#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Que vitória!

08-03-2014 | 11:02
Por Liga Nacional de Basquete

Atual campeão, Pinheiros abre a segunda fase da Liga das Américas com vitória sobre o Regatas Corrientes, na prorrogação; Aguada (URU) é o próximo adversário

Shamell foi o cestinha do jogo com 29 pontos (Samuel Vélez/FIBA Americas)

Shamell foi o cestinha do jogo com 29 pontos (Samuel Vélez/FIBA Americas)

Com muita raça e força na defesa, o Pinheiros/SKY estreou com o pé direito na segunda fase da Liga das Américas. Na noite desta sexta-feira, o time dirigido pelo técnico Claudio Mortari venceu o Regatas Corrientes, da Argentina, de forma emocionante, por 93 a 91, na prorrogação, em Montevidéu, capital do Uruguai, com grande atuação de Shamell.

Agora, a equipe brasileira volta à quadra na noite deste sábado, diante dos donos da casa, o Aguada, às 21h15 (horário de Brasília), pela segunda rodada do quadrangular semifinal do torneio continental. O jogo terá transmissão ao vivo do canal Fox Sports 2.

Com 29 pontos, o ala norte-americano Shamell foi o cestinha do confronto. O compatriota Joe Smith, com um duplo-duplo (15 pontos e 11 assistências), o ala Jonathan Tavernari, com 15 pontos, e o ala/pivô Rafael Mineiro, com 12, também fizeram grande partida e apareceram muito bem.

“Vencer esse jogo, pela tradição e currículo que tem a equipe argentina, é muito importante. Estou muito feliz por aquilo que fizemos na quadra. Nos recuperamos e superamos o que o Regatas tinha feito no primeiro quarto e isso foi fundamental. Tivemos uma partida inteligente depois do primeiro período, marcamos muito forte. A gente não podia perder a primeira partida”, analisou o técnico Claudio Mortari.

A equipe brasileira começou muito bem o primeiro quarto, chegou a abrir quatro pontos de vantagem, mas o time argentino reagiu e fechou o período na frente por 27 a 17. Em uma reação sensacional no segundo período, o Pinheiros virou o jogo. Com uma marcação forte e eficiência dentro do garrafão, principalmente depois da entrada do pivô Bábby, o time pinheirense impôs o seu ritmo. Joe Smith apareceu bem, com oito pontos, seis assistências e cinco rebotes na primeira metade do jogo, assim como Shamell, que anotou 12 pontos, na vitória parcial dos campeões da América por 41 a 38.

Depois do intervalo, o Pinheiros ampliou a vantagem. Com uma marcação forte, que evitava que o Regatas Corrientes convertesse muitas cestas. Jonathan Tavernari, com 12 pontos, e Shamell, com 19, eram os principais pontuadores do time brasileiro, que foi para o último quarto com 12 pontos de frente (60 a 52).

No período final, a equipe argentina reagiu e conseguiu empatar a partida nos momentos finais e levar o jogo para a prorrogação (82 a 82). Porém, o atual campão da Liga das Américas mostrou a sua força. A equipe brasileira soube jogar nos minutos decisivos e garantir o resultado positivo (93 a 91).

“Era o resultado que a gente precisava. Tínhamos que começar vencendo. Mostramos uma defesa muito forte, com muita postura. Mas temos que nos concentrar já para o segundo jogo, que vai ser muito difícil também. O time todo está de parabéns, mas temos que manter o nosso foco”, afirmou Shamell.

Confira as datas e os horários (de Brasília) das partidas do Grupo F da Liga das Américas 2014:

07/03 (sexta-feira)
Regatas Corrientes (ARG) 91 x 93 Pinheiros/SKY
Atlético Aguada (URU) 86 x 81 Capitanes de Arecibo (PUR)

08/03 (sábado)
19h – Capitanes de Arecibo (PUR) x Regatas Corrientes (ARG)
21h15 – Pinheiros/SKY x Atlético Aguada (URU)

09/03 (domingo)
19h – Pinheiros/SKY x Capitanes de Arecibo (PUR)
21h15 – Atlético Aguada (URU) x Regatas Corrientes (ARG)

Com um duplo-duplo, Joe Smith também foi destaque (Samuel Vélez/FIBA Americas)

Com um duplo-duplo, Joe Smith também foi destaque (Samuel Vélez/FIBA Americas)