HOJE
Que começo!
Por Liga Nacional de Basquete
Com dez vitórias em 12 partidas, Paulistano tem seu melhor início na história e fecha 2015 na liderança isolada da oitava edição do NBB

Paulistano fechou o ano de 2015 como líder isolado do NBB (delima/dubem)
O Paulistano/Corpore fechou o ano de 2015 como a melhor equipe da oitava edição do NBB. Com dez vitórias nas 12 partidas que disputou, o clube da capital paulista está isolado na ponta da tabela de classificação do maior campeonato de basquete do país.
Com oito triunfos nas oito primeiras partidas, a equipe estabeleceu seu melhor início na história do NBB. O fim da invencibilidade aconteceu no duelo contra o São José e a outra derrota foi para o Franca no último jogo do ano.
Dentro de suas dez vitórias, a equipe superou todos os seus concorrentes diretos. Com triunfos sobre o vice-líder Bauru, o atual tricampeão Flamengo, dono da terceira posição, e Mogi, quarto colocado, o Paulistano superou todas as equipes que estão no G-4 neste início de campeonato.
“Esse rendimento nosso é o reflexo do trabalho. Falei desde a primeira entrevista e do primeiro jogo ganho, temos trabalhado bem, o time está bem demais, a cabeça está boa e o mais importante é que somos uma equipe que não se abate, que mantém o ritmo”, disse o pivô Caio Torres, principal pontuador do Paulistano no NBB.
“É difícil esperar o que está acontecendo, porque foi um time formado agora. Pelos jogadores que tem e os nomes que estão neste elenco, se pode esperar muita coisa, mas é bem difícil dá tão certo, em tão pouco tempo e com jogadores tão novos. Estamos de parabéns, mas ‘pé no chão’, ainda é o começo. Temos uma longa jornada até os playoffs”, completou Caio.

Uma das dez vitórias do Paulistano foi sobre o atual tricampeão Flamengo (delima/dubem)
Vice-campeão do NBB 2013/2014, o Paulistano manteve a base para a temporada seguinte e acabou eliminado precocemente nas oitavas de final. Então, o clube resolveu mudar praticamente todo o seu elenco e a reformulação funcionou muito bem.
Em relação ao plantel que disputou o NBB 2014/2015 permaneceram apenas o armador norte-americano Kenny Dawkins e os jovens Gemerson e Arthur Pecos. Com praticamente toda sua folha salarial disponível para se reforçar, o Paulistano movimento mercado e acertou importantes contratações.
Do São José vieram o pivô Caio Torres e o armador Valtinho. Ex-Palmeiras, o pivô Toyloy e o ala Jhonatan acertaram seus retornos aos clubes. Depois de quatro anos em Uberlândia, Gruber foi outro reforço contratado, assim como o pivô Guilherme Hubner, ex-Liga Sorocabana.
“Não foi difícil entrosar o time porque eles (jogadores) são muito inteligentes. Quando você lida com jogadores muito inteligentes e refinados tecnicamente, as coisas ficam mais fáceis. Não tem sensação, eu não sou a sensação, apenas os jogadores são a sensação do campeonato, quem joga são eles, ai fica fácil. Muita coisa que acontece, apesar do treino, é improviso e improviso com um cara inteligente e bom fica mais fácil. O mérito é todo deles”, analisou o técnico Gustavo De Conti.

Caio Torres é um dos grandes responsáveis pela boa campanha do Paulistano (delima/dubem)
Um dos reforços da equipe para a temporada, o pivô Caio Torres é um dos grandes responsáveis pelo ótimo início da equipe. Melhor fisicamente do que nos anos anteriores, o jogador é o quinto maior cestinha da competição, com média de 16,8 pontos por jogo e o que mais converte bola de dois pontos de todo o campeonato (5,8 por jogo).
“O Caio esta 16 quilos mais magro. Ele perdeu três dias de treino no começo do NBB e não tem o que falar, ele é exemplar. Eu não gosto de falar muito individualmente, se não falarei de todos a mesma coisa. O que falarei sobre o Caio, é o mesmo que falarei para o Guilherme, Toyloy, para todos: dispensa comentários. Quantos jogadores foram para Londres e tão jogando no Brasil? O Caio é um deles”, exaltou De Conti.
Outro grande trunfo do ótimo começo do Paulistano é a parceria entre os armadores Valtinho e Dawkins. Titulares em todos os jogos da equipe, os dois jogadores se completam e quando opta por armar o jogo o outro já está pronto para finalizar.
“A vinda do Valtinho foi bastante por conta do Kenny, pois é muito quente, tem um aproveitamento alto e joga muito pelo time também. Quisemos liberar ele para atacar, nesta temporada. Mas o Valtinho veio para isto e para agregar na defesa. Ele marcou Robert Day contra Bauru, no jogo contra o Mogi, marcou o Shamell. Ele veio para organizar, defender, ajudar no vestiário. Ele veio para ajudar no dia-dia de treino também. O Valtinho não perdeu momento nenhum de um treino. É um exemplo. Não veio só para isso, tem muito mais”, afirmou o comandante Gustavo De Conti.
Dono do quarto melhor ataque (83,0 pontos por jogo) e da quarta melhor defesa da competição (74,08 pontos sofridos por jogo), o Paulistano tem um elenco homogêneo e oito jogadores somam média superior a 15 minutos por jogo. Sendo assim, a intensidade é sempre uma marca registrada da equipe durante os jogos.
“Sabemos que o que fizemos até agora não significa nada, porque temos que terminar o campeonato em primeiro, agora não faz diferença. Vamos continuar trabalhando e continuar respeitando nossos adversários, tentando fazer nosso melhor dia-dia, porque sabemos que não somos o time mais forte do campeonato, mas podemos ser bem competitivo e surpreender. Só com bastante trabalho diário”, explicou De Conti.
“Nós merecemos esse início bom. Nós estamos jogando bem, convencemos isto diante dos times e merecemos isto que conquistamos. O mais importante é continuar isso. Não fizemos nada até agora”, concluiu o treinador do Paulistano.

Dupla Valtinho e Dawkins está dando o que falar neste ótimo início do Paulistano (delima/dubem)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca