#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Quem é o cara?

08-06-2016 | 07:02
Por Liga Nacional de Basquete

Ícones do basquete nacional nos últimos anos, Marcelinho e Alex estão frente a frente nas Finais pela 4ª vez e acrescentam mais um confronto direto aos seus históricos

Campeão do NBB será decidido em uma melhor de 5 na Final; formato foi adotado nos 3 primeiros NBB's (Fotojump/LNB)

Marcelinho e Alex disputam sua 4ª Final de NBB CAIXA na história; rubro-negro leva vantagem, por 2 a 1 (Fotojump/LNB)

Marcelinho Machado e Alex Garcia são dois dos maiores ícones do basquete nacional na última década. Com diversas conquistas e anos de Seleção Brasileira, os dois experientes atletas se consolidaram como principais referências de sucesso e liderança na modalidade da bola laranja no Brasil e a cada ano que passa vão se tornando mais respeitados e vitoriosos.

De um lado, o ídolo do Flamengo é o maior campeão da história do NBB CAIXA, com quatro títulos. Do outro, o capitão do Paschoalotto/Bauru possui três. No atual momento, os dois estão frente a frente nas Finais pela quarta vez, e decidirão quem ficará com mais um título neste sábado (11/06), às 14h10, com transmissão simultânea dos canais SporTV e RedeTV!.

+Saiba mais: Título do NBB CAIXA volta a ser decidido no Jogo 5 após cinco temporadas

Com quatro conquistas, Marcelinho pode se tornar penta do NBB CAIXA e se isolar ainda mais no posto de maior campeão da história. Do outro lado, Alex, tricampeão com o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, luta para se igualar ao rival rubro-negro na lista dos tetracampeões da competição, algo que nenhum outro atleta tem.

Os dois atletas estão frente a frente nas Finais do NBB CAIXA pela quarta vez. Antes da atual, mediram forças na decisão das edições 2008/2009 (Flamengo x Brasília), 2009/2010 (Brasília x Flamengo) e 2014/2015 (Paschoalotto/Bauru x Flamengo). O saldo da disputa é favorável para Marcelinho Machado, vencedor da primeira e da última disputa entre eles: 2 a 1.

Alex e Marcelinho são dois dos principais protagonistas da história do duelo no NBB (Ricardo Cassiano/Divulgação)

Nos confrontos diretos entre eles em Finais, Alex tem média de 16,1 pontos e Marcelinho 17,7 (Ricardo Cassiano/Divulgação)

Aprofundando um pouco mais o histórico entre eles em Finais, os dois fizeram 16 partidas válidas por decisões na história do NBB CAIXA, com nove vitórias para o rubro-negro e sete para o atleta bauruense. Nestes jogos, Marcelinho teve média de 17,7 pontos por partida, enquanto Alex somou 16,1 tentos em média.

Ambos são donos de currículos invejadíssimos. Além dos quatro títulos, Marcelinho foi duas vezes MVP e Melhor Ala (08/09 e 09/10) e três vezes cestinha do NBB CAIXA (08/09, 09/10 e 10/11). Com 5020 pontos, o ala de 41 anos é o segundo maior anotador da história da competição. De quebra, foi campeão e MVP da Liga das Américas 2014 e faturou o histórico título do Mundial de Clubes no mesmo ano.

+Confira os dados do confronto direto entre Marcelinho Machado e Alex Garcia no NBB CAIXA

Do outro lado, o tricampeão Alex foi MVP da última temporada, cinco vezes eleito o Melhor Ala (08/09, 09/10, 10/11, 11/12 e 14/15) e sete vezes Melhor Defensor do NBB CAIXA (único vencedor). Polivalente, o “Brabo” é o terceiro maior cestinha (4702 pontos), sétimo maior reboteiro (1506 rebotes), cinco maior garçom (1040 assistências) na história da competição. Com passagens pela NBA e Euroliga, o ala ainda é bicampeão da Liga das Américas (08/09 e 2014) e MVP de ambas as edições.

alex_marcelinho-imagem-london2012

Alex e Marcelinho estiveram juntos nos grandes momentos da Seleção nos últimos tempos (Divulgação)

Marcelinho Machado e Alex Garcia estiveram presentes nos principais momentos da Seleção Brasileira na última década. Juntos, disputaram três Copas do Mundo (2006, 2010 e 2014) e participaram do histórico vice-campeonato do Pré-Olímpico de Mar Del Plata em 2011 que cravou o retorno do Brasil às Olimpíadas após 16 anos de jejum. Em Londres, disputaram os Jogos Olímpicos de 2012, no qual a Seleção foi quinta colocada.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.