#JOGAJUNTO

LDB

Que venha a semi

B.Cearense/Cuca CEA 62
x
66 Pinheiros PIN
9
1ºQ
X
15
10
2ºQ
X
12
21
3ºQ
X
15
22
4ºQ
X
24

Gin. Antonio Prado Jr

21 de fevereiro de 2018
Por Liga Nacional de Basquete

Em segundo tempo de extremo equilíbrio, Pinheiros bate Basquete Cearense e garante classificação nas semifinais

DOCUMENTOS:
Súmula
62
+1 POSIÇÕES
9º Colocado (*)
X
66
-4 POSIÇÕES
8º Colocado (*)
62
PTS
66
11
A3C
6
10
A2C
17
9
LLC
14
35
RT
51
11
ASS
21

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O EC Pinheiros garantiu sua classificação às semifinais do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2017, nesta quarta-feira (21/02). Com a vitória do Sesi/Franca Basquete pela manhã, o time da capital paulista só precisava do resultado positivo para avançar. Em jogo extremamente equilibrado, os pinheirenses chegaram a ter 14 pontos de vantagem, sofreram a virada, mas retomaram a frente do marcador e venceram o Solar Cearense, por 66 a 62.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Momento chave: Depois de abrir 14 pontos no início do terceiro quarto, o Pinheiros viu sua vantagem ir caindo gradualmente, até o Basquete Cearense empatar, em 44 a 44, a cerca de sete minutos do fim. A partir daí, os times mantiveram extremo equilíbrio até os segundos finais. A jogada que marcou a vitória pinheirense veio das mãos de Ruivo. Com uma bola de 3 pontos fundamental, a um minuto do fim, o armador recolocou o Pinheiros na frente e o time não perdeu mais o controle do marcador.

Fala aí: “Acho que a defesa do time foi boa, nós tomamos menos pontos do que vínhamos sofrendo, mas acho que o ataque não. Nós tivemos muitos erros, dando muitos pontos de graça para eles no primeiro tempo e no final do jogo eles ganharam confiança”, declarou João Victor Mamedes, pivô do Pinheiros.

Que venha a semi: Com os resultados de hoje, os classificados do Grupo D já foram definidos. São o Franca e o Pinheiros, que venceram seus dois primeiros jogos nesta fase. Basquete Cearense e Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná, com duas derrotas, disputarão a quinta colocação da competição.

Fala aí: “Independente do adversário que vier agora, a gente sabe que daqui para frente são só jogos duros. Precisamos melhorar um pouco, focar mais ofensivamente. Estamos felizes com o dever cumprido, mas olhamos lá na frente e precisamos melhorar se quisermos conquistar aquilo que a gente quer”, completou o camisa 11 pinheirense.

Dono de um duplo-duplo de 15 pontos e 10 rebotes, Mamedes destacou importância da defesa nesta tarde (Marcelo Zambrana/LNB)

Ditou o ritmo: Na importante vitória pinheirense, Felipe Ruivo foi o grande maestro. Ditando o ritmo de seu ataque, o armador distribuiu 13 assistências ao longo de seus 37 minutos de atuação, além de anotar sete pontos e pegar quatro rebotes.

Gigante: Outra peça chave no resultado positivo foi João Victor Mamedes. Dono do garrafão pinheirense, o pivô voltou à quadra nos minutos decisivos, quando o Pinheiros sofria reação, e foi muito importante. Ao todo, foram 15 pontos e 10 rebotes para o camisa 11, que anotou mais um duplo-duplo na competição.

Em conjunto: Além de Ruivo e Mamedes, outros nomes apareceram muito bem pelo time da capital paulista. Como Danilo Sena, dono de cestas importantes nos minutos finais, com 11 pontos, quatro rebotes e três assistências, e o jovem Maicon, com 10 pontos e sete rebotes.

Pegou fogo: Muita da responsabilidade pela reação cearense se deve a Rafael Lassence. Com grande atuação, principalmente no segundo tempo, o armador liderou a equipe nordestina e deixou a quadra como principal cestinha da partida, com 21 pontos, além de seis roubos de bola.

Fala aí: “Lá no Ceará nós não temos uma estrutura muito boa, então sempre que enfrentamos adversários do nível do Pinheiros precisamos dar a vida dentro de quadra. Acho que é o jeito de nós evoluirmos, para competir com estes times de alto nível.Hoje eu consegui me desempenhar bem, e acho que faltou um pouco na parte física, que o Pinheiros tem maior preparo, para conseguirmos um resultado melhor”, afirmou Rafael Lassence, cestinha da partida, com 21 pontos.

Tentaram de tudo: Além do armador, outros dois nomes apareceram muito bem pelo Carcará. Foram os alas Gabriel, dono de 15 pontos, três rebotes e três assistências, e Marquinhos, responsável por oito pontos, nove rebotes, quatro assistências e quatro roubos de bola.

E agora: As duas equipes fecham suas participações na segunda fase da LDB amanhã (22). Enquanto o Basquete Cearense enfrenta o Curitiba Basquete, às 11h15 (de Brasília), o Pinheiros fará confronto direto pela liderança do Grupo D com o Franca, às 15h45 (de Brasília).