#JOGAJUNTO

LDB

Quem avança?

25-11-2015 | 05:56
Por Liga Nacional de Basquete

Com transmissões de todos os jogos ao vivo via Web, Grupo B terá início nesta quinta e definirá dois classificados ao Final Four da LDB 2015

De 26 a 28/11, Arena Minas receberá as partidas do Grupo B da 2ª fase da LDB 2015 (Orlando Bento/LNB)

De 26 a 28/11, Arena Minas receberá as partidas do Grupo B da 2ª fase da LDB 2015 (Orlando Bento/LNB)

A partir desta quinta-feira (26/11), a Arena Minas, em Belo Horizonte, será palco das disputas do Grupo B da LDB 2015. A chave definirá os rivais de EC Pinheiros e UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, classificados do Grupo C, no Final Four da maior competição de base do basquete nacional.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Com duas vagas no Final Four em jogo, o Grupo B terá as participações do anfitrião Decisão Engenharia/Minas, líder da fase de classificação, Basquete Curitiba/Círculo Militar e Winner/Limeira, quarto e quinto colocados da primeira fase, e Sport Club do Recife, oitavo e último classificado à segunda fase.

Limeida, do ala/pivô Dú Sommer, luta para chegar ao Final Four novamente (Luiz Pires/LNB)

Limeida, do ala/pivô Dú Sommer, luta para chegar ao Final Four novamente (Luiz Pires/LNB)

As disputas do Grupo B terão início nesta quinta-feira. Primeiro, às 14 horas (de Brasília), Basquete Curitiba e Limeira se enfrentarão. Depois, às 16 horas, será a vez do duelo entre Minas e Sport. As duas partidas, assim como todas as outras da chave, contarão com transmissão ao vivo via WEB, através do link www.lnb.com.br/tempo-real.

+Um dos grandes treinadores do basquete nacional, Guerrinha será comentarista nas transmissões do Grupo B

“É muito legal ver que a LNB valoriza a LDB com a transmissão dos jogos, isso prova que todos os participantes estão fazendo um bom papel. Eu fico muito feliz, principalmente por saber que minha família e amigos, que estão longe de Belo Horizonte, poderão acompanhar a partida e torcer pelo nosso time”, disse o ala/pivô limeirense Dú Sommer.

Danilo Siqueira é um dos destaques do poderoso elenco do Minas (Thiago Parmalat/LNB)

Danilo Siqueira é um dos destaques do poderoso elenco do Minas (Thiago Parmalat/LNB)

Dono de 21 vitórias em 23 jogos na fase de classificação, o Minas terá força máxima para tentar chegar novamente ao Final Four. Em 2013, a equipe foi até a decisão da competição, mas acabou derrotada pelo Flamengo e ficou com o vice-campeonato. Já em 2014, a equipe parou na primeira fase.

“Estamos com o pé no chão. Temos o exemplo do Franca, que teve a mesma campanha que nós na primeira fase e não conseguiu a classificação ao Final Four na outra chave. Sabemos que temos que jogar bem e de forma coletiva para atingir nosso objetivo, que é a classificação”, disse o ala/armador Danilo Siqueira, do Minas.

Para tentar a classificação à fase decisiva do campeonato Sub-22, o Minas terá a seu favor um trunfo especial. Em todas as vezes que atuou em casa na história LDB, o clube de Belo Horizonte jamais foi derrotado. Ao todo foram 23 partidas realizadas na capital mineira e 23 vitórias do esquadrão minastenista.

“Isso não significa nada dentro da quadra. É uma grande marca e é sim uma vantagem para nós jogar em casa nessa fase. Só que temos que fazer valer essa vantagem fazendo boas apresentações quando a bola subir”, completou Danilo.

Única equipe que nunca disputou o NBB nem a Liga Ouro entre as oito melhores classificadas da LDB 2015, o Basquete Curitiba tenta chegar pela primeira vez ao Final Four e chega para as disputas do Grupo B embalado pelo bom momento em que viveu na reta final da fase de classificação, com dez vitórias nos últimos 12 jogos que disputou.

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Ex-Minas, Wilsinho é uma das principais armas do Basquete Curitiba (Hedeson Alves/LNB)

“A gente vem treinando muito, estudando os nossos adversários e vamos tentar sair com o melhor resultado possível. Não chegamos até aqui à toa e queremos colocar o Basquete Curitiba entre as principais forças da LDB. Estamos empolgados e animados”, disse o armador Wilsinho, cestinha da equipe paranaense na LDB 2015.

“Será gratifcante poder jogar contra o clube que fez parte da minha formação, ainda mais sendo em Belo Horizonte, cidade em que morei muitos anos defendendo a equipe do minas. Espero fazer uma boa etapa junto com meus companheiros de time”, completou Wilsinho, que disputou as edições 2012 e 2013 da LDB com a camisa do Minas.

Dono da medalha de bronze da última edição da LDB, Limeira busca um lugar no Final Four pelo segundo ano seguido e para isso conta com a força de sua defesa. Com apenas 55,5 pontos sofridos em média, a equipe do interior paulista foi a que menos sofreu pontos durante toda a fase de classificação.

“Nós precisamos jogar sem muita oscilação, temos que ser o time que nos preparamos para ser, que tem uma defesa forte e compacta, além de um ataque inteligente e altruísta, que é o que damos mais valor”, disse o técnico limeirense Jece Leite.

Pelo segundo ano seguido entre os oito melhores colocados da LDB, o Sport lutará para chegar ao Final Four pela primeira vez. Na última temporada, a equipe pernambucana esteve muito próxima da classificação, mas no final das contas acabou eliminada.

“Nossa preparação foi muito boa, muito forte. A gente está muito confiante, principalmente depois de uma quinta etapa muito boa lá em Recife. Estamos preparados e muito confiantes pra essa segunda fase. Nosso foco é em ganhar todos os jogos para conseguirmos alcançar nosso principal objetivo, que é a chegada inédita ao Final Four”, comentou o ala João, do Sport.

Sport, do ala Luizinho, luta pela inédita classificação ao Final Four da LDB (Orlando Bento/LNB)

Sport, do ala Luizinho, luta pela inédita classificação ao Final Four da LDB (Orlando Bento/LNB)