 2014 da NBA e agora desfila seu talento na liga norte-americana de basquete.
Da Seleção que disputou o Campeonato Sul-Americano neste ano, seis atletas tiveram participações marcantes na LDB. Campeão e MVP da quarta edição pelo Solar Cearense, o armador Davi Rossetto encabeça esta lista e tem a companhia de Henrique Coelho (Franca), Léo Meindl (Bauru), Jimmy (Mogi das Cruzes/Helbor), Gui Deodato (Rio Claro) e Lucas Mariano (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília).
Outros nomes que brilham entre os profissionais e que tiveram na LDB o grande trampolim para suas carreiras são Ricardo Fischer (Flamengo), campeão da segunda edição pelo Bauru, e Gegê (Rio Claro), bicampeão da LDB com o Flamengo. Já Lucas Dias, atualmente no Paulistano, brilhou com a camisa do Pinheiros, levou o time ao título em 2015 e ainda detém diversas marcas históricas da competição.

Ricardo Fischer e Lucas Dias são dois dos atletas que saíram da LDB e hoje brilham no NBB (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca